A seguir você vai descobrir como os americanos celebram o Natal, pois se tem uma coisa que não podemos negar é que os EUA é um dos países com mais tradições de fim de ano.
Sem sombra de dúvidas, os EUA são multiculturais, com tradições vindas das mais diferentes crenças. Ficou curioso para saber mais sobre essa que é uma das semanas mais populares do país? Então vem descobrir como os americanos celebram o Natal!
Como os americanos celebram o Natal? Com ações beneficentes
Nessas datas comemorativas, o espírito solidário enche o coração de todos, inclusive dos americanos.
Por lá, as principais formas de ajudar o próximo são os voluntáriados em programas específicos, o apadrinhamento de crianças carentes, a arrecadação de alimentos, brinquedos e roupas de inverno, e ainda distribuindo um prato de sopa quentinha no inverno tão frio.
Candy canes (Bengalas doces)
É bem verdade que no Brasil elas são mais comuns como enfeites para a árvore de Natal, mas nos EUA, além de fazer parte das decorações, elas são realmente muito populares, especialmente entre as crianças. Nessa época do ano, não há quem resista a essas balas com listas vermelhas e brancas de sabor hortelã.
Então, se você entrou aqui para saber como os americanos celebram o Natal, saiba que o elemento faz alusão aos cajados que eram usados pelos pastores que visitaram o menino Jesus na manjedoura.
Cartões de natal personalizados
Talvez a tradição mais representativa da família americana sejam os cartões de Natal.
É que como já explicamos lá em cima, o espírito natalino invade os corações, fazendo com que eles tenham vontade de agradecer e partilhar as coisas boas com todos!
Porém, com o passar do tempo, os cartões de natal de papel foram substituídos pelas correspondências enviadas eletronicamente. Agora, além de trocarem mensagens e desejos de boas festas, as pessoas também mandam uma foto recente daqueles que fazem parte da família.
Mas, para entender por completo como os americanos celebram o Natal, você também precisa saber que além de enviarem, eles também gostam muito de receber.
Elf on the Shelf (elfos) fazem parte de como os americanos celebram o Natal
Esse se tornou um dos passatempos de fim de ano preferidos das famílias com filhos.
A tradição foi baseada no conto de Carol Aerersold e Chanda Bell que conta que a pedido do Papai Noel, faltando um mês para o Natal, um Elfo saiu do Polo Norte para fiscalizar como as crianças estavam se comportando.
Para entrar na brincadeira, os pais dão aos filhos um boneco de feltro, com braços e pernas maleáveis, corpo na cor vermelha e cabeça com gorro de natal e com um guizo na ponta.
A única coisa complicada é que todas as noites os pais devem mudar de lugar o “Elf on the Shelf”. Assim, quando as crianças acordam elas acreditam que eles mudam de cômodo para fiscalizá-las e poder contar ao Papai Noel como elas se comportaram.
Leia também:
Fique por dentro e encante-se: como é o Natal na Itália
Mistletoe (Visco)
Em primeiro lugar vamos falar dessa planta, que é semiparasita, sem raízes, que cresce no tronco de certas árvores, e que permanece verde durante todo o inverno, inclusive produzindo frutos. Por esse motivo há tantas superstições em torno dela.
Essa é uma tradição que surgiu com os povos antigos, uma vez que acreditavam que essa era uma planta especial, sendo presságio de boa sorte e de uma vida mais próspera.
Antes de mais nada, há os celtas que a usavam tanto para o tratamento medicinal, quanto para o espiritual, pois eliminavam os seres maléficos das casas e dos comércios.
Enquanto isso, para os romanos era um símbolo de paz, por isso as levavam para os campos de batalha quando queriam trégua, pois os inimigos baixavam as armas.
Por último, estão os escandinavos que tinham a crença de que o visco representava a rainha do amor (Frigga).
Então, se você está se perguntando como os americanos celebram o Natal com o Mistletoe, é exatamente nesse sentido, para comemorar o amor. A plantinha fica pendurada em uma passagem e quando os casais param embaixo dele devem se beijar para garantir uma união duradoura.
Toda a família com pijamas iguais
Como os americanos celebram o Natal com esse costume tão combinandinho?
Pai, mãe, filho, sobrinho, cachorro, periquito, papagaio… Não tem quem fique de fora dessa tradição tão fofinha!
Já imaginou acordar naquele friozinho dos EUA, aproveitar o cafezão da manhã de Natal, abrir todos os presentes que estão embaixo da árvore e ainda tirar uma linda foto da família bem assim, com um pijama bem gostoso e quentinho?
Como os americanos celebram o Natal? Com Secret Santa (Amigo Secreto), é claro!
Em segundo lugar está uma tradição que não poderia falar, porque essa surgiu lá mesmo, nos Estados Unidos.
Porém, há um formato da brincadeira que talvez os brasileiros não conheçam: o Yankee swaps. Nessa versão divertida, a ideia é justamente roubar o presente do amiguinho. Para isso, todos os participantes compram lembrancinhas do mesmo valor.
Aí, conforme as pessoas vão abrindo os presentes, se o próximo participante gostar mais da lembrancinha que o amigo anterior ganhou, ele pode fazer a troca, e assim por diante, até que a pessoa que começou o jogo decida se fica com o presente que tem em mãos ou se faz a última troca da brincadeira.
Chegamos ao fim desse post, mas agora que você já sabe como os americanos celebram o Natal, conta aqui para a gente quais dessas experiências inesquecíveis de fim de ano você gostaria de viver.
Com informações de: fisk.com.br; yazigi.com.br; personalshopperbycaroline.com; blog.culturalcare.com.br; todamateria.com.br; cangurunews.com.br.