EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Conheça 8 curiosidades sobre o Carnaval de Portugal

As curiosidades sobre o Carnaval de Portugal vão surpreender os foliões. Preparado para descobrir quais são elas?

O ano já começou, mas esse início sempre tem um quê de diversão não é mesmo?! E esse é justamente o motivo pelo qual hoje decidimos te mostrar algumas curiosidades sobre o Carnaval de Portugal.

Acontece que, sem sombra de dúvidas, uma das mais famosas tradições brasileiras também existe muito além das nossas fronteiras. Você sabia, por exemplo, que o Carnaval é uma das festas mais celebradas nas terras lusitanas? 

De Norte a Sul de Portugal essa continua sendo uma data riquíssima em cultura, alegria, cores e, claro, desfiles, carros alegóricos, músicas e fantasias. Por isso ela atrai foliões que vão de famílias, amigos, comunidades internacionais e turistas.

Pronto para conhecer algumas das principais curiosidades sobre o Carnaval de Portugal? Então vem com a gente!

 

Curiosidades sobre o Carnaval de Portugal

 

1- O Carnaval português não é exatamente uma festa pré-Páscoa…

Uma das curiosidades sobre o Carnaval de Portugal é que na verdade se trata de uma cerimônia pagã para receber o equinócio da Primavera e seus dias mais longos e ensolarados.

Entretanto, assim como em outros países onde a religião católica predominou, a Igreja tornou esse um evento religioso do seu calendário, que nesse caso antecede a Páscoa.

 

2- Nas curiosidades sobre o Carnaval de Portugal está o fato de que ele também recebe outro nome

Já ouviu falar do Entrudo? Pois é, esse é o antigo nome que os portugueses davam para o Carnaval. Seu significado remete justamente à “entrada” de uma nova estação.  

 

3- A data é festejada há mais de 700 anos

O primeiro registro sobre essa celebração em Portugal é de 1252 e está em um documento assinado pelo rei D. Afonso III.

 

Rei D. Afonso III

 

4- Outra das curiosidades sobre o Carnaval de Portugal é que os foliões costumavam arremessar coisas uns nos outros. 

Água, ovos, farinha e águas de cheiro estão entre algumas das coisas que são lançadas nas pessoas que curtem a festa. Já deu para imaginar que isso pode ter rendido muita confusão, né?

 

5- Atualmente ele é um feriado facultativo que acontece sempre em uma terça-feira

Como mencionamos ali no título, em Portugal a data sempre cai em uma terça-feira. Isso acontece porque ele antecede a quaresma, ou seja, os 47 dias antes do domingo de Páscoa, data estipulada pela Igreja Católica.

Porém, também precisamos te informar que durante o Carnaval português os empregadores não precisam liberar seus funcionários, pois há tempos ele passou a ser um feriado facultativo. Entretanto, o Governo português tem o costume de dar folga e liberar os funcionários públicos de baterem o ponto. 

 

Leia também:
Carnaval de Veneza: o evento que encanta o mundo todo

 

6- Na língua portuguesa de Portugal há muitas expressões populares só para essa data 

“Alegrias Entrudo, que a amanhã será cinza”;

“É Carnaval ninguém leva a mal”;

“Entrudo borralheiro, Páscoa soalheira”;

“Esta vida são dois dias. O Carnaval, são três”;

“No Entrudo come-se tudo”;

“Quer no começo, quer no fundo, em fevereiro vem o Entrudo”.

 

7- Está liberado comer muita carne

Desde a Idade Média, um dos grandes costumes para a Páscoa, e que todo cristão devoto deve fazer, é participar da Quaresma. O que talvez você não saiba é que esse período ficou conhecido em latim como “carne vale” que em livre tradução significa “adeus carne”.

Então, como mencionamos no tópico anterior, “No Entrudo, come-se de tudo…”. Ou seja, entre as curiosidades sobre o Carnaval de Portugal está a de que todas as comidas estão liberadas, inclusive a carne. Portanto, são inúmeros os pratos consumidos principalmente por esse ingrediente. 

 

6- Mas os portugueses também consomem muitos doces

Nesse período, você vai encontrar muitos doces típicos especialmente as Boleimas Alentejanas de Maçã, os Borrachões da Beira Baixa, as Broinhas de Abóbora do Alentejo, as Malassadas das ilhas, os Nogados Alentejanos, as Azevias de Évora e a Sericaia de Elvas.

 

Broinhas de Abóbora do Alentejo

 

7- As celebrações são diferentes de acordo com a localidade

Nas curiosidades sobre o Carnaval de Portugal precisamos te contar que as tradições ocorrem em todos os cantos, mas assim como nos demais países que festejam a data as expressões culturais mudam de acordo com a região. 

