EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Descubra como utilizar a pasta da família no processo de cidadania italiana

Sua família tem muitos membros que desejam ser cidadãos? Então você sabe o que é a pasta da família no processo de cidadania italiana? Vem descobrir!

É praticamente impossível encontrar um brasileiro, que seja descendente de italiano, e que não queira aplicar para a cidadania. Por esse motivo, um procedimento muito comum, bem como uma dúvida frequente, é a respeito da pasta da família no processo de cidadania italiana.

Acontece que a cidadania europeia envolve muitos processos burocráticos, sendo um dos mais trabalhosos a base, ou seja, a construção da árvore genealógica com sua representação gráfica das ligações entre os membros da família, para que assim você possa ter um direcionamento certeiro sobre onde pesquisar a documentação. 

E é exatamente essa a segunda etapa mais dificultosa: a procura de documentação! Por isso, não à toa, é comum que os parentes se unam fazendo uma espécie de mutirão para buscar a documentação e retificar caso exista a necessidade. 

Porém, também não é incomum que os irmãos, primos e tantos outros queiram compartilhar as mesmas informações e é aqui que entra a tal pasta da família no processo de cidadania italiana.

 

 

Mas o que é a pasta da família no processo de cidadania italiana

Com as explicações acima você já deve ter entendido que a pasta da família é literalmente uma pasta na qual estão todos os documentos do seu antepassados e que são fundamentais para que a cidadania seja concedida. 

Posteriormente, ela ganha essa conotação de família quando muitos parentes de um mesmo antepassado usam essas documentações comuns.

Ou seja, seu grande benefício está relacionado tanto ao tempo que você irá economizar, quanto ao dinheiro, isso porque a documentação já foi levantada pela família e aprovada pelos órgãos responsáveis. Portanto, você só deverá mexer nela caso precise adicionar os documentos do novo requerente ou incluir outros ascendentes da linhagem familiar.

 

Quais documentos devem estar na pasta?
– A CNN (Certidão Negativa de Naturalização);

– As certidões originais em inteiro teor (por exemplo, as certidões de nascimento, batismo, casamento, divórcio e óbito);

– As traduções juramentadas das certidões.

Lembre-se que todos os documentos precisam estar também com o apostilamento de Haia, dessa forma você facilita o trabalho do oficial. 

Uma ótima dica é dividir as documentações de acordo com cada familiar, uma vez que o requerente precisa colocar na pasta da família no processo de cidadania italiana os documentos de todos os antepassados da sua linha de ascendência e que ainda não tiveram a documentação apresentada em processos anteriores.

pasta da família no processo de cidadania italiana documentos

 

Leia também:
Qual região na Itália não dá direito à cidadania italiana?

 

Qualquer familiar pode usar essa pasta?

Seu parente poderá sim utilizar a pasta da família no processo de cidadania italiana, mas desde que tenha a sua autorização e mediante as informações do antigo requerente. Dessa forma,o parente pula algumas etapas importantes e também não precisa retificar documentos, por exemplo.

 

Quem pode utilizar?

Aqueles que vão ingressar tanto por Jus Sanguinis, quanto por via judicial, seja por Consulado Italiano ou por Comune Italiano, desde que tenham o mesmo ascendente italiano.

 

Um ponto para você ficar atento!
A pasta da família no processo de cidadania italiana sempre poderá ser usada se você, requerente, fizer o processo na Itália, no Comune Italiano e, além disso, alguns deles permitem adicionar novos documentos a um processo já finalizado. 

Mas nem sempre podemos dizer o mesmo dos Consulados, portanto é preciso que você verifique anteriormente se eles aceitam esse tipo de pedido. O Consulado Italiano de Curitiba, Belo Horizonte e Recife, por exemplo, aceitam a reutilização de documentos. Entretanto, os de São Paulo e Rio de Janeiro não permitem o aproveitamento da pasta da família no processo de cidadania italiana.

 

pasta da família no processo de cidadania italiana

 

Mas essa pasta tem validade?
A resposta é simples, não! Isso acontece porque eles estão relacionados a processos de cidadania que deram certo, portanto já foram aceitos e não precisam ser recentes ou renovados.

 

Em quanto tempo você terá a cidadania?

A duração do processo será a mesma de qualquer outra pessoa, mas pelo fato da sua família já ter feito a cidadania italiana e, por isso, ter tido toda a documentação analisada e aprovada, o seu processo pode ser agilizado. Mas, isso não é uma regra, pode acontecer.

E conta para gente, você já tem uma pasta da família no processo de cidadania italiana? Conta para a gente nos comentários, queremos saber! E já sabe, caso tenha alguma dúvida sobre documentação ou até mesmo para saber se você tem direito à cidadania italiana, clique no banner logo abaixo e converse com o nosso time de especialistas através do nosso WhatsApp.

 

Com imagens e informações de: Freepik; youtube.com; ultrapassandofronteirasexperienciasnoexterioreviagens.com; marangoniadvocaciainternacional.com.

 

Leia nosso blog