Viver nos EUA agora é possível para aqueles brasileiros que possuem nacionalidade portuguesa. Vem descobrir como!
Nós sabemos que grande parte dos cidadãos brasileiros têm o sonho de viver nos EUA, porém conseguir realizá-lo não é assim tão fácil. Bom, pelo menos não era…
Ocorre que milhões de pessoas nascidas no Brasil têm o direito ao passaporte europeu, isso por meio da cidadania italiana ou então da nacionalidade portuguesa, entre outras. Dessa maneira, elas poderiam sim viver nos EUA de maneira legal.
Mas como isso é possível para viver nos EUA?
É simples! É que desde o fim de 2022, os Estados Unidos incluíram Portugal no Tratado de Comércio e Navegação. Assim como a Itália, que já fazia parte do acordo.
Porém, a má notícia é que o Brasil não faz parte da lista desse acordo, mas se você está entre aqueles que têm descendentes e raízes europeias como, por exemplo, as portuguesas ou italianas, pode sim aproveitar essa chance única.
Assim sendo, em situações específicas para viver nos EUA, tais como essa, o recomendado é a modalidade de visto E2.
Tudo sobre o visto E-2, agora também para cidadãos portugueses!
Como mencionamos anteriormente, há pouco o governo do país da América do Norte incluiu o país lusitano no Tratado de Comércio e Navegação. Essa medida facilitou o caminho para quem desejava viver nos EUA com o visto E2.
Antes de mais nada, vale saber que essa modalidade é emitida pelo consulado americano localizado no país em que o beneficiário reside e não pelo USCIS (Departamento de Imigração dos EUA).
Outro ponto positivo para mencionarmos está no fato de que essa é uma das modalidades de vistos mais rápidas, simples e baratas.
De maneira geral, essa modalidade nada mais é do que um documento consular de investidor não-imigrante, que se enquadra também como “trabalho temporário”, que pode ser renovado e está disponível para nacionalidades de 32 países estrangeiros nos quais os EUA têm tratado de comércio e navegação.
Assim sendo, o visto E2 é a chave para investidores e empreendedores que desejam apostar em um negócio nesse território e também viver nos EUA.
Com ele, os trabalhadores podem entrar no país americano para montar negócios ao investir em uma empresa existente dirigindo o local ou então começar um negócio do zero ao colocar uma quantidade substancial de capital e sendo o acionário majoritário.
Isso é, quando o investidor faz a contribuição financeira em um projeto aprovado pelo governo local, em troca ele ganha a possibilidade de também viver nos EUA e obter a dupla cidadania.
Ou seja, a modalidade é oferecida pelo governo dos Estados Unidos como uma maneira de gerar recursos que apoiam o desenvolvimento do território. Justamente por esse motivo ele também é conhecido como visto de cidadania econômica.
Entretanto, para obtê-lo são necessários alguns requisitos que abordaremos logo abaixo!
Leia também:
Capitais brasileiras registram queda significativa no tempo de espera por vistos para os EUA
Condições para aplicar para o visto E2
Para se qualificar, você precisa:
– Viver em um país com Tratado de Comércio e Navegação com os Estados Unidos – e Portugal está nessa lista, o que é ótimo para os portugueses;
– Viver nos EUA para trabalhar em uma empresa onde tem participação acionária – você deve gerenciar ou ser dono de pelo menos 50% da empresa nos Estados Unidos;
– Obter um título que indique a propriedade ou emprego em nível executivo na empresa;
– Ter uma participação financeira substancial no negócio americano;
– O investidor deve ter ativos ou dinheiro em risco no negócio;
– O requerente precisa provar que está tentando lucrar;
– Investir uma quantia substancial – cerca de US$ 100.000, mas o montante pode variar de acordo com o tipo de negócio e localização;
– Contribuir para a criação de empregos – o seu investimento deve gerar oportunidades de trabalho nos Estados Unidos.
Nós apostamos que os seus olhos brilharam lendo esse artigo sobre como os descendentes de europeus podem viver nos EUA, não é mesmo? Então não perca mais tempo! Entre em contato com nossa equipe de especialistas através do nosso WhatsApp e conte com a Aquila Global Group para te ajudar a realizar esse sonho!
Com informações de: oglobo.globo.com; tiktok.com