EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O que é a Missa do Galo e como assistir à celebração no Vaticano

A Missa do Galo leva aos fiéis o verdadeiro espírito natalino ao conectar o divino e o humano e mostrar o verdadeiro significado dessa data tão importante.

Certamente, a Missa do Galo é uma das celebrações solenes da eucaristia mais comoventes do calendário cristão, onde a comunidade pode vivenciar a profunda espiritualidade com orações de paz, amor e esperança.

Ainda assim, é um ritual com origens muito antigas, sendo celebrado há mais de 1.500 anos. Foi lá na Alta Idade Média, sem um ano de origem certo, que na noite entre 24 e 25 de dezembro passou a acontecer uma cerimônia noturna conferida pelo Papa e adotada pelo povo romano, a Missa do Galo

 

Mas você sabia que a Missa do Galo, na verdade, faz parte de uma série de três celebrações?

Para começar,  você saberia dizer que são três as missas de Natal e que elas correspondem ao tríplice nascimento de Cristo?

– O seu nascimento eterno e divino, a Missa da Meia-Noite, Missa do Anjo ou Missa do Galo;
– O seu nascimento espiritual, Missa da Madrugada ou a Missa do amanhecer;

– E o nascimento corporal, a Missa do dia.

 

 

Como as pessoas aderiram a essa cerimônia religiosa?

No princípio, devido ao frio e às ruas escuras, os fiéis apareciam apenas nas missas que aconteciam durante o dia, especialmente os camponeses que precisavam deslocar-se ainda mais.

Além disso, as celebrações eram desorganizadas, pois os pastores enchiam as igrejas com seus rebanhos, encenavam, faziam procissões e tocavam instrumentos musicais barulhentos e desorganizados. 

Contudo, com o passar do tempo, a adesão dos católicos na Missa do Galo aumentou tornando-a um evento da cultura popular. Inclusive, antes mesmo da cerimônia acontecem muitas atrações comandadas pelas pastorais.

 

Então, o que a Missa do Galo agracia?

Certamente, ela faz referência às escrituras bíblicas, mas em especial aos textos sagrados do Livro da Sabedoria.

Sua simbologia mostra Deus na figura de um homem, que veio a esse mundo para salvar seu povo das trevas. É a celebração do triunfo do dia sobre a noite, da luz sobre a escuridão, da harmonia sobre o caos e da vida sobre a morte.

 

Missa do Galo papa

 

E o que caracteriza essa celebração?

A Missa do Galo tem início às 23h30 da noite de 24 de dezembro, na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

O ponto de partida é o rito da luz com as igrejas sendo iluminadas e os fiéis em procissão entrando e segurando velas acesas em suas mãos.

Na sequência, os fiéis cantam as canções natalinas, fazem leituras das passagens bíblicas que descrevem o nascimento de Jesus e glorificam o fato do Salvador ter se feito homem e ter estado presente entre os homens.

O fim é marcado pelo canto da Kalenda para confirmar o acontecimento do nascimento de Cristo, seguido pelo convite para apreciar o presépio com o Menino Jesus.

 

Leia também:
Saiba mais sobre o menor estado independente do mundo: a Cidade do Vaticano

Conheça os momentos mais importantes da Missa do Galo

Orações centrais:
– O Intróito;

– A Oração Coletiva;

– A Liturgia da Palavra: Ouvindo Passagens Bíblicas;

– O Credo;

– O Ofertório;

– A Oração Eucarística

– O Pai Nosso;

– A Comunhão;

– A Bênção Final e o Envio.

 

Orações Solenes em latim:

– Kyrie Eleison;

– Glória em Excelsis Deo;

– Eu creio;

– Santuário;

– Agnus Dei;

– Benedictio Finalis.

 

Missa do Galo altar

 

Como assistir a celebração no Vaticano?

Sem sombra de dúvidas, todos os cristãos católicos devotos desejam profundamente participar dessa verdadeira tradição que remete ao nascimento de Cristo.

Talvez você não saiba, mas a cerimônia é aberta ao público e gratuita. Portanto, é sim possível participar da Missa do Galo, celebrada pelo Papa Francisco na Basílica de São Pedro. 

O único problema é que os ingressos específicos para essa celebração são concorridíssimos! Para solicitá-los, você deve entrar em contato com a Prefeitura da Casa Pontifícia do Vaticano, muito antes do mês de dezembro, através de um e-mail ou de carta. 

No site há o formulário para download, no qual você deve preencher com algumas informações importantes e aí retorná-lo por carta ou e-mail:

– Data da Audiência Geral ou Celebração Litúrgica;

– Número de bilhetes requeridos;

– Nome / Grupo;

– E-mail;

– Endereço de correio;

– Telefone.

Na sequência, a Prefeitura da Casa Pontifícia lhe dá uma resposta positiva, com uma confirmação por e-mail ou carta, e informa o local de retirada dos ingressos dentro da própria Basílica na véspera da celebração ao apresentar o comprovante.

 

Missa do Galo

 

Pronto para vivenciar esse momento tão simbólico que é a Missa do Galo? Conta para a gente nos comentários! E se você sonha em assistir a missa do galo como um cidadão italiano, entre em contato com a nossa equipe de especialistas através do nosso WhatsApp!

 

Com imagens e informações: Freepik; vatican.va; ecodibergamo.it; desta.it.

 

Leia nosso blog