EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Enfermagem em Portugal: como é o mercado e condições de trabalho

A Enfermagem em Portugal é uma das áreas onde há forte demanda por profissionais. Portanto, se você atua nesse segmento precisa ler o post que preparamos para você!

O mercado de trabalho em Portugal é bastante variado, porém, há setores que concentram maior quantidade de mão-de-obra qualificada ofertando vagas de emprego para quem tem formação técnica ou superior. Assim, um dos setores mais importantes da economia é a saúde, mais especificamente a enfermagem em Portugal.

 

O que acontece com a retenção desses profissionais da saúde?

Em resumo, o fato é que o país não consegue reter os enfermeiros em suas terras e nem fixá-los no Serviço Nacional de Saúde (SNS). Os principais destinos desses profissionais são a Suíça, a Espanha, a Bélgica, a França, o Reino Unido, os Emirados Árabes Unidos e a Arábia Saudita.

De acordo com dados da Ordem dos Enfermeiros, em 2023, por volta de 1.700 profissionais pediram suas certidões para que pudessem exercer a mesma atividade no estrangeiro. Nessa profissão, o percentual entre aqueles que têm a intenção de emigrar é de cerca de 40%. 

Ao passo que, as principais reivindicações e reclamações da classe trabalhadora local são a carência de recursos humanos, as melhorias nas condições de trabalho e nas políticas de emprego, e as qualificações e competências sem equidade com o salário recebido ou com as promoções na carreira.

Com toda a certeza, a escassez de profissionais é tamanha que os relatórios internacionais da OCDE mostram que o país lusitano não atinge a média do número de enfermeiros por mil habitantes. Em Portugal são  7.4 enfermeiros por mil habitantes, enquanto nos demais países é 9.2.

 

Mas por que a enfermagem em Portugal é um dos setores mais necessitados em mão-de-obra estrangeira?

De fato, essa continua sendo uma das profissões com alta taxa de empregabilidade. Inclusive existem medidas conjuntas entre o Ministério da Saúde e do Governo local com o intuito de aumentar a contratação de enfermeiros e igualar a média dos países da OCDE.

Assim sendo, uma das profissões com as maiores taxas de empregabilidade certamente é a enfermagem em Portugal, porque no país lusitano a saúde sempre foi uma das áreas mais carentes devido ao envelhecimento acelerado da população. Isso é, o país lusitano é um dos países com a população mais envelhecida do mundo!

Apenas para que você possa ter uma ideia do quão evidente é esse aumento, em 2022,  o índice de envelhecimento, que compara a população de 65 + com pessoas entre 0 a 14 anos, resultou em 185,6 idosos para cada 100 jovens.

As hipóteses mais prováveis são de que em 2050, um em cada três portugueses terá mais de 75 anos, enquanto isso um em cada oito terá mais de 80 anos.

Além disso, a pandemia que vivemos nos últimos anos fez com que profissionais da saúde, sejam eles enfermeiros, médicos, técnicos ou até psicólogos, fossem ainda mais valorizados.

 

Técnico de Enfermagem para Idosos - Nursing Excellent

 

Leia também:
Desvendando os mitos e descobrindo as verdades em relação à nacionalidade portuguesa

 

Mas será que você deve aceitar uma colocação no segmento da enfermagem em Portugal?

O serviço de saúde português é um dos pontos que mais contribui para os índices de qualidade de vida da população, sendo reconhecido pelo fácil acesso e qualidade dos serviços prestados. Certamente a população portuguesa os vê com bons olhos e valoriza os profissionais da enfermagem em Portugal e as suas funções.

Ainda nesse sentido, ter a oportunidade de trabalhar no continente europeu sempre será excelente, visto que com a globalização local você terá contato com especialistas do mundo inteiro. 

Mercado de trabalho para enfermagem em Portugal

Segundo um levantamento feito pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS) e pelas Entidades Públicas Empresariais (EPE), a enfermagem se destaca como uma das profissões mais dinâmicas no mercado de trabalho em Portugal.

As áreas com maior ocupação entre esses profissionais estão relacionadas a prestação de cuidados, bem como a aplicação das técnicas de assistência hospitalar e pré-hospitalar.

Além disso, é praticamente impossível que você fique sem emprego, justamente porque mesmo quando ocorrerem as crises esse é um setor de alta demanda. No país lusitano, a taxa de desemprego para esses profissionais beira apenas 1%. 

Outra informação importante é que, em 2024, o principal tipo de contrato de trabalho oferecido aos enfermeiros é de seis meses, ao mesmo tempo o salário mínimo português é de 820 euros, mas para a enfermagem em Portugal a média salarial inicial é de 1.596 euros por mês, podendo chegar a 2.110 euros mensais de acordo com a experiência.

As áreas com maior demanda são: enfermagem pediátrica, enfermagem geriátrica, enfermagem de cuidados intensivos e enfermagem de saúde mental.

Por fim, a aposta para o futuro é o segmento da enfermagem relacionado a gestão da doença crônica e a ajuda técnica, com cuidados realizados no domicílio do paciente.

 

enfermagem em Portugal

 

Ficou interessado em exercer a sua profissão além das fronteiras nacionais e fazer carreira na Europa com essa grande oportunidade de trabalho na enfermagem em Portugal? Pois nós podemos te ajudar! Entre em contato com a nossa equipe de especialistas através do nosso WhatsApp e descubra como realizar o sonho de conquistar a cidadania europeia e trabalhar com enfermagem em Portugal. 


Com informações de: dn.pt; observador.pt; portalinsights.com.br; comparaja.pt; odgo.com.br; guiadoestudante.abril.com.br; youtube.com; facebook.com.

Leia nosso blog