Você acredita se nós dissermos que alguns dos costumes italianos podem te surpreender? Ficou curioso? Então confira o post de hoje e confira!
Todos os povos certamente possuem muitos hábitos diferentes, contudo, hoje o nosso escolhido foi o país que tanto amamos. Acertou quem disse que seria sobre os costumes italianos! E aí, você está pronto para conferir se já conhece tudo sobre eles?
Conheça quais são os seis costumes italianos que dificilmente você já ouviu
1- Italianos tomam muito café
Um dos maiores costumes italianos é o culto ao café. Também pudera, eles são o povo que mais consome café no mundo! Por esse motivo, eles acreditam que sabem como ninguém sobre como apreciar a bebida e estão convictos que não existe café melhor que o deles.
Prova do que estamos falando é um levantamento que foi realizado no Dia Mundial da Amizade, 30 de julho, pela Astra Ricerche em nome do Consorzio Promozione Caffè. Nela foram analisados os hábitos de 1.000 italianos de todo o país com idades entre 18 a 65 anos.
– 84% acreditam que o café é o símbolo do país;
– 97% dos italianos tomam café várias vezes ao dia;
– A média local é de 4 xícaras por dia;
– Os melhores momentos são o café da manhã, nas pausas do escritório e após as refeições;
– O café expresso é a bebida mais popular da Itália, seja longo ou curto;
– Eles desprezam quem toma café com leite ou cappuccino após o meio-dia, por ser “pesado”;
– Os homens bebem mais café que as mulheres, consumido até mesmo a noite, enquanto elas param já no meio da tarde;
– 90% das pessoas consomem a bebida, de manhã, em casa;
– 65% acreditam que é um ritual tomá-lo de pé, no balcão de um bar;
Os costumes italianos não param por aqui, pois se você estiver no país perceberá que a moka, uma máquina de café, está presente em todas as casas! E mais, nada de copos de plásticos, porque eles só fazem o consumo se for em cerâmica ou vidro, isso devido a mudança de sabor. Além disso, para eles é quase um sacrilégio tomar a bebida enquanto estão andando, uma vez que ela precisa ser apreciada.
Já quando falamos sobre o consumo de acordo com as regiões, sem dúvidas, a cultura é mais presente no Sul. Quanto ao sabor, podemos afirmar que gostam de café forte, cremoso, redondo, com final de boca forte, com um distinto toque de amargor. Os blends são robustos e de cor escura. Por outro lado, ao Norte da Itália, eles optam por blends finos e delicados, frutados, levemente ácidos e com final de boca adocicada, com torra média.
2- A festa da befana
Como muitas outras festas dos costumes italianos, os festivais dedicados a Befana são um misto de tradições religiosas e pagãs e fazem parte do patrimônio cultural local.
Sendo um sinônimo de “Epifania”, a Befana é uma personagem folclórica de uma senhorinha, que tem nariz pontudo, queixo comprido, saia escura e larga, avental com bolsos, xale, lenço ou chapéu na cabeça e fica montada na vassoura.
Diz a lenda que ela ajudou os Reis Magos a encontrarem o caminho até o menino Jesus, mas que não quis acompanhá-los e, por isso, se arrependeu. Dessa forma, passou a bater em todas as portas à procura de Jesus, oferecendo doces para as crianças.
De acordo com os costumes italianos, durante a noite as crianças deixam para ela um prato com uma laranja e uma taça de vinho. Assim, quando acordam de manhã, elas encontram o prato sem a comida, apenas com marcas de mãos feitas com cinzas e suas meias recheadas de doces, presentes ou de carvão.
No país da bota, o dia sempre acontece em 6 de janeiro, de Norte a Sul, sendo o Centro a região onde mais se celebra a personagem. Mas a verdade é que não faltam eventos espalhados pela Itália. São procissões, feiras, corridas, regatas, descidas nas torres do sino, queima de bonecos, histórias contadas durante a noite para as crianças…
Certamente, Urbania, uma comuna italiana da região dos Marche, é uma das mais conhecidas pela festividade anual, o “Festival Nacional de Befana”. As crianças enviam cartas para a velinha, a população faz o tradicional desfile das meias mais longas do mundo e, por sua vez, Befana desce os 36 metros da Torre Sineira, jogando doces para as crianças.
