EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Novo ano, novas possibilidades: como a cidadania europeia facilita os estudos na Europa (PARTE I)

A cidadania europeia facilita os estudos e por isso o início do ano pode ser a época perfeita para planejar seu intercâmbio. Confira o post que preparamos e saiba tudo sobre os benefícios!

Se você quer começar 2025 colocando em prática seu plano de conquistar um futuro brilhante, então saiba que a cidadania europeia facilita os estudos em universidades renomadas, te dando o acesso a uma educação de alta qualidade e a experiências culturais enriquecedoras, além de garantir oportunidades únicas no que se refere a um futuro promissor.

O começo do ano é ideal para um planejamento acadêmico. Quer algumas dicas?

O início do ano é sempre uma época perfeita para planejar seu futuro acadêmico. Esse é o momento ideal para definir sua carreira, pesquisar opções de cursos disponíveis lá fora e conhecer as instituições que os ofertam.

Aí então, após conseguir definir o que se encaixa nos seus objetivos e interesses, você pode começar a aplicar. Afinal, quanto antes fizer o processo de inscrição, mais cedo possível poderá garantir sua vaga.

Contudo, é sempre bom estar atento, pois as inscrições podem acontecer de março a abril, abril a junho, maio a julho.

Lembre-se ainda que o planejamento será fundamental, porque você ainda precisará correr atrás dos vistos necessários para estudar na Europa e da lista de documentos exigidos pelas instituições. Mas, inegavelmente a cidadania europeia facilita os estudos, pois os cidadãos europeus contam com algumas facilidades a esse respeito como, por exemplo, o fato de não precisar tirar o visto.

Outro ponto importante dessa organização no começo do ano é analisar se você está preparado financeiramente para estudar fora. Lembre-se que os custos serão destinados não só aos estudos, mas também à moradia, alimentação, transporte e a tudo mais o que diz respeito a uma vida europeia.

cidadania europeia facilita os estudos

 

Leia também:
Como a cidadania italiana pode te ajudar a estudar na Europa

Mas como será que a cidadania europeia facilita os estudos?

Direito à Residência

Primeiramente é lógico que a cidadania europeia facilita os estudos, uma vez que você terá direito a residir e trabalhar na Europa. No que diz respeito ao emprego isso é um excelente ponto, isso porque quando você possui a nacionalidade europeia pode ocupar funções livremente, entretanto, quando tem apenas o visto precisa respeitar algumas limitações legais, informar e pedir autorização para o SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras).

Facilidade na inscrição

É certo que cada instituição tem suas próprias regras e prazos de inscrição. Além disso, os critérios também podem sofrer alterações de acordo com o país escolhido.

Porém, a cidadania europeia facilita os estudos visto que há menos burocracias no que diz respeito a apresentação dos documentos solicitados pela instituição e dos exames específicos ou provas de aptidão.

A cidadania europeia facilita os estudos, pois as mensalidades são mais baixas
Esse é, provavelmente, um dos pontos mais importantes para aqueles que almejam uma carreira universitária no exterior.

Bem, nesse ponto o que você deve saber é que todas as instituições europeias, sejam elas públicas ou privadas, cobram uma taxa anual. Ou seja, ao contrário do que acontece no Brasil, não há universidades com mensalidades 100% gratuitas.

Então, o ponto positivo para os cidadãos europeus é que eles possuem mensalidades com valores reduzidos em relação aos estudantes estrangeiros.

 

Gostou dessa primeira parte do post sobre como a cidadania europeia pode facilitar seus estudos? Fique ligado, pois na segunda parte, vamos falar mais sobre como a cidadania impacta sua experiência acadêmica na Europa, incluindo outros benefícios e apoio financeiro, como bolsas de estudo. Não perca!

 

Com imagens e informações: Com informações de: aquilacompany.com.br; portugalsimples.com.br; institutocidadaniaitaliana.com.br; daquiprafora.com.br/; universia.net; eduportugal.eu; universidadedointercambio.com; erasmus-plus.ec.europa.eu; educamaisbrasil.com.br; estudarfora.org.br; mapfre.com.br; fundacaorotariaportuguesa.pt; linkedin.com.

 

Leia nosso blog