EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Fique por dentro e encante-se: como é o Natal na Itália

Hohoho! Dezembro chegou e com ele os preparativos para uma das festas mais celebradas no mundo todo: o Natal! E que tal ficar por dentro de como é o Natal na Itália? Vem com a gente!

Dezembro chegou e com ele os preparativos para uma das festas mais celebradas no mundo todo: o Natal! Sim, está na hora de tirar da caixa empoeirada o pinheirinho de Natal, colocar o pisca-pisca na sacada e fazer os biscoitinhos de mel para celebrar esta data tão especial!  Quem aí não adora todos esses preparativos, hein? 

E como a gente está sempre dando dicas aqui de como é a vida na Itália, curiosidades e tradições, é claro que o assunto Natal não poderia ficar de fora! Por isso, no post de hoje você vai ficar por dentro de como é o Natal na Itália. Não é demais? Vem com a gente! Hohoho!

Mas, afinal, como é o Natal na Itália? 

Listamos abaixo algumas das principais características de como é o Natal na Itália para você ficar por dentro de algumas curiosidades!

Tradições natalinas na Itália

Assim como aqui no Brasil, na Itália e suas regiões as pessoas têm uma forma de fazer os preparativos e celebrar o Natal. Elencamos as principais para dar um gostinho de como esta celebração é encantadora e cheia de magia no país da bota. 

Decoração de Natal

A preparação para o Natal começa com a tradição de enfeitar as casas, os jardins, as árvores e as janelas. Nos mercados é possível encontrar diversos enfeites, mas principalmente nos Mercatinis Di Natale, que são os mercados de Natal, com tudo o que você possa imaginar de artigos de decoração. 

Nesses mercadinhos, os artesãos e produtores da região aproveitam para expor e vender os seu produtos. E o que normalmente não falta é um vendedor de castanhas torradas e também de vinho quente, muito parecido com o quentão aqui da região Sul do Brasil, o que  deixa esses lugares com aromas e sabores bem típicos de Natal. 

como é o natal na itália

E para quem mora na Itália ou vai passar férias por lá nesta época do ano, pode até conferir qual é o Mercatini Di Natale mais próximo para fazer as suas compras de Natal! Espia só o site e confira: https://www.mercatini-natale.com/

Calendário de Natal

Ta aí uma tradição que não é muito comum por aqui no Brasil. Porém, lá na Itália é muito comum encontrar nas casas uma espécie de calendário, com a contagem regressiva até o Natal, em que é possível encontrar uma surpresinha como bala ou chocolate a cada dia que passa. Tudo para a criançada ficar ainda mais feliz e encantada com a chegada do Natal. 

Lindos Presépios

Os presépios italianos são uma das grandes atrações desta data comemorativa. E lá a tradição é realmente levada a sério! O menino Jesus, ou Gesù bambino, como é chamado por lá, só é colocado na manjedoura no dia 25 de dezembro. Isso também acontece com os reis magos, que só são colocados na depois no local onde Jesus nasceu, mais precisamente no dia 06 de janeiro, quando se comemora o dia de Reis, e como diz na Bíblia, quando Jesus foi apresentado a eles. 

como é o natal na Itália presépio

Como é o Natal na Itália: comidas e delícias tradicionais 

Impossível pensar em como é o Natal na Itália sem falar de comida e pratos típicos natalinos criados por lá. O primeiro deles, claro, não poderia ser diferente: panettone! Mas calma que não para por aí, tem uma listinha de dar água na boca!

Panettone 

Há diversas histórias e lendas que são contadas para explicar a origem do panettone. Uma das mais famosas está ligada à região da Lombardia, em que o seu inventor teria sido um ajudante de cozinha de Ludovico o Mouro chamado Toni. A história conta que na véspera do Natal, o cozinheiro teria queimado a principal sobremesa preparada para o banquete e para consertar a trapalhada, Toni usou o seu próprio pão de levedura-mãe para preparar uma receita que levava farinha, ovos, açúcar, uvas passas e frutas cristalizadas

O resultado foi uma massa fofa e levedada que agradou a todos. E foi assim que Ludovico o Mouro batizou o doce, de Pão de Toni, uma homenagem ao seu criador. Verdade ou não, o fato é que essa delícia de Natal faz o maior sucesso tanto na Itália como aqui no Brasil, não é mesmo?

Pandoro 

Doce tradicional de Verona, na Itália, e é considerado o “primo” do panettone. Pouco conhecido aqui no Brasil, o pandoro é mais leve e amanteigado do que o panettone e é servido polvilhado com açúcar confeiteiro. A forma também é diferente: o pandoro é mais alto do que o panetone e tem formato de estrela. Huuum, que vontade com um cafezinho!

pandoro

Panforte 

O Panforte é um doce típico da região de Siena que leva amêndoas, avelãs e frutas cristalizadas, além de uma cobertura polvilhada com açúcar de confeiteiro. Diz uma lenda que o panforte nasceu nas mãos de um menino que queria homenagear Jesus. Ele tinha somente um pouco de pão e algumas amêndoas para oferecer, mas com a benção de São José, a oferta transformou-se num gostoso panforte.

Zampone e Contechino

Todos os anos são consumidos milhões desses salames durante o Natal. Tanto o zampone quanto o cotechino são feitos de carne de porco, que é moída e transformada em uma espécie de salame, sendo o zampone considerado de primeira qualidade, e o cotechino de segunda.

 

Data para montar e desmontar a árvores

Na Itália, a tradição é de montar as árvores no dia 8 de dezembro, que é o dia de Nossa Senhora Imaculada Conceição (Immacolata Concezione), e um dos feriados importantes do calendário católico e italiano. E para desmontar a árvore, assim como no Brasil, a data é o dia 6 de janeiro, dia de Reis.

arvore de natal

Chegada da Befana

Lá na Itália, o dia 6 de janeiro, além de ser dia de Reis também é o dia da Befana. Nós já comentamos aqui no blog, no post sobre algumas tradições italianas, que a Befana é uma bruxa boazinha que traz doces para as crianças que se comportaram bem durante o ano. E quem se comportou mal ganha pedacinhos de carvão.

Nossa, que delícia de tradições e maneiras de se preparar e comemorar o Natal, não é mesmo? E aí, encantado depois de saber mais sobre como é o Natal na Itália? Conte pra gente nos comentários queremos saber a sua opinião!

Com imagens e informações: Pinterest; mercatini-natale.com; gazetadopovo.com.br; g1.globo.com; brasileiraspelomundo.com

Leia nosso blog