EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Ano Novo em Portugal: como os portugueses celebram a chegada do réveillon

Pretende um dia passar o Ano Novo em Portugal? Nós te contamos como eles aproveitam as festas de fim de ano. Vem ver, vem!

O ano de 2020 passou em um piscar de olhos e já estamos praticamente na virada de 2021. Então, se você pretende passar um dia o Ano Novo em Portugal precisa se preparar para saber tudo o que acontece por lá. Bom, primeiramente saiba que ele é um dos mais animados da Europa e que é bem semelhante ao do Brasil com suas tradições, costumes, rituais e superstições. 

Mas, qual são elas? Prontos para descobrir mais sobre o Ano Novo em Portugal? Abaixo nós te contamos como começar o ano com o pé direito. Vamos lá!

Feliz Ano Novo diferente

Quando chega a virada de ano no Brasil, nós desejamos um “feliz ano novo” para aqueles que estão ao nosso lado. Entretanto, se você estiver nas ruas de Portugal poderá ouvir que os portugueses costumam dizer “boas entradas”.

Ceia animada na companhia de familiares e amigos

A tradicional ceia portuguesa, seja em casa ou nos restaurantes, é feita em grande estilo, repleta de pessoas felizes, principalmente os familiares, e com uma mesa muito farta. 

Entre os pratos estão, logicamente, o bacalhau com batatas e ovos ou ainda peru ou então frutos do mar, mais comuns no norte do país. De sobremesa destacam-se o Bolo Rei, a rabanada, filhozes, formigas e aletria. Para brindar, antes de sair às ruas para ver os fogos, provavelmente você terá o vinho verde ou então um típico vinho português que pode ser branco ou tinto, entretanto há ainda quem prefira um licor espumante ou champanhe.

Ah, vale a dica: se você optar por comprar um pacote de festa em hotel é bem provável que esteja incluindo no valor as comidas e bebidas da ceia.

Não são todas as cores de lingerie que trazem sorte

É quase igual ao costume brasileiro, mas tem uma diferença: nesse lugar incrível, um dos rituais mais conhecidos para trazer sorte é usar roupas íntimas novas e de cor azul.

A uva está diferente 

Nessa cultura, essa tradição também é um pouquinho diferente. Enquanto você ouvir as 12 badaladas deve comer 12 uvas-passas que equivalem a 12 desejos, um para cada mês do novo ano. Vale a tentativa!

ano novo em Portugal

Tenha uma cadeira próxima

Ainda assim, se você deseja começar bem o novo ano deve então subir em uma cadeira e descer com o pé direito à meia-noite.

Aprecie um festival de fogos

Para eles, a melhor pedida para celebrar o começo de 2021 é viajar e assistir um lindo show de fogos de artifício, mas para onde eles vão?

Esse é um povo que adora o calor, então os conhecidos destinos portugueses são as praias, pois as vistas são maravilhosas, é fácil fazer novos amigos e há coisas diferentes para fazer como, por exemplo, dar um mergulho a meia-noite nas águas geladas, já que o frio do fim de dezembro não os assusta e essa é também uma das superstições do Ano Novo em Portugal.

* Ilha da Madeira 

Um dos locais com o show pirotécnico mais explosivo do país. Ela entrou para o livro dos recordes, o Guiness Book, na categoria show pirotécnico. Acontece que em 2007 eles realizaram a maior queima de fogos do mundo.

ano novo em Portugal

* Porto: 

A cidade é muito procurada por ser um destino romântico. Lá os minutos para o Ano Novo em Portugal são contados através do relógio da Câmara Municipal e o Réveillon é comemorado na Avenida dos Aliados e no Rio Douro, onde você pode, inclusive, comprar um pacote de cruzeiro. O show de fogos dura cerca de 15 minutos e a festa segue com os concertos.

* Algarve

Aqui está o litoral sul do país com suas águas cristalinas, bem como com os destinos mais procurados como Albufeira e Portimão.

ano novo em Portugal algarve

* Braga

A festa, que sempre fica lotada, acontece na Avenida Central, com show pirotécnico e apresentações musicais. 

* Lisboa: 

É verdade que a cidade fica mais vazia nessa época do ano, mas ainda assim aqui está uma das melhores festas de Ano Novo em Portugal, com suas comemorações tradicionais como o show de fogos na Praça do Comércio ou Terreiro do Paço, suas tascas especializadas em fado, hotéis, cassinos e, claro, muito agito nas boates.

ano novo em Portugal lisboa

* Nazaré:

A cidade é conhecida Portugal afora pelas maiores ondas do mundo, mas entre os portugueses a tradição bem conhecida da cidade é fazer uma festa que começa no dia 29 de dezembro e só acaba em 1º de janeiro. O local perfeito para a virada é o calçadão ou o Sítio da Nazaré por ser semelhante a um mirante.

E agora, conta para gente, está ansioso para um dia celebrar a data em pleno inverno e conhecer o Ano Novo em Portugal e suas festividades? Então prepare seu cachecol e casacão para um viajar para lá e curtir!

Com informações: dicasportugal.com; nacionalidadeportuguesa.com.br; brasilescola.uol.com.br; publico.pt; portugaldenorteasul.pt; observador.pt; buenasdicas.com; viajarentreviagens.pt; melhoresdestinos.com.br; megacurioso.com.br

Leia nosso blog