Os mais conhecidos das terras lusitanas são:

– Podence: em Macedo de Cavaleiros está um dos eventos anuais mais importantes do Norte do país, no distrito de Bragança, província de Trás-os-Montes. Isto é, não foi à toa que ele ganhou o título em 2019 de Património Imaterial da Humanidade, pela UNESCO.

A tradição ancestral é conhecida como Entrudo Chocalheiro e ficou famosa pelos “caretos”. Na terça-feira, os jovens solteiros da aldeia usam fantasias coloridas cobertas de franjas de lã, máscaras de metal com nariz pontiagudo e chocalhos e guizos na cintura. Eles andam nas ruas enérgicos e barulhentos, pulando e gritando e tirando mulheres jovens para dançar e as “chocalhar”. Esse ato folclórico simboliza os meninos como diabos que, durante um dia específico, anda na rua fazendo tudo o que quer. Já a dança é a fertilidade da terra que surge nessa época. 

 

curiosidades sobre o Carnaval de Portugal Careto
Caretos

 

– Torres Vedras: a festa ficou conhecida como o “Carnaval mais português de Portugal” e dizem que “se o Carnaval tem três dias”, em Torres Vedras são seis”. 

Nele, as figuras famosas são as Matrafonas, os Zés Pereiras e os Cabeçudos, que vamos falar mais logo no próximo tópico. Ainda entre as curiosidades sobre o Carnaval de Portugal é que sua primeira edição foi em 1923 e na cidade também há desfiles de carros alegóricos.

 

curiosidades sobre o Carnaval de Portugal gigantones
Gigantones

 

– Loulé: Você acredita que uma festa de Carnaval pode ser organizada? Pois aqui no Algarve é assim. Já em 1906, eles repassavam a receita para os mais necessitados, mas em 1977 a Câmara Municipal assumiu a responsabilidade da organização.

Assim como no Brasil, existe um desfile de escolas de samba e carros alegóricos e ainda concursos para escolher a melhor fantasia. O evento é realizado na Avenida José da Costa Mealha e os ingressos são pagos por quem deseja assistir, dessa forma o valor é revertido para instituições de caridade.

– Ovar: a celebração é no distrito de Aveiro, que ganhou o nome de “Vitamina da Alegria”, surgindo em 1952.

As Escolas de Samba e o desfile dos carros alegóricos são preparados durante todo o ano anterior. Há ainda um rei e uma rainha que são escolhidos entre os cidadãos do município. Por fim, também existe uma competição que ganhou o nome de “Piada Coletiva” onde os participantes fazem uma sátira social.

– Madeira: o evento na cidade do Funchal é tido como um dos mais coloridos. Uma das curiosidades sobre o Carnaval de Portugal é que na noite de sábado que antecede à terça-feira de Carnaval, há o “Cortejo Alegórico” que conta com a participação de foliões, grupos de samba, espetáculos e carros alegóricos.

 Já na terça-feira há o Cortejo Trapalhão onde as pessoas fazem sátiras ao que acontece no país e no mundo. Muitos foliões que acompanham o desfile ainda hoje vestem roupas velhas e sujam a cara com fuligem. 

 

8- Uma das maiores curiosidades sobre o Carnaval de Portugal são as marionetes gigantes

– Gigantones: marionetes caricatas de personalidades como políticos, artistas, esportistas, etc. que andam aos pares ou em grupos. 

Esas gigantes réplicas de seres humanos contam com três metros e meio a quatro metros de altura e cerca de trinta quilos. As cabeças são feitas de pasta de papel (camadas alternadas de papel e cola) e a estrutura é de metal. Por fim sua movimentação é feita por uma pessoa no interior.

– Cabeçudos: iguais aos gigantones, mas sua única diferença é que é feita apenas de uma enorme cabeça que se encontra nos ombros do folião, tendo sua graça ao ficar desproporcional ao corpo. Estão presentes no Carnaval português desde 1935.

– Zés-Pereiras: uma banda de música popular composta de instrumentos de

Percussão, tais como as caixas de rufo, timbalões e bombos, e ainda por aerofones como, por exemplo, pífano e gaitas de foles.

– Matrafonas: o surgimento desses homens cômicos e desengonçados, que se vestem de mulheres, remete a 1926. 

 

curiosidades sobre o Carnaval de Portugal
Matrafonas

 

Agora conta para a gente, o que achou de saber mais dessas curiosidades sobre o Carnaval de Portugal? Pronto para fazer as malas e curtir a folia em terras lusitanas? E já sabe, se precisar de qualquer ajuda para conquistar a sua nacionalidade portuguesa para curtir o próximo carnaval como um cidadão português, entre em contato com a nossa equipe de especialistas!

 

Com informações de: britishcouncil.pt; idealista.pt; portoeditora.pt; timeout.pt; cunhoportugues.pt; tvi.iol.pt.

 

Leia nosso blog