EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Lista de Universidades de Portugal que aceitam o Enem

Que os portugueses têm as melhores universidades do mundo talvez você já saiba, mas você sabia que há universidades de Portugal que aceitam o Enem? A seguir você descobre quais são e ainda conhece um pouco mais sobre elas.

Se você está realizando o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e tem o sonho de morar em terras portuguesas, nós trazemos uma boa notícia: atualmente são 51 as universidades de Portugal que aceitam o Enem como critério de seleção de alunos brasileiros.

 

Antes de mais nada, o Ministério da Educação de Portugal permitiu que as próprias universidades e faculdades portuguesas poderiam decidir regras que os estudantes estrangeiros precisam seguir para serem aceitos. Foi então, mais especificamente em 2014, que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio de Teixeira (Inep) propôs essa parceria para os brasileiros, que na verdade, por lá, é conhecida como Enem Portugal. 

 

Mas, antes de mais nada, quer uma dica? Já fique preparado para o ano que vem, pois as inscrições das universidades de Portugal são recebidas, exclusivamente nos sites das universidades, de março a julho, uma vez que o ano letivo por lá começa em setembro. Mas a grande maioria das instituições oferecem três prazos para as candidaturas.

 

Como funciona o processo seletivo nas universidades de Portugal que aceitam o Enem?

 

Primeiramente é preciso comprovar que concluiu o Ensino Médio, não ser nacional de um Estado-membro da União Europeia e nem residir legalmente há mais de dois anos, de forma ininterrupta, em Portugal. 

 

Na sequência, os inscritos são selecionados de acordo com a nota do Enem, entretanto fique sabendo que as notas mínimas exigidas e os pesos específicos para cada área de conhecimento e curso variam de acordo com cada uma das universidades. 

 

 

Quais são as universidades portuguesas que aceitam a nota do Enem?

 

Quer saber quais são as 51 universidades de Portugal que aceitam o Enem como forma de ingresso? Confira a lista que elaboramos:

 

Universidade de Coimbra (UC)

Primeiramente trazemos a pioneira a adotar a parceria do Inep. Além disso, ela é a pioneira também do país, uma vez que essa é a faculdade mais antiga de Portugal, sendo fundada em 1290. Ao todo são mais de 25 mil alunos, sendo que há uma média de 5 mil estrangeiros. 

 

Outra coisa que você pode gostar de saber é que foi aqui que passaram grandes nomes como Luís Vaz de Camões, Eça de Queirós e Antero de Quental. Também podemos te contar que ela é superfamosa pelo curso de Direito. E ainda tem mais: suas instalações são uma atração à parte como, por exemplo, a biblioteca e a própria estrutura, pois é um lugar medieval encantador. 

 

E uma curiosidade superlegal, você sabia que os uniformes de Hogwarts (a famosa escola do bruxinho mais amado do mundo – Harry Potter), que contam com uma capa preta e uma gravata na cor da casa, foi uma inspiração que a autora, J. K. Rowling, teve dos trajes académicos dos estudantes universitários portugueses desta faculdade? Quer mais prestígio que isso?

 

 

Universidade do Algarve (UAlg)

Instituto Politécnico de Leiria

Instituto Politécnico de Beja (IPBeja)

Instituto Politécnico do Porto (P.Porto)

Instituto Politécnico Portalegre (IPP)

Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA)

Instituto Politécnico de Coimbra (IPC)

Instituto Politécnico da Guarda (IPG)

Universidade da Madeira (UMa)

Instituto Português de Administração de Marketing (Ipam) do Porto

 

Universidade de Lisboa (ULisboa)

Achou o nome diferente? Acontece que ela é uma união da Universidade de Lisboa e da Universidade Técnica de Lisboa, com o Estádio Universitário de Lisboa. Ao todo, eles já contam com 11 faculdades e 7 institutos espalhados por aí.

 

E não para por aí, essa é a maior universidade de Portugal quando falamos em quantidade de alunos: são mais de 47 mil estudantes. Outro ponto interessante é que a instituição ocupa a 355ª posição no ranking mundial das 50 melhores universidades com menos de 50 anos.

 

 

Instituto Politécnico de Viseu (IPV)

Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarem)

Universidade dos Açores (UAc)

Universidade da Beira Interior (UBI)

Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (Cespu)

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Universidade Lusófona)

Instituto Politécnico de Setúbal (IPS)

Instituto Politécnico de Bragança (IPB)

Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB)

Universidade Lusófona do Porto (ULP)

Leia também:
Sistema educacional em Portugal: saiba como funciona

Universidade do Porto (U.Porto)

Fundada em 1911, essa é uma das universidades públicas portuguesas. E uma curiosidade: aqui um dos cursos mais procurados é o de arquitetura.

 

Ah, tem outra coisa que precisamos te contar é que essa é considerada a melhor universidade de Portugal. Mas não é só isso, pois ela também é a mais internacional, justamente por causa do número de estrangeiros que estudam nela.


 

Universidade Portucalense (UPT)

Instituto Universitário da Maia (Ismai)

Instituto Politécnico da Maia (Ipmaia)

Universidade Católica Portuguesa (UCP)

Universidade Fernando Pessoa (UFP)

Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (ISPA)

Instituto Leonardo da Vinci (ILV)

Escola Superior de Saúde do Alcoitão (Essa)

Universidade Lusíada – Norte

Universidade Lusíada

 

Universidade do Minho

Aqui está outra universidade pública e que está entre as oito melhores do país, sendo a 700ª do ranking mundial da QS. Fundada em 1973, atualmente ela possui 8 cursos disponíveis e três Campi.

 

 

Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC)

Escola Superior Artística do Porto (Esap)

Universidade Europeia

Instituto Universitário de Lisboa (Iscte-IUL)

Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa (ESSNorteCVP)

Universidade Autônoma de Lisboa (UAL) 

Instituto Politécnico da Lusofonia (Ipluso) 

Instituto de Estudos Superiores de Fafe (IESFafe) 

Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (Ismat) 

Instituto Superior Dom Dinis (Isdom) 

 

Universidade de Aveiro (UA)

Essa fundação pública de direito privado foi criada em 1973. Hoje, ela é conhecida por seu dinamismo, inovação, boas infraestruturas, força da investigação e excelência dos colaboradores. Para finalizar, somando a graduação e a pós-graduação, são cerca de 15.000 alunos.

 

Instituto Superior de Gestão (ISG)

Instituto Superior de Gestão e Administração de Santarém (Isla Santarém)

Instituto Superior de Gestão e Administração de Gaia (Isla Gaia) 

Instituto Português de Administração de Marketing (Ipam) de Lisboa 

Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC)

Universidade NOVA de Lisboa 

 

E agora que você já sabe mais sobre as Universidades de Portugal que aceitam o Enem ficou animado em quem sabe estudar por lá? Conta para a gente nos comentários, queremos saber!

 

Com informações de: querobolsa.com.br; vestibular.brasilescola.uol.com.br; incrivel.club; edublin.com.br.

 

Leia nosso blog