Na segunda parte deste post, vamos explorar como a cidadania europeia não só facilita os seus estudos, mas também abre portas para uma vida culturalmente rica e cheia de oportunidades.
Já pensou em estudar em um país com séculos de história, arte e cultura, e ainda poder viajar facilmente por toda a Europa? Além disso, viver em um ambiente internacional é uma chance única de expandir sua rede de contatos e desenvolver novas perspectivas.
A cidadania europeia traz muito mais do que vantagens acadêmicas, ela proporciona experiências que vão transformar seu futuro. Se você ainda está em dúvida sobre como aproveitar ao máximo as vantagens de ser um cidadão europeu, continue acompanhando este post, pois falaremos sobre programas de intercâmbio, bolsas de estudo e tudo o que você pode conquistar ao estudar na Europa.
Não perca as oportunidades incríveis que estão à sua espera!
A cidadania europeia facilita os estudos, mas também garante outras oportunidades
Quer um lugar melhor para enriquecer culturalmente do que os países do Velho Continente? Lá é o berço da arte, da música, da música e de tudo o que há de mais interessante. Já pensou em conhecer monumentos, explorar museus, galerias de arte, teatros e participar de eventos culturais e inúmeros shows internacionais?
Posteriormente, talvez você não saiba, mas muitos países europeus são realmente pequenos, portanto as viagens internacionais são super possíveis. E o melhor? São baratas e acessíveis, visto que há muitos meios de locomoção.
Outra vantagem incrível é que a cidadania europeia facilita os estudos, mas também promove o networking, isso porque você estará em contato com cidadãos internacionais!
Leia também:
Como a cidadania italiana pode te ajudar a estudar na Europa
Por fim, você sabia que existem programas de intercâmbio e bolsas de estudo na Europa?
A cidadania europeia facilita os estudos em muitas instituições. Entre os melhores exemplos do que estamos falando estão os programas:
Erasmus+ – União Europeia
Esse é um programa da União Europeia que apoia a educação, a formação, a juventude e o esporte. Ou seja, te ajuda a estudar, fazer estágio ou até mesmo dar aulas em diversos países europeus.
O programa Erasmus+ oferece bolsas de estudo integrais e oportunidades de intercâmbio para estudantes de graduação, pós-graduação, mestrado e ainda professores. Inclusive para brasileiros, pois são dezenas de instituições conveniadas ao programa!
Nele, os candidatos precisam escolher um curso parceiro, fazer a inscrição estando atento aos critérios para o processo de seleção e, se necessário, fazer a entrevista.
DAAD – Alemanha:
Oferece diversas bolsas para todos os níveis de estudo, desde graduação até doutorado.
Bolsa por Mérito – Portugal
Concede bolsas de 50% a 100% do valor da mensalidade. Para conquistá-la é preciso ter boas notas e mantê-las, sendo que os
brasileiros podem utilizar a média do ENEM.
Ministério da Educação e Formação Profissional – Espanha
Disponibiliza bolsas para graduação, pós-graduação, doutorado e cursos de verão. Os requisitos variam conforme o programa e área de estudo.
Bolsa da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) – Portugal
O programa das universidades conveniadas oferece bolsas de 30% a 60% que precisam de renovação anual.
Swiss Government Excellence – Suíça
Disponibiliza bolsas de pesquisa (mestrado, doutorado e pós-doutorado) e bolsas de produção artística (mestrado em arte).
Fundação MAPFRE – Espanha
Tem programas voltados para cinco áreas: Prevenção e Segurança Viária, Cultura, Seguro e Previdência Social, Promoção da Saúde e Ação Social. Então, nesse sentido é uma forte incentivadora de estudos.
Fundação Rotária Portuguesa – Portugal
Bolsas de Ensino Secundário e Ensino Superior (técnico profissional, licenciatura ou mestrado integrado), destinadas a estuda
ntes economicamente carentes.
Swiss Government Excellence – Suíça
Disponibiliza bolsas de pesquisa (mestrado, doutorado e pós-doutorado) e bolsas de produção artística (mestrado em arte).
Malta Ministry for Education and Employment – Malta
Oferece bolsas para graduação e pós-graduação.
Government of Ireland International Education Scholarships – Irlanda
Oferece bolsas para graduação e pós-graduação, administradas pelo Higher Education Authority (HEA).
Centro Nacional de Cultura (CNC) – Portugal
Chamado de Bolsas Jovens Criadores, ele oferta vagas nas áreas de Artes Visuais (Artes Plásticas, Fotografia e Vídeo) e Artes do Espetáculo (Teatro e Dança) e é destinado a jovens com idade inferior a 30 anos e que sejam residentes em Portugal.
Nuffic – Holanda
Oferece bolsas para graduação e pós-graduação.
DGES (Direção-Geral do Ensino Superior de Portugal) – Portugal
Com regras rígidas, ela é destinada apenas por um ano, para alunos de baixa renda que têm residência fixa no país.
Agora que você já sabe como a cidadania europeia facilita os estudos, o que acha de investir na sua carreira e garantir um futuro brilhante? Lembre-se que se tiver alguma dúvida, nossa equipe está pronta para te ajudar, é só clicar no banner abaixo e falar com um de nossos especialistas.
Com imagens e informações: Com informações de: aquilacompany.com.br; portugalsimples.com.br; institutocidadaniaitaliana.com.br; daquiprafora.com.br/; universia.net; eduportugal.eu; universidadedointercambio.com; erasmus-plus.ec.europa.eu; educamaisbrasil.com.br; estudarfora.org.br; mapfre.com.br; fundacaorotariaportuguesa.pt; linkedin.com.