Leia também:
5 tradições e costumes italianos que você tem que conhecer
3- Eles não costumam comer alimentos salgados no café da manhã
Como já mencionamos lá em cima, entre os costumes italiano, certamente, está o de tomar o café da manhã, mas nesse caso, é mais sobre a bebida propriamente dita.
Com relação à refeição, pode-se dizer que a uma boa parte das pessoas não consome quase nada no café da manhã, ou pequeno-almoço como eles chamam.
Contudo, 65% da população de Norte a Sul tem o hábito de comer alimentos saborosos, que estão mais relacionados a massas e elementos doces, tais como: pães, croissant, brioches, torradas, geléias, manteiga, mel, biscoitos e frutas.
Talvez uma das coisas que possa te surpreender sobre um dos costumes italianos é que essa refeição é muito mais equilibrada que a americana ou inglesa, por exemplo.
De maneira geral, eles têm o impulso necessário para o despertar, contando com 20% das necessidades energéticas diárias: os carboidratos simples e complexos tem o açúcar que lhes dá energia, enquanto as fibras, proteínas, sais minerais e vitaminas equilibram o organismo para o restante do dia.
Assim sendo, podemos afirmar, com toda a certeza, que é o almoço a principal refeição dos italianos.
4- Muitos italianos produzem a sua própria bebida.
Outro dos costumes italianos que remonta a séculos é a tradição do licor. Mas é mais do que só beber, é o fato de produzirem as suas próprias bebidas.
Os licores presentes nas casas italianas são conhecidos por ser uma bebida digestiva feita com ingredientes locais e de acordo com o clima local.
Entre os sabores mais comuns destacam-se os de ervas aromáticas, amêndoas, amaro (amargo), murta, liquirizia (alcaçuz), limoncello (limão), sambuca (anis), nozes, meloncello (melão) e outros.
5- Mais que uma ligação familiar
Em muitos povos estrangeiros existe o grande sonho, tanto dos pais, quanto dos filhos, de sair de casa assim que atingir a maioridade. Entretanto, nos costumes italianos as coisas são bem diferentes!
É muito comum encontrar famílias onde os filhos ainda moram com os pais, mesmo que já tenham mais de 30 anos! Por outro lado, caso eles já tenham deixado o ninho, você perceberá que o nível de contato é realmente surpreendente, pois se falam todos os dias, várias vezes ao dia e que qualquer motivo é um motivo para fazer ao menos uma ligação.
6- Eles costumam cumprir os horários
Por último, mas não menos importante, um dos costumes italianos que certamente vai chocar os brasileiros.
Mesmo sendo extremamente flexíveis quando o assunto é o tempo, na Itália as pessoas não só chegam no horário marcado, como conseguem chegar uns 10 minutos antes do prazo estipulado.
Além disso, se deixar eles ainda estendem as reuniões até depois do cafezinho.
Com certeza hoje você descobriu muitas curiosidades sobre os costumes italianos. Mas estamos curiosos, então conta pra gente, qual deles mais chamou a sua atenção?
Ah, e vale sempre lembrar, se você sonha em conquistar a sua cidadania italiana, mas não faz ideia nem por onde começar, vem para a Aquila Global Group que tornamos esse sonho em realidade! Entre em contato através do nosso WhatsApp e os nossos especialistas te explicam tudo!
Com informações de: caffevergnano.com; didiessesrl.eu; italopolis.italieaparis.net; pontevecchiosrl.it; ansa.it; barcelo.com; festadellabefana.com; aulalingue.scuola.zanichelli.it; disabiliabili.blog; lazzaris.com; colazionesalutare.it; caminhodovinho.tur.br; italcam.com.br; learnamo.com.