EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Como os europeus celebram o Ano Novo

Está pensando em viajar durante as festas de fim de ano? Então que tal descobrir como os europeus celebram o Ano-Novo? Vem conferir!

O Réveillon ou Ano-Novo é a comemoração da passagem de ano do dia 31 de dezembro para o dia 1º de janeiro do ano seguinte, mas será que é assim que funciona em todo lugar? Hoje a gente conta como os europeus celebram o Ano-Novo.

 

Nesse sentido, como os europeus celebram o Ano-Novo? Conheça as tradições de alguns países!

 

* Itália

Se você tem a curiosidade de saber como os europeus celebram o Ano-Novo, não poderíamos começar falando de outro país que não a Itália. Logo no amanhecer do dia 1º de janeiro, as pessoas vão às praças para ver os fogos de artifício carregando luzes brilhantes.

 

Ainda nesse sentido, entre eles existe uma tradição de arremessar coisas velhas pela janela, pois assim estará atraindo felicidade para o novo ano. Acredita-se que, quanto mais coisas velhas você jogar, mais feliz será no próximo ano. 

 

Já em Roma, durante a noite, existe a tradição de saltar da ponte no rio Tibre, para alcançar a felicidade. Enquanto isso, em Veneza, especialmente na Praça de San Marco, há o hábito dos casais se beijarem durante a meia noite.

 

 

* Alemanha 

A noite de réveillon é chamada de Silvester na Alemanha. E conta a história que o nome vem do Papa Silvester I. É dele que vem o nome da nossa tradicional corrida brasileira de São Silvestre.

 

Dizem que ele adquiriu uma reputação assustadora no seu tempo, pois era conhecido por fazer os infiéis serem estrangulados, na sua presença, com espinha de peixe. Dessa forma, a superstição diz que os peixes da véspera de Ano Novo devem ser apreciados com cautela por causa disto. 

 

A grande maioria dos alemães prefere passar a virada na sua própria casa ou na casa de amigos porque o frio lá chega a muitos graus negativos.

 

Os alemães também têm o hábito de dar presentes, símbolos e amuletos, para trazer sorte e dinheiro no ano que se inicia. Normalmente, os amuletos vêm impressos em cartões ou são feitos de chocolates e marzipã. Muitos tem formato de porquinhos (símbolo da prosperidade), trevos, ferraduras e limpadores de chaminé (símbolo da pureza).

 

 

* Grécia

No país, o ano novo é comemorado justamente no dia de São Basílio, o patrono dos pobres. Então, por esse motivo, o prato típico da data é o vasilopita, uma espécie de pão doce decorado com massa, bagas e nozes. Mas, o mais legal é que dentro dele é colocada uma moeda, dessa forma quem encontrá- la será a pessoa mais feliz do próximo ano.

 

Outra coisa muito curiosa é que, por lá, as pessoas não ganham presentes do Papai Noel, mas sim de São Basílio e, justamente por isso, eles os recebem no dia 1°. 

 

 

Leia também:
Ano Novo em Portugal: como os portugueses celebram a chegada do réveillon

 

* Holanda 

Em Amsterdam há shows de fogos de artifício nas margens dos canais holandeses. Mas, aqueles que preferem comemorar em locais fechados escolhem restaurantes com vista para os canais e para a praça Nieuwmarkt. 

 

Outra curiosidade é que, em algumas cidades, há o costume de fazer fogueiras na rua para queimar as árvores de natal. Além disso, eles fazem mergulhos em lagos geladíssimos que são televisionados devido às temperaturas negativas!

 

 

* Escócia

No país, eles mantêm as tradições com um antigo festival celta, o Samhain. Criado para celebrar o fim da colheita e o início do Ano Novo, com a introdução do cristianismo ele passou a acontecer como o Dia de Todos os Santos, enquanto na noite anterior, ocorre o Dia das Bruxas. 

 

Entretanto, nas cidades celtas da Escócia, Irlanda e Ilha de Man, a noite de 31 de outubro a 1.º de novembro até hoje é comemorado como o início do Ano Novo, por isso fogo, velas e fogueiras são atributos obrigatórios dessa celebração. O gado passa pelas fogueiras e os habitantes pulam fogo como um ritual de purificação.

 

 

* Reino Unido

Mesmo com o país utilizando o calendário gregoriano, os habitantes da cidade de Pembrokeshire, no Vale de Gwaun, continuam a celebrar o Ano Novo seguindo as tradições estabelecidas antes do ano de 1752. Dessa forma, eles comemoram a virada de ano entre os dias 13 e 14 de janeiro. As crianças nesses dias de festa cantam antigas canções na língua galesa e visitam os vizinhos, pedindo doces e presentes.

 

 

Agora que você já sabe como os europeus celebram o Ano Novo, que tal descobrir como ele era celebrado anteriormente?

O Ano-Novo é comemorado em 1° de janeiro – assim como no Brasil e em quase todo o mundo. Nós, por exemplo, o adotamos por conta da influência portuguesa. Seu nome é uma homenagem a Jano, deus romano das mudanças e das transições. 

 

O evento, tal como conhecemos hoje, surgiu durante a transição do calendário juliano (criado pelo imperador romano Júlio César) para o gregoriano, somente no século XVI. 

 

O antigo calendário, o juliano, deixou de ser utilizado porque tinha uma pequena imprecisão de três dias a cada 400 anos. A diferença entre os dois é de cerca de 13 dias. No entanto, os romanos ainda celebravam a passagem de ano no início da primavera, que se dava em março.

 

Ainda nesse sentido, a festa de Ano-Novo é uma tradição muito antiga, uma vez que desde a antiguidade, persas, fenícios, assírios e gregos já realizavam suas celebrações de passagem de ano.

 

No entanto, com o cristianismo, o Réveillon assumiu um caráter religioso cristão. Foi justamente por esse motivo que eles passaram a comemorar a passagem do ano em janeiro, porque o nome do mês era uma homenagem a um deus pagão.

 

Já a palavra veio do francês e significa “despertar” ou “acordar”, em referência à nova etapa de vida que se inicia.

 

 

Agora que você já sabe como os europeus celebram o Ano-Novo, já está cheio de expectativas positivas para a etapa que vai começar?

 

Com informações de: incrivel.club; brasilescola.uol.com.br; viajoteca.com

Leia nosso blog