EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Saiba mais sobre o menor estado independente do mundo: a Cidade do Vaticano

Seja em nossos livros de história ou em notícias sobre o Papa, essa cidade-Estado, considerada o menor país do mundo, sempre chama a nossa atenção. Por isso, a seguir, nós te contamos tudo sobre como é a cidade do Vaticano. Vem ler!!!

Saber como é a cidade do Vaticano é uma pergunta que não sai da cabeça de muitos viajantes ou religiosos. É tanta curiosidade cercando a sede da Igreja Católica Apostólica Romana que o país é sempre considerado o mais visitado do mundo. Somente em 2016 foram cerca de milhões de turistas.

Se você está na lista daqueles que ficam se perguntando como é a cidade do Vaticano saiba que essa é uma cidade-Estado que foi nomeada como o menor país do mundo. Localizada dentro da cidade de Roma, ela possui apenas 44 hectares e 800 habitantes, mas mesmo com poucos tamanho e moradores ela também conta com selo, correio, hino e bandeira.

Mas, o que mais podemos te dizer sobre como é a Cidade do Vaticano de forma geral?

Bom, vamos começar pela bandeira. Você sabia que ela é uma das poucas do mundo que possuem o formato quadrado, sendo composta por dois retângulos na vertical, um amarelo e outro branco no qual está o brasão de armas com as chaves de ouro e prata que simbolizam as chaves do Reino dos Céus, oferecidas a São Pedro?

 A importância do Vaticano é tamanha que, em 1984, ele foi reconhecido como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. O detalhe é que ele é o único país inteiro a receber o título.

Apesar de ser uma quadra dentro de uma cidade italiana, o Vaticano é o único país que não tem uma língua oficial. Devido a sua posição geográfica, muitos documentos são escritos em italiano, mas não há nenhuma lei que obrigue o uso do idioma.

Para conseguir visitar de forma tranquila, sem nenhum perrengue climático é importante conhecer as estações do ano. Lá, a primavera e o outono são as estações que recebem a chuva, principalmente entre novembro e abril. O verão é úmido, quente e potencialmente seco. O inverno chove pouco, faz bastante frio e neva várias vezes.

Além disso, vá preparado para passar mais dias, pois há muito o que fazer por lá. Se optar por todos os passeios: cúpula, museus, jardins e tour pelas catacumbas, um dia apenas não será suficiente. Lembre-se também que há passeios, como as catacumbas e os jardins, onde é preciso reservar com bastante antecedência.

Bandeira do Vaticano

 

Como surgiu o Vaticano?

A palavra Vaticano deriva do latim “vates, que significa vidente e adivinho.

A Igreja Católica existe há 2 mil anos, mas a soberania do Vaticano surgiu como cidade-Estado apenas em 11 de fevereiro de 1929, após a assinatura do Tratado de Latrão. As terras onde está o menor país do mundo foram doadas no ano de 756 por Pepino, o Breve, rei dos francos.

O Estado da Cidade foi criado com a assinatura de um acordo entre a Santa Sé e o premiê italiano Benito Mussolini. Os fascistas indenizaram o Vaticano em 1,75 bilhão de liras pelas terras tomadas durante a unificação italiana, em 1870.

Antes do Vaticano, os papas viviam no Palácio de Latrão, em Roma. De 1309 até 1377, a igreja foi comandada em Avignon, na França, e por lá houve sete papados. Durante o retorno do governo episcopal a Roma, o antigo palácio foi destruído em um incêndio e o Vaticano passou a ser a sede da Igreja.

Leia também:
Legado Italiano: documentário da Netflix para assistir no fim de semana
Você sabe quem são os famosos que conquistaram a cidadania italiana?

Como é o governo do Vaticano

A Cidade do Vaticano é um Estado eclesiástico ou teocrático-monárquico, governado pelo bispo de Roma, o Papa. Assim sendo, a forma de governo do Vaticano é a autocracia, isso porque os 3 poderes (executivo, legislativo e judiciário) estão concentrados na figura do Papa. Ou seja, ele possui autoridade suficiente para criar e promulgar leis sem ter que consultar ninguém.

