EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Como vivem as crianças na Itália?

Se você deseja se mudar com a sua família para um dos mais famosos países europeus, então já deve ter se perguntado: como vivem as crianças na Itália? Fique tranquilo, no post de hoje a gente explica tudo! 

Conta para a gente, talvez você já tenha se perguntado como vivem as crianças na Itália. É que uma coisa é certa, se você planeja uma mudança para um país estrangeiro com certeza a sua vida vai mudar. Da mesma forma, você deve ter uma ideia do quanto sua vida vai modificar com crianças, mas nem de longe imagina as muitas transformações que vão acontecer quando seus filhos nascerem. Assim sendo, já imaginou unir as duas coisas? Já pensou em tentar uma nova vida com sua família em um país estrangeiro? Sabemos que o mundo é grande, mas se a resposta for sim para as perguntas acima, achamos que a Itália preenche vários requisitos quando a questão é um lugar perfeito para criar as crianças. 

Ocorre que recebemos muitas dúvidas de pessoas que pretendem se mudar para um país europeu com toda a família, especialmente com crianças pequenas. Dessa forma, já escrevemos sobre maternidade, licença maternidade e sobre o sistema educacional, mas como vivem as crianças na Itália? Vem conferir tudinho!


como vivem as crianças na Itália

De forma geral, como vivem as crianças na Itália?

Bom, primeiramente, nós já sabemos que a Itália é um país perfeito para famílias e, mesmo para aqueles que vão viver com uma criança pequena, nós podemos continuar fazendo essa afirmação, especialmente quando comparamos com a realidade no Brasil.

Para começar, se você quer saber como vivem as crianças na Itália precisamos mencionar que o ritmo de vida é outro porque as coisas parecem ser mais tranquilas que em outras partes do mundo. A grande diferença é, principalmente, o fato de que as mães realmente podem acompanhar os filhos, até mesmo as que trabalham fora, que no caso são a grande maioria. Uma prática bem comum entre os pais italianos, a ideia de trabalhar meio período para ficar mais tempo com os filhos, uma vez que eles valorizam muito o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, ou seja, ter uma carreira promissora, mas também cuidar dos filhos. 

Outras das principais diferenças entre os países é que na Itália as crianças são estimuladas desde muito cedo a serem independentes e autossuficientes. Parece que na Itália as crianças se desenvolvem mais rápido do que aquelas que não tiveram a oportunidade de passar pela experiência de crescer em um novo país com cultura diferente e, por isso, tem a capacidade de ampliar sua visão de mundo.

Outra dúvida muito comum sobre como vivem as crianças na Itália é quanto às responsabilidades com as atividades domésticas, uma vez que, na Itália, não é comum o fato de contratar diaristas ou babás para darem suporte, pois o serviço é caro. Por isso, esses serviços do dia a dia acabam sendo feitos por toda a família.

Nas grandes cidades, outro ponto positivo que podemos destacar é a estrutura para famílias como shoppings com parent room e ruas adaptadas para carrinhos de bebês e bicicletas.

Ainda entre as dúvidas sobre como vivem as crianças na Itália estão as opções de lazer. Mas pode ficar tranquilo, pois no País existem diversas opções como parquinhos bem cuidados, e quase vazios, próximos às casas. Além disso, em boa parte das cidades, durante o ano são organizados eventos familiares dos quais vale a pena participar. Também não podemos esquecer que esse é um país repleto de cultura, ou seja, perfeito para organizar passeios em família. Há ainda as praias, que são muito bem cuidadas e uma excelente opção para as famílias.

 

 

Leia também: 
Maternidade na Europa, saiba tudo
Sistema educacional na Itália: saiba como funciona

Como vivem as crianças na Itália Escolas

A educação é uma grande preocupação na Itália e há uma lei que garante que todos possuem o direito à educação, sem distinção.

Para que você possa ter uma ideia sobre a importância da educação, a Itália é o país europeu com a maior inclusão de pessoas com necessidades especiais nas escolas regulares. Menos de 1% de todas as crianças com necessidades específicas são educadas em contextos segregados. Enquanto isso, para os estrangeiros a Itália possui preparação para recebê-los. Quando o aluno sente dificuldade com a língua ou aprendizagem há o acompanhamento de um professor ou mediador cultural. Além disso, após superarem as dificuldades de um novo idioma, as crianças serão alfabetizadas em uma nova língua e terão muitas portas abertas por serem bilíngues.  

Há uma série de facilidades para quem deseja matricular seus filhos em uma nova escola. Os estudantes possuem dois anos a mais de estudo do que no Brasil e já começam a definir o que “serão quando crescerem” logo no ensino médio.

Sobre a independência da qual mencionamos, as crianças são incentivadas a ir para escola andando, de bicicleta ou patinete. É também na escola que as crianças fazem algumas das refeições, tais como o almoço, além disso desde pequenos eles são incentivados a comer e beber sozinhos. O cardápio italiano é diferente do que estamos acostumados no Brasil, possui alimentos variados e é rico em nutrientes.

As escolas públicas são aquelas nas quais o filho frequentará de acordo com o local que a família mora, e é preciso pagar uma pequena contribuição pelos materiais. Elas possuem uma estrutura física muito bem construída com biblioteca e áreas destinadas à prática de esportes.

 

Opções fora da escola

Caso você trabalhe em período integral, as escolas oferecem opções de atividades extracurriculares que são pagas. Assim como no Brasil, embora em menor número, no contra turno italiano as crianças podem participar de atividades como natação, artes marciais, ballet e ginástica olímpica.

 

como vivem as crianças na Itália

 

Como vivem as crianças na Itália Custos

Quando falamos em alimentação é bom ter em mente que um casal com 1 filho gasta uma média de 500 euros por mês nos supermercados.

Um importante gasto para quem tem filhos é com o transporte. Entretanto, algumas cidades contam com passes mensais que possuem valores especiais para estudantes. 

Como em qualquer outro lugar, os custos irão variar de acordo com a região. No sul do país, por exemplo, uma família com 2 filhos consegue viver com aproximadamente 1.500 euros por mês. Enquanto isso, nas grandes cidades, o valor mínimo é de 2.000 euros por mês.

Segurança das crianças

Outro tópico importantíssimo se você está pesquisando sobre como vivem as crianças na Itália com certeza será a segurança. Por isso, pode ficar tranquilo! 

A Itália é considerada um dos países mais seguros para crianças. Os pais são mais relaxados do que no Brasil e deixam as crianças mais livres. As crianças possuem muita autonomia e liberdade quando comparadas com as crianças da mesma faixa etária de outros locais do mundo. É provável que as italianas sejam muito mais independentes, isso inclui quesitos como ir ao supermercado ou a escola sozinhas.


Itália com crianças: quando viajar, documentos e passeios especiais

Agora que você já sabe como vivem as crianças na Itália, nós podemos afirmar que essa é uma ótima chance para oferecer oportunidades que os seus filhos talvez não tenham no Brasil. E com base em todas essas informações, nós acreditamos que as opções na Itália são mais favoráveis para crianças do que no Brasil, principalmente pela segurança e ensino. E você, qual a sua opinião? Conta para a gente nos comentários!

E se você sonha em oferecer uma vida melhor para o seus filhos, entre em contato com a nossa equipe de especialistas  através do nosso WhatsApp e saiba mais sobre o seu direito à cidadania italiana e um futuro melhor para a sua família!

Com informações de: scielo.br; brasilnaitalia.net; maesmundoafora.com; emais.estadao.com.br; eurodicas.com.br.

Leia nosso blog