EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Quanto custa estudar em Portugal: universidades públicas x privadas

Fazer uma graduação no exterior é, sem dúvidas, um investimento, mas quanto custa estudar em Portugal? É o que a gente te conta no artigo de hoje. Confira! 

Se você deseja saber quanto custa estudar em Portugal, nós já começamos trazendo boas notícias, a de que você está optando por um ótimo país como destino para fazer sua formação superior, pois uma das principais vantagens do país lusitano para estudantes é o fato de ter um dos menores custos de vida da Europa, inclusive em sua capital, Lisboa.

Porém, esses valores cobrados pelas instituições serão muito bem investidos, uma vez que o país europeu possui as melhores universidades do mundo, ao todo são 123. Dessas, 14 são instituições públicas e 36 universidades privadas.

Só para que você possa ter uma ideia do quanto o país é um destino muito procurado por intercambistas, os dados estatísticos apontam que, em 2020, Portugal recebeu mais de 60 mil alunos matriculados no ensino superior, sendo que a grande maioria optou por instituições públicas, uma vez que elas possuem grande prestígio internacional. 

 

Quanto custa estudar em Portugal?

Neste sentido, vamos ao que interessa e falar sobre o custo de estudar em Portugal. É importante notar que as propinas nas universidades portuguesas são mais baixas do que noutros países europeus.

Normalmente, essas anuidades (conhecidas como “propina” em português) podem ser divididas em até dez parcelas mensais. Para cursos de licenciatura, por exemplo, estas propinas podem variar entre 950 e 8.000 euros por ano, com uma média de 3.000 euros. Porém, tudo depende da universidade e da área de estudo.

Agora, quando se trata do custo de estudar em Portugal sem bolsa, é importante estar atento aos custos anuais porque até as universidades públicas cobram propinas académicas. Além disso, para estudantes estrangeiros, essas taxas são mais elevadas. Lembra dos valores mencionados acima?

Um estudante português matriculado numa universidade pública pagará no máximo 697 euros por ano já que este é o limite estabelecido pelo Governo. Portanto, os brasileiros têm uma vantagem adicional neste caso graças ao Tratado de Porto Seguro que estabelece que os brasileiros residentes em Portugal têm os mesmos direitos e obrigações que os cidadãos portugueses. Existem também universidades que oferecem descontos para estudantes que fazem parte da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa).

 

 

Valores nas universidades públicas

Primeiramente precisamos salientar que no país lusitano, até mesmo as universidades públicas são excelentes. Elas contam com boa estrutura de investigação para linhas de pesquisa, centro de pesquisas, hospitais, serviços para a comunidade e possuem até parcerias com empresas multinacionais.

Universidade do Porto: 1.925 a 3.300 euros

Universidade de Lisboa: 3.000 a 12.500 euros

Universidade de Coimbra: 3.000 a 7.000 euros

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro: 697 a 1.500 euros

Universidade da Beira Interior: 5.000 euros

Universidade de Aveiro: 4.000 a 5.500 euros

Universidade do Minho: 4.500 a 6.500 euros

Universidade de Porto

Leia também:
5 vantagens de estudar em Portugal com a nacionalidade portuguesa

E, quanto custa estudar em Portugal em universidades privadas?

A diferença sobre quanto custa estudar em Portugal em universidades privadas está no fato de que, de forma geral, não há diferença entre o valor pago pelos portugueses e por estrangeiros, pois as instituições não contam com subsídio do governo. 

Outra distinção é que o pagamento anual da universidade pode variar segundo o número de créditos ou disciplinas cursadas. Entretanto, ainda há uma taxa de inscrição e matrícula fixa que varia conforme o curso. A seguir você verá a soma de todos esses fatores que resultam no custo total do curso.

Universidade Fernando Pessoa: 8.250 euros

Universidade Lusófona: 12.545 euros

Universidade Católica: 15.155 euros

– Católica Business School: 18.885 euros

– ISMAI: 10.245 euros

– Universidade Autónoma: 11.975 euros

– Esc. Sup. Saúde CVP: 13.695 euros

– Esc. Sup. Saúde Alcoitão: 14.610 euros

– Esc. Sup. Saúde Santa Maria: 14.085 euros

– IADE – Universidade Europeia: 15.600 euros

 

quanto custa estudar em Portugal universidades
Universidade Lusófona

Se você deseja saber quanto custa estudar em Portugal, então também gostará de conferir essas informações

– Em Portugal as inscrições são recebidas de março a julho e o ano letivo começa em setembro. 

As instituições seguem o Tratado de Bolonha, desde 2006, que nivela 29 países da Europa para garantir educação similar entre elas. 

– Em 2014, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio de Teixeira (Inep) propôs a parceria para os brasileiros de aceitar a nota do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) como ingresso para a graduação, uma união conhecida como Enem Portugal. Ao todo são 51 instituições participantes. Porém, a nota mínima pode variar entre cada instituição, mas geralmente fica entre 500 e 600.

– Além disso, os cursos superiores seguem uma ordem semelhante às do Brasil, ou seja, a licenciatura (graduação) possui a duração de dois a cinco anos (geralmente com conclusão em três anos) e funcionam no modelo de semestres;

– Entre as boas notícias está a de que, de forma geral, em Portugal há residências universitárias, na maioria das faculdades e, inclusive, nos institutos politécnicos. Nelas, você pode ficar alojado durante o período das aulas. Em algumas delas há até opção para alunos com família. Para saber sobre as regras e obter mais informações basta entrar nos portais das universidades onde as notícias, geralmente, são divulgadas. 

quanto custa estudar em Portugal
Prédio de uma residência universitária em Portugal

 

– Ainda nesse sentido, se você está preocupado sobre quanto custa estudar em Portugal então vai gostar de saber que se deseja economizar, há boas opções como as housing da própria universidade, ou seja, as residências universitárias. 

– As informações sobre quanto custa estudar em Portugal mostram que tudo pode sair muito mais barato se você optar pelos restaurantes universitários (RUs) que existem na maioria das instituições. Dessa forma, você pode ter uma refeição completa por volta de 2,5 euros e esse valor inclui a sobremesa e o cafezinho.

Essas informações sobre quanto custa estudar em Portugal foram úteis para você? Conta para a gente nos comentários, queremos saber a sua opinião.

 

Com informações de: comparamais.pt/blog; vidanauniversidade.com.br; partiuintercambio.org; educations.com; eurodicas.com.br.

 

 

Leia nosso blog