 

Quem nasce no Vaticano é?

Bom, lamentamos informar que não há uma cidadania obrigatória. Calma, nós vamos explicar. É que atualmente apenas cerca de 450 pessoas têm a cidadania reconhecida no Vaticano. 

Mas por que estamos falando de adquirir o reconhecimento? Acontece que o fato de nascer no Vaticano não garante a cidadania a ninguém. Para ser um cidadão é preciso trabalhar na cidade-Estado. Entretanto, esse é um estatuto temporal, pois se você perde o emprego, também perde a cidadania.



Vaticano e a religiosidade

O Vaticano considera Simão Pedro, um dos 12 apóstolos de Jesus, como o primeiro Papa. Por esse motivo ele recebeu o nome de São Pedro.

Como mencionamos antes, a maior parte dos funcionários públicos são todos clérigos católicos de diferentes origens raciais, étnicas e nacionais. Ou seja, todos são praticamente cardeais ou então cavaleiros da Guarda Suíça. O curioso é que, desde 2008, padres e arcebispos têm de bater ponto obrigatoriamente, com um cartão eletrônico, cada vez que entram ou saem do Vaticano.

Fundada em 1506 por Júlio II, a Guarda Suíça, por exemplo, é um grupo com roupas medievais coloridas, responsável por proteger o papa, cuidando da vigilância de honra das entradas da cidade e dos aposentos papais. Para fazer parte dela, é preciso ter nascido na Suíça, ser homem, católico, solteiro, ter no mínimo 1,74 m de altura e idade entre 19 e 30 anos. Uma vez que o país não tem exército. Enquanto isso, a segurança armada fica por conta da polícia italiana.

Segundo o pesquisador Nicola Barber em seu livro “Rome”, o Palácio Apostólico, local oficial onde reside o papa, tem 5 mil quartos, 200 salas de espera, 22 pátios, 100 gabinetes de leitura, 300 banheiros e dezenas de outras dependências destinadas a recepções diplomáticas.

Guarda Suíça

No país, casais que queiram a separação ainda encontram barreiras, pois, além das Filipinas, o Vaticano é um país que não possui a lei do divórcio, fazendo com que um casamento tenha que durar a vida inteira. Para tal, a única possibilidade, porém muito burocrática, é conseguir anular o casamento.


Mas para saber melhor como é a cidade do Vaticano é preciso chegar lá!

Primeiro é preciso ir para a Itália, mais especificamente para Roma. Então, se você já estiver por lá, já será meio caminho andado. Até porque não existem aeroportos no Vaticano. Apenas um heliponto e uma ferrovia de bitola padrão conectando-se à rede da Itália e à estação de São Pedro de Roma.

Então, basta pegar o metrô de Roma, descer na estação Ottaviano e seguir junto com uma infinidade de turistas pela Via della Conciliazione, uma avenida que liga a Praça de São Pedro ao Castelo de Santo Angelo, que fica às margens do Rio Tibre. Entretanto, a avenida não é parte do Vaticano, uma vez que esse é o único país do mundo que não tem nenhuma avenida, apenas ruas.

Depois de alguns minutos de caminhada você chegará, finalmente, à Praça de São Pedro. 

 

Praça São Pedro

Sua remodelação foi um projeto do Bernini entre 1667 e 1677. A ideia do formato de ferradura é para que as multidões consigam avistar o Papa. Em ocasiões especiais, até 400 mil pessoas se aglomeram por ali.

Logo na chegada, no centro da praça, você já se depara com o obelisco que está por lá há quinhentos anos.

Há ainda duas fontes, ambas com séculos de existência. A primeira, ao norte da praça, foi projetada por Carlo Maderno, entre 1612 e 1614. Já a segunda é uma criação de Bernini feita entre 1667 e 1677.

