Algumas das bebidas típicas portuguesas são perfeitas para confraternizações em épocas mais quentes como o Ano Novo. Pronto para conferir os sabores que vamos sugerir para você?
As bebidas típicas portuguesas são perfeitas para as festas de fim de ano, onde tudo o que queremos é ter muitos momentos divertidos durante as confraternizações.
Além disso, elas cabem perfeitamente nessas épocas porque as mesas portuguesas sempre se transformam em banquetes saborosos, repletos de boa comida e deliciosas bebidas, especialmente quando nos referimos aos vinhos e licores.
Então, com a chegada do verão selecionamos algumas bebidas típicas portuguesas, mais leves e refrescantes, que são perfeitas para brindar o Ano Novo com os amigos e familiares.
Conheça as bebidas típicas portuguesas para brindar o Ano Novo
Caipirão de Licor Beirão
Nas bebidas típicas portuguesas não poderia faltar o licor mais popular do país, que é produzido na região de Beiras, no Centro de Portugal.
Pelo fato da sua mistura de ervas aromáticas ser extremamente doce e, por isso, receber muito gelo, além de ser perfeito para harmonizar com frutas, os portugueses fizeram uma versão da bebida preferida dos brasileiros, a Caipirinha, e deram o nome de Cairpirão.
O Caipirão é uma bebida refrescante que pode ser feita em casa:
– 60 ml de Licor Beirão;
– 1/2 lima;
– Gelo picado.
É só macerar a lima com um pilão, colocar em um copo coberto de gelo, depois acrescentar o licor beirão e aí então agitar com um shaker por 10 segundos. Aaah, e lembre-se que não precisa de açúcar, uma vez que o licor já é extremamente doce!
Entre as bebidas típicas portuguesas que não poderiam faltar em um fim de ano muito quente, também está a Sangria
Se há uma confraternização acontecendo no verão português, então pode ter certeza de que haverá Sangria.
Você pode até achar estranho, mas a Sangria é sim uma das bebidas típicas portuguesas. Mesmo que tenha sido criada na Espanha, os lusitanos têm uma grande participação na sua história.
Tanto é que, desde 2014, existe uma lei sancionada pela União Europeia proibindo que países que não sejam a Espanha ou Portugal possam comercializar esse drink, mas caso façam seu uso devem utilizar um nome diferente.
Dito isso, a única coisa que você precisa saber é que além de saborosíssima, ela tem alguns ingredientes um pouquinho diferentes da espanhola. Bora experimentar?
– 1 laranja;
– 1 maçã verde ou vermelha;
– 1 lima;
– 1 dúzia de uvas;
– 3 colheres (sopa) de açúcar mascavo;
– 1 cálice de licor;
– 1 cálice de martini branco;
– 1 garrafa de vinho tinto gelado;
– 1 lata de refrigerante lima-limão;
– 2 paus de canela.
Em uma bela jarra, você vai colocar: a maçã e a laranja que devem ser cortadas em pedaços, as uvas que serão cortadas ao meio e a lima que será espremida. Na sequência acrescente o açúcar mascavo e os pauzinhos de canela e deixe descansar em temperatura ambiente por duas horas.
Na segunda etapa é só juntar o licor, o martini e o refrigerante e mexer bem. O último passo é colocar o vinho tinto.
Poncha
É nas ilhas atlânticas da Madeira, ao largo da costa da África, que você poderá degustar uma das melhores bebidas do Velho Continente.
Entre as bebias típicasd portuguesas, talvez essa seja a mais doce de todas. Um rum destilado a partir de 1/3 da seiva de cana-de-açúcar, adoçado com 1/3 de açúcar ou mel e aromatizado com 1/3 do sumo de frutas como, por exemplo, o limão ou a laranja.
Apesar do fato de que você pode fazer ela facilmente em casa, utilizando aguardente, também existe a possibilidade de comprar aqui mesmo no Brasil, em lojas especializadas, a bebida já engarrafada e pronta para beber.
A versão mais aceita é a de que a poncha foi inspirada na panche indiana que tem como ingrediente o arrack (aguardente de arroz ou noz de coco), sumo de limão, açúcar, chá com especiarias e água.
Leia também:
Como os europeus celebram o Ano Novo
Porto Tônica de vinho do Porto, uma das mais novas bebidas típicas portuguesas
É impossível desembarcar em terras lusitanas e não provar esse doce vinho licoroso, fortificado, de alto teor alcoólico, que é produzido na Região do Douro, no norte de Portugal.
Entretanto, o que você talvez ainda não saiba é que, com ele que é uma das bebidas típicas portuguesas, você também pode fazer deliciosos drinks. Ou seja, mesmo sendo uma bebida incorporada, não é preciso abandoná-la nas altas temperaturas.
Uma das versões mais gostosas e que está ganhando o coração dos portugueses é o Porto Tônica ou Portônica. É isso mesmo que você leu, supersimples, basta trocar o gim pelo Porto.
Pronto para se refrescar nesse calor e ainda impressionar seus amigos que vão passar contigo o Ano Novo?
– 60 ml de vinho do Porto White
– 120 ml de água tônica
– Hortelã
– Casca de limão;
– Gelo.
Em um copo alto coloque o gelo até o final. Acrescente as partes de Porto branco e água tônica. Aromatize com as cascas de limão e a hortelã a gosto. Por fim é só mexer e se deliciar!
Vinho verde
E por último, mas não menos importante, vamos falar deste vinho que, além de ser a cara de Portugal, é também perfeito para brindar o Réveillon porque é ideal para ser consumido bem gelado. Principalmente se você estiver comemorando o Ano Novo à beira mar, pois fica simplesmente perfeito quando harmonizado com frutos do mar.
Se você estiver passeando por Portugal, na região do Minho, no norte de Portugal, será fácil notar que essa é uma das bebidas típicas portuguesas.
Seu nome nada tem a ver com sua coloração, nem com as uvas usadas. Ele é chamado assim pela maneira como é produzido e por ser consumido jovem e ainda muito fresco.
Tente encontrar e consumir as três variedades disponíveis, tinto, branco e até rose.
Ficou curioso para degustar todos esses drinks deliciosos? Então logo depois de brindar o Ano Novo com essas bebidas típicas portuguesas, conta pra gente qual delas mais gostou.
Com imagens e informações de: Freepik; tasteoflisboa.com; escapadarural.pt; viajoteca.com; continente.pt; loja.licorbeirao.com; wine.com.br; dmarques.adv.br