EnglishItalianPortugueseSpanish

share

5 vantagens de estudar em Portugal com a nacionalidade portuguesa

Você está pronto para estudar em Portugal com a nacionalidade portuguesa? Então conheça a seguir cinco vantagens de ser um estudante europeu.

Estudar em Portugal com a nacionalidade portuguesa é a realidade de muitos brasileiros que optaram por conquistar um diploma de ensino superior em Portugal justamente pelos benefícios que a dupla cidadania possibilita.

Atualmente, os estudantes estrangeiros correspondem a 15% do total de inscrições para licenciaturas, mestrados, doutorados e cursos técnicos nos últimos cinco anos letivos, sendo que os brasileiros lideram a lista de nacionalidades.

Enquanto isso, uma pesquisa realizada pela Belta (Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio) aponta que, em 2019, cerca de 3.000 estudantes de 15 a 30 anos fizeram de Portugal o 15º destino mais procurado para essa mobilidade.

Ainda nesse sentido, dados da Direção-geral de Estatísticas da Educação e Ciência mostram que, em 2019, o número de brasileiros que se matricularam pela primeira vez em um curso superior através do concurso nacional de acesso, que é destinado a lusodescendentes, foi 225.

Assim sendo, se o país já possui algumas facilidades para aqueles que são naturais de países de língua portuguesa, imagine as vantagens para quem quer estudar em Portugal com a nacionalidade portuguesa.

Poderíamos dizer que o país recebe tantos estudantes naturalizados devido ao fato de ser um país cosmopolita ou então pela segurança, lingua, relações históricas entre os países, intercâmbio cultural com uma comunidade internacional, qualidade da educação, custo de vida baixo, mas a verdade é que é muito mais do que isso. Estudar em Portugal com a nacionalidade portuguesa tem vantagens ainda mais reais e é o que você confere a seguir!

 

Quais as vantagens de estudar em Portugal com a nacionalidade portuguesa?

 

1- Cota especial de ingresso nas universidades portuguesas

As pessoas que querem estudar em Portugal com a nacionalidade portuguesa devem prestar o Concurso Nacional de Acesso, ou seja, um exame semelhante ao vestibular, diretamente nas universidades lusitanas. 

Vale ainda ressaltar alguns tópicos:
– No Concurso Nacional de Acesso, o candidato não faz uma prova com todas as disciplinas que estudou no ensino médio. Há provas obrigatórias como o português, por exemplo, mas as disciplinas são específicas de acordo com a instituição e o curso escolhido.

– Há uma média com todas as notas tiradas pelo estudante, dessa forma as notas do ensino médio são também responsáveis por compor a nota final de candidatura, ou seja, quem fez o ensino médio no Brasil precisará de uma certidão de equivalência que deve ter a Apostila de Haia e ser submetido em uma escola de ensino secundário em Portugal para ter uma classificação atribuída.

– Outra diferença é que os candidatos têm a chance de melhorar a nota com uma segunda prova que é realizada no mês seguinte. Mas só é permitido participar do novo Exame Nacional quem prestou o primeiro. 

– As notas têm peso de acordo com a área de estudo e são elas que determinam em quais universidades você conseguirá ingressar.

 

 

Ah, e lembre-se que você concorrerá a vagas em igualdade de condições com os candidatos locais. Portanto, como o “vestibular” só acontece no meio do ano, aproveite para estudar muito, pois algumas matérias são diferentes e você pode encontrar alguma dificuldade!

Ainda nesse sentido, outra opção para os lusodescendentes é concorrer a uma vaga para as licenciaturas portuguesas por meio do concurso nacional de acesso, junto ao consulado. Para essa finalidade Portugal reserva uma cota especial que corresponde a 7% das vagas em suas universidades. Entretanto, para essa modalidade há uma exigência, o estudante deve comprovar que mora ou então já morou, ao menos, dois anos, com um familiar emigrante português. 

 

2- Quem deseja estudar em Portugal com a nacionalidade portuguesa tem mais opções de cursos ao seu dispor 

Você sabia que nem todos os cursos em Portugal estão disponíveis para estrangeiros? A Universidade de Coimbra é um desses exemplos. Em uma das universidades mais antiga do mundo, cursos como medicina e odontologia não possuem vagas para brasileiros, mas com a dupla cidadania, entretanto, todas as grades curriculares estão disponíveis!

 

estudar em Portugal com a nacionalidade portuguesa coimbra
Universidade de Coimbra

Leia também:
Quanto custa estudar em Portugal: universidades públicas x privadas
Lista de Universidades de Portugal que aceitam o Enem

3- As tarefas burocráticas são simplificadas

Há diversas facilidades e incentivos para estudantes da EU. Além disso, as exigências da Universidade são bem menos complicadas e com poucas etapas para quem não é estrangeiro.  

 

4- O diploma de ensino superior é válido para toda comunidade europeia

Obter o diploma em Portugal garante o direito de exercer a profissão no país. É o processo de Bolonha o responsável por assegurar que o diploma adquirido na universidade portuguesa é válido para toda a comunidade europeia e países fora do bloco. 

 

5- Redução no valor das propinas (mensalidades anuais)

Todo mundo gosta de economizar, então as notícias são ainda melhores para quem deseja estudar em Portugal com a nacionalidade portuguesa

De maneira geral, o país lusitano possui os menores valores cobrados em mensalidades de todo o continente, imagina então para aqueles naturalizados? Ou seja, os candidatos com a cidadania europeia que forem aprovados contam com a vantagem de arcar com uma anuidade ainda menor, uma vez que os alunos são subsidiados pelo governo tanto na Licenciatura, Mestrado Integrado, quanto no Mestrado. Dessa forma, as taxas para um estudante europeu chegam a ser muito menores do que a metade dos valores para um estudante internacional. 

E se ainda assim o dinheiro estiver curto, outra possibilidade é se candidatar para as bolsas de apoio das faculdades direcionadas a estudantes em dificuldade financeira.

 

estudar em Portugal com a nacionalidade portuguesa

 

Para finalizar saiba que estudar em Portugal com a nacionalidade portuguesa é uma ótima oportunidade e só possui vantagens! Se tiver dúvidas sobre como obter a cidadania portuguesa, conte com o auxílio da maior empresa de Consultoria Jurídica Migratória do Brasil, a Aquila Oxford! Entre em contato agora mesmo,  via WhatsApp, com a nossa equipe de especialistas e saiba mais! 

 

Com informações de: folha.uol.com.br; veja.abril.com.br; eduportugal.eu; nacionalidadeportuguesa.com.br; estudaremportugal.com.br.

 

Leia nosso blog