EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Sistema educacional na Itália: saiba como funciona

Conseguiu a tão sonhada cidadania italiana e a família vai para a Itália? Viver em um novo país é uma delícia, mas para não ter surpresas, que tal aprender um pouco mais sobre o sistema educacional na Itália?

O sistema educacional na Itália é, com certeza, uma das primeiras coisas que os pais pesquisam quando estão de mudança para um novo país, uma vez que a educação é sempre a grande preocupação.

sistema de ensino na Itália

Uma vez que educar um filho não é um mero detalhe, muitas dúvidas surgem quando se está indo para fora do país: o sistema educacional na Itália é similar ao do Brasil? As crianças irão se adaptar? As escolas são caras? É difícil realizar a equivalência do ano letivo? A carga horária é semelhante? E tantas outras questões…

Então, para que não haja mais dúvidas antes de matricular as crianças, abaixo nós explicamos tudo o que você precisa saber sobre como funcionam as escolas italianas.

O que você precisa saber sobre o sistema educacional na Itália?

Primeiramente, saiba que há uma lei que garante que todos possuam o direito à educação, sem distinção e, por esse motivo, há uma série de facilidades para quem deseja estudar.

Outro tema que os italianos levam muito a sério é a frequência. Há, inclusive, a possibilidade de multa e visitas policiais caso os pais não matriculem crianças de 6 e 14 anos na escola.

Na Itália, os estudantes já começam a definir o que serão no futuro logo no ensino médio, porém, ele pode trilhar um caminho diferente caso deseje.

sistema de ensino na Itália funcionamento

Os italianos possuem dois anos a mais de estudo do que o Brasil. A boa notícia é que grande parte do ensino é público e possui boa qualidade. Já os professores são livres quanto a utilização dos métodos didáticos.

É também na escola que as crianças fazem algumas das refeições, tais como o almoço. O cardápio italiano possui alimentos variados e é rico em nutrientes.

A Itália é o país europeu com a maior inclusão de pessoas com necessidades especiais nas escolas regulares. Menos de 1% de todas as crianças com necessidades específicas são educadas em contextos segregados.

Leia também:
7 melhores aplicativos para aprender italiano gratuitamente
Mas, afinal, quais as vantagens de ter a cidadania italiana?

A educação para estrangeiros

De modo geral, a Itália possui preparação para receber bem os estrangeiros.

Para aqueles que vieram de fora, a frequência também é exigida. Quando o aluno sente dificuldade com a língua ou aprendizagem há o acompanhamento de um professor ou mediador cultural.

sistema de ensino na Itália para estrangeiros

Um fato que fará com que a família ganhe pontos e que a escola valoriza muito é apresentar o histórico escolar da criança de forma completa, encadernado e já traduzido.

Como é o calendário escolar na Itália?

O sistema educacional na Itália possui um ano letivo diferente do nosso. Funciona assim: início na metade de setembro e término em junho. As férias italianas são longas, durando quase três meses e assim como no Brasil há pausas durante os feriados nacionais.

 

Já as aulas, em sua grande maioria, acontecem de segunda a sábado, das 8 às 13 horas, totalizando 40 horas semanais. No fim de cada ano os alunos realizam uma prova para analisar qual o seu rendimento escolar.

Esquema escolar na Itália

ISTRUZIONE PRESCOLASTICA
Opcionais, elas seriam o equivalente a educação Infantil.

– Asilo Nido
Creche. Para crianças dos 3 meses aos 3 anos.

– Scuola dell’infanzia – scuola materna
Pré-escola. Vai dos 3 aos 5 anos.

escola na italia

ISTRUZIONE PRIMARIA
Aqui, a duração será de 5 anos e é obrigatória para crianças dos 6 aos 10 anos. Há um professor em cada sala que ensina todas as disciplinas. Ao todo são 25 alunos, mas caso haja alunos especiais, o limite será de 20 alunos e haverá um segundo professor.

– Scuola elementare / scuola primaria – 1ª a 5ª classe

Disciplinas:
* Língua Italiana;
* Língua Estrangeira (a partir do segundo ou terceiro ano);
* Matemática;
* Ciências;
* História e Geografia;
* Estudos Sociais;
* Educação ao Som;
* Educação à Imagem;
* Educação Física;
* Religião/atividades alternativas (facultativas).

ISTRUZIONE SECONDARIA
Aqui, ao todo, o aluno passará 8 anos, que serão divididos em 2 escolas.

– Scuola Secondaria di primo grado
Trata-se do Ensino Fundamental II e possui 3 anos de duração de séries obrigatórias. Ela é destinada a alunos entre 11 e 14 anos de idade. As horas semanais podem aumentar para que o aluno possa se aprofundar nas matérias ou então realizar atividades extracurriculares.

Disciplinas:
* Língua Italiana;
* Matemática;
* Língua Estrangeira (Inglês e outra pertencente à Comunidade Europeia);
* História;
* Geografia;
* Física;
* Química;
* Ciências Naturais;
* Educação Cívica;
* Educação Artística;
* Educação Física;
* Educação Técnica;
* Educação Musical;
* Religião/atividades alternativas (facultativas).

escola secundaria na italia


– Scuola Secondaria di secondo grado
Nela, os alunos ficam dos 15 aos 19 anos. Com frequência obrigatória, a duração poderá variar de 3 a 5 anos dependendo da escola. Sua intenção é formar alunos nas áreas técnicas ou profissionais.

No final do curso o aluno será avaliado através de um Esame di Stato ou Maturità. É o equivalente ao Enem: obrigatória, com valor de vestibular, porém mais simples.

As escolas são divididas da seguinte maneira:

* Liceo clássico – humanidade;

* Liceo scientifico – área científica;

* Liceo artístico – artes figurativas, arquitetura, design, audiovisual, gráfica e cenografia;

* Liceo linguístico – línguas;

* Liceo delle scienze umane – ciências humanas tradicionais ou da área econômico-social;

* Liceo musicale e coreutico – música;

* Istituti tecnici – técnico;

* Economico – administração, finanças, marketing e turismo;

* Teconologico – mecânica, mecatrônica, logística, eletrônica, informática, telecomunicações, gráfica, comunicação, química, biotecnologias, moda, agrária, agroindústria e construção;

* Istituti professionali – institutos profissionais;

* Servizi – agricultura, desenvolvimento rural, saúde social, enogastronomia, hotelaria e comércio;

* Industria e artigianato: produções artesanais e industriais, manutenção e assistência técnica.

ISTRUZIONE SUPERIORE

Trata-se da nossa universidade e contrariamente ao que vemos nos Estados Unidos, os alunos optam por ficar perto de casa e não em uma cidade diferente.

Há pouco tempo, ela foi uniformizada de acordo com os padrões da União Europeia onde foi dividida em: Primeiro Ciclo, Segundo Ciclo e Terceiro Ciclo.

universidade na Itália

Para quem já conquistou a cidadania italiana e pensa em morar na Itália, já está mais tranquilo para começar uma nova vida com sua família fora do Brasil com relação à educação? Ficou com alguma dúvida sobre o sistema educacional na Itália? Deixe seu comentário!

Com imagens e informações: Pinterest; Freepik; miur.gov.it; epocanegocios.globo.com. 

Leia nosso blog