Seu sonho sempre foi passar a época de Natal na Europa? Então prepara uns biscoitos e um chocolate quente e vem ler esse post, pois vamos te mostrar algumas das tradições e costumes mais legais que são encontrados por lá!
Alemanha
Primeiramente, vamos falar de uma tradição que para nós é uma das que mais representam o Natal de forma geral, a de enfeitar a árvore.
E se você está aí, se perguntando o porquê dela aparecer no tópico da Alemanha, já adiantamos que foi lá que essa celebração surgiu.
Bom, esse pode ser um título meio disputado e controverso, porém dizem que os responsáveis foram os padeiros Freiburg, em 1419, quando começaram a adornar uma árvore com frutas, nozes e lebkuchen (um pão de mel tradicional do país) e no Ano Novo deixavam que as crianças a sacudissem para poderem comer essas delícias.
Mais tarde, por volta de 1500, as árvores passaram a fazer parte da decoração de Natal na Europa, sendo montadas na sala de estar das casas de Alsácia (antigo território alemão).
Posteriormente, os enfeites ficaram ainda mais bonitos quando surgiram as bolas de vidro. O grande responsável por tê-las feito foi um soprador de vidro de Lausch, em 1830.
O Natal na Europa tem também as tradições da Espanha
Você consegue imaginar crianças não recebendo seus presentes trazidos pelo Papai Noel, na noite do dia 25 de dezembro? Pois então já pode começar a ficar chocado com um dos principais costumes espanhóis.
Acontece que por lá, os pequenos aguardam ansiosamente pela chegada dos três Reis Magos, no dia 6 de janeiro. Mas os camelos também são bem recebidos, pois os menores deixam água e palha para eles.
É isso mesmo que você leu. São Melchor, Gaspar e Baltazar os responsáveis por invadirem as casas de forma mágica e deixar presentes para aqueles que tiverem sido bonzinhos e um carvão para todos que se comportaram mal.
França
Analisando as tradições francesas é bem fácil perceber que elas estão mais relacionadas à ceia (ou como eles chamam por lá, Réveillon).
Em primeiro lugar, há uma linda mesa decorada com três castiçais representando a Trindade e nós nas pontas da toalha para que o mal não participe da Ceia.
E se você já ouviu falar sobre o fato dos franceses demorarem muito tempo para comer, é nesse momento em que poderá comprovar os boatos!
No cardápio deste Natal na Europa, você vai encontrar:
– Salmão defumado e ostras com pão de farelo e manteiga (é lógico que esse item jamais faltaria);
– Foiegras (patê de fígado de ganso ou pato);
– Ganso;
– Capão ou peru recheado com castanhas;
– Feijão verde cozido com alho e manteiga;
– Batatas salteadas com ervas da província.
E por falar em pratos doces, uma tradição católica das mais respeitadas veio da Provença e permanece até hoje. A Les Treize Desserts representa a Última Ceia, ou seja, Jesus Cristo e os 12 apóstolos.
Mas o que talvez você ainda não tenha entendido é que para ter sorte no próximo ano, você tem que degustar cada uma dessas 13 sobremesas.
Porém, esse não é exatamente um problema, porque você vai encontrar delícias como La bûche de Noël (pão-de-ló decorado como um tronco de yule, de chocolate e castanhas), La Pompe à l’huile (pão doce frito tipo brioche, com suco e raspas de laranja, mas tendo como ingrediente principal a água de flor de laranjeira), frutas, amêndoas, avelãs, nozes e figos e uvas secas.
Leia também:
Sobremesas italianas para o Natal
Inglaterra
Uma tradição quase tão famosa quanto à transmissão de Natal da família real, que desde 1932 invade os lares britânicos pontualmente às 15h, fazendo uma reflexão sobre o ano que acaba e deixando uma mensagem de união, são os Christmas Crackers.
Mesmo que o nome signifique biscoito, ele na verdade parece um bombom gigante, mas nada tem a ver com comida, apesar de serem colocados nas mesas da Ceia. Na verdade, eles são três tubos de papelão ligados uns aos outros e embrulhados com papel natalino
A brincadeira é bem parecida com a que fazemos com o ossinho do frango, mas nessa quando as duas pessoas puxam as pontas juntas dá pra ouvir um barulhão causado pelos estalinhos que ficam lá dentro.
Aí então, ou você é o sortudo porque ficou com mais tubos e ganhará a lembrancinha que está lá dentro como, por exemplo, dinheiro, papel com mensagens positivas, ou brinquedinhos de plástico, ou então tem que pagar um mico usando por cinco minutos uma coroa de papel colorido ou uma touca de Papai Noel que também fica guardada internamente.
Itália
Na terra da Befana, é praticamente impossível falar dos costumes de fim de ano e não mencionar as tradicionais feirinhas de Natal, ou Mercatini di Natale como são conhecidas por lá.
Sem sombra de dúvidas, parece que são elas as grandes responsáveis por levar a magia e a atmosfera natalina para a terra da bota. Esse típico passeio das famílias italianas é muito aguardado e bem popular. Então, se você tiver o prazer de visitar a terra da bota nessa época do ano, vai perceber que é quase obrigatório visitá-las.
A maioria delas dá início às atividades com muita festa já no dia 8 de dezembro, quando há a celebração da Imaculada Conceição, e encerram no dia 06 de janeiro, durante a Epifania.
Nesses símbolos do Natal na Europa, você certamente vai encontrar muitas opções para presentear a todos que ama, belas decorações natalinas, produtos locais, o melhor da gastronomia italiana, artesanato, roupas, acessórios, artigos para casa, atividades lúdicas para as crianças e para toda a família, parquinho, casa do Papai Noel, presépios, música, workshops, projetos e espetáculos solidários.
Para finalizar nosso tour, conheça a comemoração de Portugal
Antes de tudo, são os presépios os principais responsáveis por darem o tom de fim de ano ao país lusitano, eles sempre foram muito celebrados, bem mais que as árvores.
O nível de popularidade é tanto que de Norte a Sul eles podem ser vistos embaixo da árvore de Natal das casas, nas praças e até nas beiras das estradas.
Apenas para que você possa ter uma ideia da importância, o país já teve o maior presépio em movimento do mundo, chegando a 10 mil peças. E isso reconhecido em 2013 pelo Guinness Book of Records – o livro dos recordes!
A construção em questão recebeu o nome de “Presépio Cavalinho” por ter sido feita pela família Cavalinho e precisou de um espaço de mais de quatro mil metros quadrados, na vila de São Paio de Oleiros, no concelho de Santa Maria da Feira. A má notícia é que, em 2016, ele ficou destruído após um incêndio.
Agora, o maior presépio de Portugal conta com 5.600 figuras, sendo mais de 80 peças animadas e motorizadas, quatro lagos e iluminação cénica, e fica exposto na Vila Real de Santo António, no Algarve, em uma área expositiva de 230 metros quadrados.
Agora chegamos ao fim do nosso post, mas queremos muito saber em quais desses países você gostaria de vivenciar um Natal na Europa, então não esqueça de deixar o seu comentário.
E já sabe, se sonha em viver na Europa e conquistar a dupla nacionalidade, nós podemos te ajudar! Entre em contato com a nossa equipe de especialistas e descubra como tornar esse sonho em realidade!
Com informações de: expatica.com; mentalfloss.com; edublin.com.br; mundoeducacao.uol.com.br; viajoteca.com; idealista.com; brasileiraspelomundo.com/; spain.info; tournaitalia.com; tasteoflisboa.com; naprovence.com; lechefswife.com; inamara.com; cultuga.com.br; publico.pt.