EnglishItalianPortugueseSpanish

share

5 Lugares Incríveis que os Portugueses Costumam Aproveitar o Verão

Onde será que os portugueses costumam aproveitar o verão? Nós descobrimos e, por isso, neste post te contamos tudo sobre os lugares preferidos dos moradores locais. Vem conferir!

Os portugueses costumam aproveitar o verão, muito mesmo, pois além do fato de que agosto é o mês de férias para muitos lusos, o país já foi considerado em muitas pesquisas como um dos melhores destinos da Europa. Então, quem seria louco de não desfrutar de tudo isso não é mesmo?!

E quando falamos em “tudo isso” queremos nos referir as diversas atividades que há para fazer por lá nessa estação do ano: parques aquáticos, praias fluviais, piscinas públicas, passeios no campo, festas de São João, Parques Nacionais, festivais musicais, roteiros culturais, vistas do pôr-do-sol bebendo um bom vinho.

 Por lá, o verão é entre os meses de junho e setembro, com clima mediterrâneo de temperaturas entre 20ºC e 40ºC, pouquíssimas chuvas e dias muito longos, sendo agosto o mês mais quente do país lusitano.  Mas vamos ao que interessa…

 

Os lugares onde os portugueses costumam aproveitar o verão

1- Algarve – Distrito de Faro

Se há um lugar onde os turistas do mundo inteiro fazem reservas com meses e meses de antecedência para curtir a temporada, mas onde também os portugueses costumam aproveitar o verão, certamente estamos falando das praias do Algarve.

Mas, se tivéssemos que citar um ponto negativo seria o fato de que nesses meses, justamente devido ao número de visitantes, acaba sendo um dos locais mais caros do país lusitanos!

Chegar até aqui é fácil, pois você pode se locomover de carro, de trem ou de ônibus. Aí então, nos 60 km de costa, eles apreciam as águas cristalinas de temperatura perfeita, areias brancas, as falésias e os paredões rochosos.

Sem sombra de dúvidas, o que todos desejam ver por lá é uma das grandes maravilhas naturais de Portugal e um dos marcos mais impressionantes e famosos do mundo, que foi esculpido pela força da natureza ao longo de 23 milhões de anos. Sim, estamos falando do Algar de Benagil. Ali, a formação geológica mais famosa com toda a certeza é a gruta com uma abertura na parte superior, mais conhecida como “o olho”.

Porém, os nativos também desfrutam em outros lugares tão incríveis quanto. Na Praia da Marinha as águas são tão cristalinas que é possível ver as estrelas do mar e os cavalos marinhos. Já no Sagres, as pessoas visitam o Cabo de São Vicente e aproveitam para fazer Stand Up Paddle. Por outro lado, para as famílias mais calmas e que curtem referências históricas está a encantadora Tavira, bem como a vila pescatória Vila Real de Santo Antônio.

 

 

2- Cascais – Distrito de Lisboa

Bem no centro de Cascais está uma praia com ótima infraestrutura (restaurantes, cafés, bares, estacionamentos e hotéis) e devido ao mar tranquilo, mas gelado, é perfeita para a prática do stand up paddle e da yoga. Estamos falando da Praia da Conceição!  

Já a Praia do Guincho é mais tranquila, tem um dos visuais mais lindos que você verá e muitas dunas, além disso, é perfeito para aqueles com espírito de atleta, tais como os surfistas. Porém, lái os portugueses costumam aproveitar o verão com fortes ventos.

Por fim, os lusitanos com crianças pequenas curtem muito a pequena e mais escondida Praia da Rainha justamente porque é resguardada do vento, fazendo uma baía. Entretanto, após as 11h da manhã é quase impossível conseguir um lugarzinho na areia!

 

 

3- Aveiro – Distrito de Aveiro

Situada no Canal da Barra está uma belíssima praia de paisagem dunar onde os portugueses costumam aproveitar o verão, a Praia de São Jacinto. O local tem quilômetros e mais quilômetros de areia e é muito limpo e tranquilo, sendo perfeito para quem deseja descansar durante a temporada. 

