EnglishItalianPortugueseSpanish

share

O que você precisa saber antes de mudar para Portugal (PARTE I)

Pronto para mudar para Portugal? Mas pera lá… Será que você já sabe tudo mesmo o que precisa sobre o país? Confira no post que preparamos para você!

Mudar para Portugal é uma oportunidade incrível para quem busca mais tranquilidade, qualidade de vida e segurança, boa infraestrutura, serviços públicos eficientes e um custo de vida relativamente acessível… Por outro lado, se o seu sonho é ficar milionário esse não é exatamente o país que recomendamos para quem deseja juntar dinheiro. Quer saber mais curiosidades como essas? Vem saber mais!

Então, para te ajudar com esse momento de planejamento e pesquisa, abaixo você vai encontrar as informações que necessita antes de mudar para Portugal. Pronto para conferir alguns detalhes?

O país lusitano é repleto de títulos
Entra ano e sai ano e Portugal continua sendo eleito o campeão em inúmeras categorias de rankings internacionais, sendo que um dos principais é “o melhor destino da Europa”. Ou seja, quem é que não gostaria de se mudar para Portugal após descobrir tantos atributos não é?!

 

mudar para Portugal


Levantar toda a documentação pode exigir tempo
É necessário estar ciente das exigências de visto e autorização de residência, uma vez que serão eles que garantirão que você não passe apuros e que esteja legal no país. 

Assim sendo, de forma geral, os principais documentos para morar em Portugal são:
Passaporte: após a aprovação do pagamento é preciso agendar uma visita na Polícia Federal e levar alguns documentos tais como documento de identificação com foto e comprovante do Serviço Militar obrigatório, no caso dos homens entre 19 e 45 anos.

– Visto ou cidadania europeia: Quem pretende se mudar para Portugal deve obrigatoriamente portar um desses documentos, lembrando apenas que no caso dos vistos, você tem a chance de aplicar para mais de 10 modalidades que vão depender do seu caso específico

– Documento PB4: ele pode ser solicitado no site do Governo Federal e garante aos brasileiros o acesso ao atendimento de saúde pública em Portugal.

Serviços do governo com um atendimento ao público que deixam a desejar
Por falar em documentos, se precisar contar com o auxílio de órgãos públicos, tenha paciência, pois os relatos de quem já mora em Portugal indicam que essa é uma característica essencial para quem precisa de um serviço. Ocorre que você deve retornar várias vezes a cada setor devido ao desencontro de informações. Então, lembre-se de pedir que as orientações sejam fornecidas por escrito e anotar o nome do funcionário.

 

Para os brasileiros talvez seja mais fácil mudar para Portugal
Isso acontece por causa de alguns fatores relacionados aos direitos garantidos pelo Tratado de Amizade, Cooperação e Consulta, que também ganhou o nome de Tratado de Porto Seguro. Um acordo bilateral foi assinado em 22 de abril de 2000. 

Dessa forma, mesmo os brasileiros que não possuem a cidadania portuguesa, mas que comprovem a residência legal no país lusitano a mais de 3 anos têm acesso ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) português, direito a voto e descontos e facilidades em escolas e universidades portuguesas.

E as comodidades para aqueles que saírem do Brasil não param por aí

Certamente, a língua portuguesa é uma das mais complexas do mundo, por isso o idioma em comum é um grande facilitador, então mudar para Portugal já dominando o idioma nativo é um fato que pode vir a ajudar até mesmo no momento em que estiver procurando um emprego.

 

mudar para Portugal. amigos

 

Leia também:
Qual o custo de vida em Portugal em 2024 e as principais despesas (Parte I)

 

Os portugueses, em sua maioria, são receptivos sim!

Apesar de muitos falarem sobre o preconceito que os brasileiros passam com o povo português, é importante não se prender a generalizações e estereótipos, pois os europeus tendem a ser mais reservados por natureza, mas essa é apenas uma característica cultural. 

A verdade é que o país lusitano é um dos mais acolhedores do Velho Continente e, por esse motivo, se tornou um dos destinos favoritos dos brasileiros. Posteriormente, quando você conhece verdadeiramente os português, acaba descobrindo que eles são muito educados, amigáveis e leais.

 

Uma característica marcante dos portugueses é o seu forte senso de tradição familiar. 

Esse valor afetuoso torna qualquer lar ainda mais acolhedor e aconchegante.

 

 

Entender a cultura local e as diferenças sociais pode ajudar na adaptação e integração.
Um local cheio de história, que respira arte sacra, ouve fado, tem uma gastronomia incrível e degusta os melhores vinhos do mundo… Essas são só algumas características muito diferentes que você vai encontrar ao se mudar para o outro lado do continente!

E aí, o que está achando das nossas dicas? Continue acompanhando que no post da próxima semana tem muito mais, não perca!

Com imagens e informações: Freepick; remessaonline.com.br; inteligenciafinanceira.com.br; eurodicas.com.br; youtube.com; aquilacompany.com.br

Leia nosso blog