EnglishItalianPortugueseSpanish

share

GUIA de como morar na Itália: vale a pena em 2024?

A Itália é com certeza um dos países mais lindos do mundo! Mas é muito mais do que isso, é riquíssimo em história, cultura e gastronomia. Além disso, esbanja segurança, saúde, educação e tranquilidade! Por esses e muitos outros motivos, todos querem saber como morar na Itália.

Muitos brasileiros têm vontade de recomeçar suas vidas na terra da bota, mas ainda ficam um pouco confusos durante o processo migratório. Por isso, no artigo de hoje a gente te conta tudo o que você precisa saber sobre como morar na Itália.

Você chegou até aqui para descobrir como morar na Itália, então nós vamos te dar muitas dicas e ajudar para que essa mudança realmente aconteça da melhor forma possível. 

 

E agora descubra como morar na Itália

 

Faça a sua cidadania italiana

Certamente, essa é a maneira mais fácil de fixar residência no país da bota. Então, bora fazer todas as etapas, tais como a sua árvore genealógica, levantar as certidões de nascimento, casamento e óbito dos antepassados. Tem muitas dúvidas, acha tudo muito complicado e não tem tempo para correr atrás de tudo? A Aquila Global Group está aqui para auxiliar no que for necessário, da busca de documentos ao envio da sua pasta para o Tribunal Italiano.   

 

Documentação pessoal

A burocracia talvez seja uma das partes mais complicadas, pois é preciso colocar muita coisa em ordem, mas se você deseja saber como morar na Itália é impossível que esse tópico não apareça por aqui, uma vez que é ele quem garantirá que você esteja de maneira legal no novo país. 

Então, antes de mais nada, é preciso entender quais são os documentos necessários e o que você deve fazer com eles. Mas, se já for um cidadão italiano podemos te adiantar que os principais são:

– Passaporte Italiano

– Atto di Nascita

– Carta d´Identità

– Codice Fiscale

– Tessera Sanitaria

 

– Ah, lembre-se de fazer uma declaração de valor

E por falar em documentação, o documento italiano Dichiarazione di valore in loco, que pode ser feito em embaixadas e consulados ainda no Brasil, comprova a qualificação em instituições de ensino estrangeiras. Portanto, se você pretende continuar seus estudos ou reconhecer sua profissão, com certeza vai precisar desse comprovante.

 

– CNH

Informação importante: atualmente, o país da bota permite que os estrangeiros vindos do Brasil dirijam com a carteira de motorista brasileira por até um ano após a instalação. Entretanto, lembre-se de emitir a Permissão Internacional para Dirigir (PID) e fazer a tradução juramentada e o apostilamento da sua CNH.

 

Documentos italianos

 

Planejamento financeiro

Sem sombra de dúvidas, uma das principais etapas, e mais esclarecedoras, durante a sua pesquisa sobre como morar na Itália, certamente é o momento de montar uma planilha com os custos de vida relacionados aos gastos da mudança. Inclua tudo, tudo mesmo!

 

Conta bancária

Vamos falar das finanças. Lembre-se de deixar uma conta bancária aberta no Brasil, pois você ainda pode precisar dela para fazer movimentações financeiras. Outra dica é fazer uma conta global, que permite movimentações em qualquer lugar do mundo! Já para os casos de emergência, se achar viável, outra boa opção é deixar uma procuração com alguém de confiança. 

 

 

Leia também:
Como tirar a cidadania italiana de forma simples? Leia o post e descubra!

 

Mas e aí, vale a pena morar na Itália em 2024?

Economia: Você sabia que a Itália é a quarta maior economia da Europa e a oitava do mundo? 

Além disso, ao pesquisar como morar na Itália é bom saber que ao contrário de alguns países que estabelecem um valor único para o salário-mínimo mensal por lá, o que vale é a hora trabalhada. Ou seja, o valor que será pago é definido pelo sindicato da respectiva categoria de atuação. Em 2024, por exemplo, esse montante pode variar de 8,60 a 12,00 euros por hora, que dependerá da região e da categoria de trabalho.

Outra informação importante é que em 2024, os índices da Taxa de Desemprego do país da bota ficaram em 7.46%.

 

 como morar na Itália euro

 

Localidade: Para viver no Norte do país, assim como as cidades com maiores interesses turísticos, tais como Roma, Milão, Florença, Bolonha e Veneza, certamente você precisará contar com um poder aquisitivo muito maior. Nesse sentido, o Sul e as pequenas localidades podem ser boas opções para quem deseja juntar uma graninha.

 

Custo de vida: É claro que esse é um dos itens mais relativos da nossa lista, visto que tudo depende da maneira como você vive, mas aqui vamos levar em conta a média de gastos que um casal geralmente tem nas cidades maiores:
Água: 50 euros;
– Luz: 60 euros;
– Gás e aquecimento: 150 euros;
– Celular: 15 euros;
– Internet: 30 euros;
– Taxa do lixo: 20 euros;
– Transporte público: 50 euros;

– Supermercado: 500 euros;

– Refeições fora de casa: 170 euros;

– Aluguel: 950 euros;

 

Segurança: Nossa, ao pesquisar como morar na Itália, com toda a certeza aqui está um tópico que causa um abismo quando comparamos com o Brasil, por exemplo, visto que a terra da bota está entre os países mais seguros do mundo para se viver, com baixíssimos índices de criminalidade!

Saúde: Os hospitais italianos são de altíssima qualidade em todos os cantos do país. Assim como no Brasil, na Itália existe um sistema de saúde público, porém ao contrário do nosso, ele não é gratuito, pois você terá que arcar com pequenas taxas para consultas, exames e medicamentos.

Educação: Desde a pré-escola até o nível universitário é inegável a qualidade do ensino italiano. Por falar nisso, a excelência do ensino superior é gigantesca, e além de contar com as instituições mais antigas do mundo, recentemente o país da bota também foi classificado em sétimo lugar no QS World University Rankings 2024.

 

 como morar na Itália
Universidade de Bolonha, a mais antiga da Itália

 

Então, se você chegou até aqui pois queria saber como morar na Itália e está louco para fixar residência na terrinha, que tal botar em prática esse projeto de 2024, afinal morar nesse país europeu ainda vale muito a pena, sim!

E por último já sabe, se precisar de ajuda para organizar o seu processo de cidadania italiana, clique no banner logo abaixo e converse com o nosso time de especialistas pelo WhatsApp para aproveitar essa oportunidade.

 

Com informações de: numbeo.com; vivamondoeducacaocidadania.com.br; ceicdata.com; conssanpaolo.esteri.it; youtube.com; nomadglobal.com; intercultural.com.br.

 

Leia nosso blog