Já na Praia da Costa Nova do Prado vão aqueles que desejam surfar, praticar vela e windsurfe. Mas a verdade é que essa é uma das mais marcantes imagens das praias portuguesas devido aos palheiros de madeira construídos pelos pescadores e que hoje são residências balneares de férias pintadas com riscas coloridas fortes que alternam com o branco.

Entretanto, se os portugueses desejam um pouquinho mais de agito neste distrito, certamente eles deslocam-se até a Praia da Barra, local famoso por abrigar o Farol mais alto de Portugal e um dos mais altos no mundo, com seus 66 metros acima do nível do mar, sendo possível ver 62 metros de altura.

 

portugueses costumam aproveitar o verão Praia da Costa Nova

Leia também:
Você conhece o verdadeiro pastel de Belém?

 

4- Sintra – Distrito de Lisboa

Esse é um dos destinos mais charmosos do país e os lusos sabem disso, por isso, desde a época da Família real, qualquer pessoa certamente gostaria de passar as férias aqui!

As colinas do interior trazem o frescor típico das regiões serranas, então os portugueses costumam aproveitar o verão lá para relaxar, comer bem e fazer passeios históricos e culturais.

Vamos começar por um local que certamente poderia ter inspirado os contos de fadas, o Palácio da Pena. Ali na rocha, a beleza exterior – obra de D. Fernando II, o Rei-Artista – com seus tons de vermelho e amarelo chamam a atenção, mas quando você vê o interior fica extasiado. Isso sem falar das vistas magníficas… 

Além disso, é quase certo que todo bom português já visitou ao menos uma vez a Quinta da Regaleira. Dizem que a vila é envolvida por um mundo natural e místico e lá está a prova! As construções são enigmáticas, há um parque enorme com várias trilhas, jardins, poços, cavernas em pedras com lagos dentro, cascatas, grutas, capela, casarão e o mais famoso: o Poço Iniciático.

Por fim, a aldeia litorânea de Azenhas do Mar está situada na freguesia de Colares. E lá é perfeito para curtir a praia, bem como a famosa piscina oceânica, para admirar o horizonte de tirar o fôlego e ainda desfrutar as delícias gastronômicas.

 

portugueses costumam aproveitar o verão

 

5- Distrito de Vila Real

Ao Norte do país lusitano também existem muitas atrações nas quais os portugueses costumam aproveitar o verão

Nessa região, por exemplo, está um dos lugares mais bonitos do mundo, o Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG). O local, de 72 mil hectares, está distribuído em cinco concelhos (Melgaço, Arcos de Valdevez, Terras do Bouro, Ponte da Barca e Montalegre) e três distritos (Viana do Castelo, Braga e Vila Real). O único parque nacional do país é também a zona com maior pluviosidade de Portugal, sendo perfeito para os amantes da natureza, pois têm cascatas, lagoas, piscinas naturais, montanhas, matas, vales, trilhas, calçadas milenares, pontes medievais, aldeias e santuários.

Enquanto isso, rodeado de serras pelos quatro lados na Barragem Alto Rabagão, concelho de Montalegre, freguesia de Negrões, está uma pequena aldeia que parece ter parado no tempo, o Vilarinho de Negrões. O local é tão fascinante que já concorreu ao prêmio das 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias, na categoria de Aldeias Ribeirinhas. Acontece que esse por muito pouco esse local mágico, tão preservado em granito, não foi engolido pelo lago artificial, então parece que está flutuando e quando chega o verão é semelhante a uma praia fluvial.

 

 

E aí, conta para a gente se gostou de saber mais sobre como os portugueses costumam aproveitar o verão. E na sequência também já aproveita para comentar se já começou o processo para conquistar a sua nacionalidade portuguesa e se está pronto para ser um dos próximos a curtir a temporada de férias no país lusitano como um morador local!

 

Com imagens e informações de: Freepik; ie.com.br; engelvoelkers.com; tours-portugal.com; edilenegualberto.com.br; tours-portugal.com; portocidadaniaportuguesa.com.br; vagamundos.pt; cabril.pt; vagamundos.pt; viagemeturismo.abril.com.br; portugaldenorteasul.pt.

 

Leia nosso blog