EnglishItalianPortugueseSpanish

share

O que você precisa saber antes de mudar para Portugal (PARTE II)

Pronto para mudar para Portugal? Mas pera lá… Será que você já sabe tudo mesmo o que precisa sobre o país? Confira no post que preparamos para você!

E no post de hoje, você continua a acompanhar as dicas sobre o oque você precisa saber antes de mudar para Portugal. Vamos lá?

Quanto dinheiro é necessário para morar em Portugal?
Ao mudar para Portugal você vai descobrir que o valor que precisa ganhar por mês vai depender do seu estilo de vida, do tamanho da família, dos gastos mensais, da cidade escolhida e do emprego que você ocupa. Entretanto, o custo de vida no país lusitano é relativamente baixo quando comparado a outros países europeus. 

Confira abaixo alguns custos médios em Portugal:
– Aluguel de apartamento de 1 quarto no centro da cidade: 850 euros
– Aluguel de apartamento de 1 quarto fora do centro da cidade: 650 euros
– Básicos (eletricidade, aquecimento, água e lixo): 110 euros
– Internet: 36 euros
– Refeição (restaurante econômico): 11 euros
– Refeição (restaurante ticket médio): 25 euros
– Transporte (passe mensal): 40 euros
– Litro da gasolina: 1,93 euros
– Creche ou jardim de infância: 350 euros

 

Como ganhar em Euro morando no Brasil: 5 dicas imperdíveis

 

A saúde em Portugal é de boa qualidade
O Sistema Nacional de Saúde (SNS) não é 100% gratuito. Por exemplo, as consultas nos centros de saúde e os exames prescritos pelo médico de família não têm custos, mas por outro lado, os pacientes precisam pagar taxas entre 14 a 18 euros quando passam pelas emergências.

Assim como no Brasil, há um sistema de saúde privada em Portugal realizado por meio dos planos de saúde, porém são bem mais caros!

Nem tão gelado assim
Uma das primeiras coisas que alguns brasileiros que vão se mudar para Portugal fazem é pesquisar sobre o clima. Então, se você é um desses, já pode ficar tranquilo porque lá é “temperado continental”, o que significa que as temperaturas são mais amenas do que outros destinos europeus que possuem um frio extremo.

Entretanto, existem sim algumas diferenças climáticas significativas de acordo com as regiões norte ou sul. Isso acontece porque no Norte de Portugal o clima é oceânico, com temperaturas que  podem cair até -12°C no inverno, enquanto que no verão elas podem subir até 30°C. Por outro lado, no Sul, o clima é mediterrâneo, com temperaturas que podem alcançar os 40°C no verão e no inverno essa temperatura pode descer até -5°C.

 

mudar para Portugal serra
Serra da Estrela

 

Leia também:
O que você precisa saber antes de mudar para Portugal (PARTE I)

Existe um local ideal para quem deseja mudar para Portugal

Independentemente da localidade escolhida para mudar para Portugal, certamente ele oferecerá qualidade de vida, saúde, educação, bons preços, opções de lazer, áreas verdes, oportunidades de trabalho e boas acomodações.

Porém, entre as melhores cidades os destaques são:
Aveiro: Situada na região central do país e é conhecida como a “Veneza Portuguesa”. Outro ponto positivo é o fato de estar próxima a grandes cidades como Porto e Coimbra.

– Braga: Localizada no norte do país a tranquilidade que a faz lembrar uma cidade do interior. Com aluguéis mais baratos é morada para muitos aposentados e universitários.

– Coimbra: A “Cidade dos Estudantes” abriga uma das universidades mais antigas do mundo. Além disso, tem fama de ser bonita e de abrigar pessoas simpáticas.

– Funchal: A capital da Ilha da Madeira é turística e, por isso, os preços são mais elevados que nas demais cidades.

– Guimarães: O berço do país é uma pequena cidade histórica, que respira história.

Lisboa: A capital do país tem tudo o que uma cidade grande pode oferecer, além disso é referência em serviços de altíssima qualidade.

– Oeiras: O local tem um ar empreendedor e, por isso, é perfeito para quem deseja investir no próprio negócio.

– Porto: A metrópole mais bonita do mundo é tranquila e com um quê de cidade do interior.

– Viseu: Conhecida pela qualidade de vida, a cidade é perfeita para quem quer mudar para Portugal, mas não abre mão de opções de lazer.

– Vila Real: A cidade que é a entrada para os montes tem um agradável centro histórico e muitos espaços verdes.

 

mudar para Portugal
Lisboa


O país lusitano tem ótimas oportunidades de emprego
Em Portugal há muitas vagas de emprego nas quais faltam trabalhadores para ocupá-las.Portanto, esse é um excelente país para quem busca uma oportunidade.

Em 2024, o salário mínimo em Portugal é de 820 euros. No entanto, é comum que os profissionais recebam salários médios em torno de 1.600 euros.

Por lá, o mercado de trabalho é um pouquinho diferente do brasileiro, visto que os profissionais costumam passar em média de dois ou três anos no mesmo emprego. Por outro lado, os empregadores focam na competência e na melhoria contínua das habilidades dos funcionários. 

As vagas são vagas em atendimento ao público, vendedores, seguranças, fotógrafos, garçonetes, recepcionistas, babás, esteticista e auxiliares de cozinha.

Porém, para quem possui formação e busca posições em áreas mais especializadas, nossos destaques são: contabilidade, turismo, recursos humanos, construção civil, logística, tecnologia da informação, marketing, enfermagem, medicina e direito. 

Outro ponto que facilita a recolocação profissional no país é a alta demanda por mão de obra durante as temporadas, seja no verão ou no inverno: salva-vidas, instrutor de surf, DJs, monitores e esportes de neve. 

Por fim, os melhores sites para quem vai mudar para Portugal e já quer garantir um emprego são: Net Empregos, Jobatus, Carga de Trabalhos, Sapo Emprego, Expresso Emprego, Alerta Emprego, BEP (Bolsa de Emprego Público), IT Jobs, Empregos IT, Landing.Jobs, TuriJobs, Jobtide, Emprego XL, Emprego Saúde, LinkedIn, Indeed, careerjet.pt, neuvoo.pt, Universia Empregos, Randstad, Talenter, IEFP e Jooble.

E aí, o que achou das dicas sobre o que você precisa saber antes de mudar para Portugal? E já sabe, o que você precisar de auxílio com relação à conquista da nacionalidade portuguesa, clique no banner logo abaixo e converse com o nosso time de especialistas pelo WhatsApp!

Com imagens e informações: Freepick; remessaonline.com.br; inteligenciafinanceira.com.br; eurodicas.com.br; youtube.com; aquilacompany.com.br

Leia nosso blog