Além disso, o local também conta com 284 colunas alocadas em filas de quatro. Acima, 140 estátuas de santos completam a decoração, todas com 3,20 metros e feitas pelos alunos de Bernini. Se você olhar com atenção, também verá o brasão do Papa Alexandre VII, que ordenou a remodelação da Praça.


Vaticano e suas preciosidades

Esse é um dos países mais ricos do mundo, justamente por abrigar coleções de arte e documentos de valor inestimável.

Museu do Vaticano

Cerca de 4,5 milhões de pessoas passam por ele todos os anos. Também pudera, aqui está uma das maiores coleções de obras de arte do mundo: são cerca de 70 mil, mas apenas 20 mil delas são expostas ao público. São tesouros fantásticos e você não vai se arrepender!

 

Capela Sistina: 

É aqui que ocorrem as eleições para um novo papa. Localizada dentro do Palácio Apostólico, o local é famoso por abrigar trabalhos de Michelangelo, Rafael, Bernini, Botticelli, entre outros. O teto da Capela Sistina, por exemplo, feito por Michelangelo, é uma das pinturas mais admiradas do mundo. 

A má notícia é que para visitar o local é preciso enfrentar uma multidão, mas há outra possibilidade, a de fazer um tour privado com grupos de até 12 pessoas, entretanto você gastará algumas centenas de euros.

 

Basílica de São Pedro:

Essa é, provavelmente, a igreja mais importante para os católicos, além de ser uma das mais visitadas do mundo. Artistas importantes como Rafael, Bernini e Michelangelo trabalharam em sua construção entre 1506 e 1626. No entanto, para visitar esse espaço, você terá que encarar uma fila gigante. 

Seus grandes destaques são a Pietá, feita por Michelangelo, a passagem secreta subterrânea para visitar os túmulos dos antigos Papas e o domo, onde, para chegar nele, é preciso subir 130 metros por 551 degraus até o topo da estrutura.

Todo o encanto da Capela Sistina


Outras curiosidades sobre o Vaticano

– Em média, os habitantes do Vaticano consomem 54,26 litros de vinho por ano. Eles estão entre os maiores consumidores per capita no mundo. A verdade é que muito dessa bebida é servido durante a comunhão nas igrejas;

– Aqui uma má notícia, o Vaticano é o paraíso dos batedores de carteira. O local é considerado a cidade com maior criminalidade do mundo – 1,5 crimes por habitantes todos os anos, ou seja, acontecem cerca de 2 crimes por habitante por ano! O grande problema é que na cidade não existem prisões de longa duração, o que faz com que essa estatística aumente. A maior parte dos delitos é cometida por turistas;

– O Vaticano não faz parte da União Europeia, mas adotou o euro como moeda. O dinheiro do país é cuidado pelo Banco do Vaticano, fundado em 1887 para administrar as finanças da Igreja. Oficialmente, a economia do Estado está baseada em donativos e nos juros dos investimentos de seu patrimônio. Ainda nesse sentido, o banco do Vaticano é o único do mundo que concede transações em latim, inclusive nos caixas eletrônicos;

– A nação também conta com emissoras de TV e rádio próprias, além de um jornal impresso. Mesmo não sendo integrante da ONU, tem ali observador permanente, com acesso a documentos e debates em todos os programas.

– O Vaticano possui 12 feriados oficiais e 4 variantes. Um deles é o dia da eleição do papa em exercício, considerado feriado nacional;

– A Seleção de Futebol do Vaticano é composta por cidadãos. Além disso, ela é uma das oito nações soberanas que não são filiadas a FIFA. 

– Para telefonar para o Vaticano, o código é 379.

– Os sites criados por lá, têm final “.va”.


E aí, conta aqui pra gente o que você achou deste post. Já consegue imaginar como é a cidade do Vaticano?

Com informações de: super.abril.com.br; megacurioso.com.br; guiadoscuriosos.com.br; noticiasaominuto.com.br; tricurioso.com; viagens.sapo.pt; 360meridianos.com.

Leia nosso blog