EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Carnaval de Veneza: o evento que encanta o mundo todo

No post de hoje, você fica por dentro da história e como é o Carnaval de Veneza, o mais famoso da Itália, quiçá do mundo. Vem conferir, vem!

Atenção, atenção, foliões de plantão! Quem aí nunca sonhou em colocar uma máscara e participar do Carnaval de Veneza, o mais famoso da Itália, quiçá do mundo, hein? Pois é, e este evento mundialmente famoso começa no próximo dia 08 e vai até o dia 25 de fevereiro, com muitas atrações que vão animar quem não dispensa uma festa cheia de cores e animação.

E antes de te contar um pouco sobre as atrações do Carnaval de Veneza de 2020, que tal saber mais sobre a história do evento, como tudo começou e as transformações ao decorrer dos anos. Vem com a gente, vem!  

Um pouco da história do Carnaval de Veneza

As origens e o significado do Carnaval de Veneza são inspirados por algumas tradições antigas, que eram grandes festas religiosas que incluíam o uso de máscaras e representações simbólicas. 

Uma dessas festas era o “Saturnali latinos”, em que escravos e cidadãos livres entravam em Veneza para se divertir com música e danças selvagens. Outro evento eram os “cultos dionisíacos gregos”, procissões e representações teatrais que tinham como objetivo unir o ser humano à natureza. 

tela
Tela de Gabriel Bella, o Carnaval na Praça San Marco

Portanto, o Carnaval de Veneza, como é conhecido hoje, nasceu de uma reinterpretação desses antigos festivais para atender às necessidades da Sereníssima (como era chamada a República Marítima de Veneza), que resolveu promover o Carnaval para dar à população, especialmente para as classes mais humildes, um período dedicado à diversão e festas. 

E como é hoje a dinâmica do Carnaval de Veneza? Bem, a Praça de São Marcos é tomada pelo povo e por turistas, enquanto a elite festeja nas luxuosas mansões e nos castelos do Gran Canale, onde acontecem festas refinadas regadas a champanhe e apresentações de orquestras. 

praça
Um das atrações do evento, o ‘voo do anjo’, quando a Maria do Carnaval sobrevoa a Praça San Marco em uma tirolesa

Leia também:
5 tradições e costumes italianos que você tem que conhecer
[Top 10] As melhores praias da Itália para curtir o verão

Máscaras e fantasias

O Carnaval de Veneza se caracteriza principalmente pelos foliões que usam máscaras e roupas com estilo dos nobres dos séculos XVII e XVIII. Ou então os modelos apresentados pelos personagens da Commedia Dell’Arte – representações teatrais muito comuns na Itália e por toda a Europa do século XVI até a metade do século XVIII, as quais celebrizaram os personagens até hoje conhecidos, como pierrôs, colombinas e arlequins.

carnaval em Veneza

E para quem sonha em ter uma máscara típica do Carnaval de Veneza pode ir preparando o bolso, já que normalmente elas custam muito caro. Mas para quem não abre mão de jeito nenhum de uma linda fantasia e a famosa máscara, mesmo que seja mais simples, há possibilidade de alugar um traje e comprar de artesãos máscaras mais simples, que são produzidas com um material conhecido como ‘cartapesta’ – uma mistura de gesso e pasta de papel. 

E quem está disposto em investir em uma máscara de carnaval, há modelos mais elaborados, imersos em metal e ornamentadas com prata e ouro. 

carnaval em Veneza máscaras

A máscara mais famosa é a ‘bauta’, que tem o modelo branco no formato de um bico. E para completar a fantasia, um chapéu de três pontas, casaco amplo e uma capa preta tecida com seda, a qual reveste os ombros e o pescoço. Um típico nobre de Veneza!

Abaixo, você confere um pouco como é esse evento mundialmente famoso!

Programação do Carnaval de Veneza 2020

Com o tema ‘Jogo, amor e loucura’ (Il Gioco, l’Amore e la Follia”), a programação do Carnaval de Veneza prevê mais de 150 eventos espalhados pela cidade, com mais de 300 artistas envolvidos. 

E tudo começa com um desfile de barcos alegóricos no canal de Cannaregio, no dia 08 de fevereiro.

desfile de barcas

No dia 15, o centro da cidade será tomado pela “Festa das Marias”, quando 12 mulheres vestidas em trajes típicos vão desfilar até a Praça San Marco.   

No dia seguinte, acontece o tradicional “voo do anjo”, quando a “Maria” do Carnaval de 2019, Linda Pani, vai sobrevoar a Praça San Marco em uma tirolesa.   

A atração ainda inclui a final do concurso da máscara mais bela do Carnaval de Veneza, no dia 23 de fevereiro, e finaliza no dia 25, com a proclamação da “Maria” de 2020. 

carnaval de veneza mascaras

O programa completo você pode conferir aqui! 

E aí, sonhando em curtir um dia o Carnaval de Veneza ou já participou desse megaevento? Conte para gente nos comentários! 

Com imagens e informações: carnevale.venezia.it; italia.org.br/venezia/; bonjouritalie.com; nit.pt; adobestock.com

Leia nosso blog