Chinese (Simplified)EnglishItalianKoreanPortugueseSpanish

share

5 tradições e costumes italianos que você tem que conhecer

Confira 5 tradições e costumes italianos para te deixar por dentro de tudo e matar a sua curiosidade, espia só! 

Para quem já conseguiu a tão sonhada cidadania italiana e planeja ir morar na Itália sabe que o sucesso deste novo projeto de vida depende de vários fatores. Dentre ele está o domínio da língua, ter uma rotina de estudo ou trabalho e também estar por dentro sobre como é a cultura do país, quais as tradições e costumes italianos, além da vida cotidiana

E como um dos objetivos do nosso blog de cidadania é sempre facilitar a sua vida, no post de hoje nós vamos falar sobre 5 tradições e costumes italianos para te deixar por dentro de tudo e matar a sua curiosidade, espia só! 

Confira 5 tradições e costumes italianos 

Com certeza a Itália é referência em diversos assuntos, como moda, arte, arquitetura, cinema, música e culinária. Mas espia só quantas tradições e curiosidades este país tem e que o torna ainda mais especial e encantador! 

1- Festas religiosas e celebrações 

Na Itália, a religião predominante é o catolicismo. Isso já seria previsto já que a cidade do Vaticano, que fica no coração de Roma, e onde o papa reside, é o centro do catolicismo. Dentre as festas religiosas e celebrações no país da bota, destacam-se:

Sagras e batalhas

São realizadas para comemorar a mudança de estação do ano e o tempo de  colheita de determinados produtos. Dentre os eventos destacam-se, no Piemonte, uma batalha de laranjas de Ivrea; na região da Apúlia é realizada a Sagra do cogumelo Cardoncello, com um evento com várias atrações e pratos típicos que levam cogumelos; e ainda o Palio de Siena, na Toscana, que é uma corrida de cavalos realizada desde o século XVII. 

tradições e costumes italianos batalha

Procissão das Serpentes

Se você acha uma aventura a aglomeração em torno da corda na procissão do Círio de Nazaré, realizada em Belém do Pará, aqui no Brasil, é porque nunca ouviu falar desta procissão. Realizada na primeira semana de maio, em Concollo, na região de Abruzzo, a procissão das serpentes tem a imagem do padroeiro, São Domenico, e como o nome já diz, com dezenas de serpentes vivas que ficam na imagem do santo e nas mãos das pessoas durante a caminhada. É de arrepiar!  

Fitas nos nascimentos e casamentos 

Uma tradição fofinha dos italianos é anunciar os nascimentos e casamentos com adornos de fitas. Quando nasce um bebê, o adorno é colocado na porta da casa com o nome da criança. Assim, os vizinhos ficam sabendo e visitam a família para levar presentes e comida. Já nos casamentos, os italianos enfeitam o carro dos noivos e do cortejo com fitas brancas. 

Bruxa Befana 

Uma tradição que acontece na noite do dia 5 para o dia 6 de janeiro é a visita da bruxa Befana às crianças. Para os pequenos que se comportaram bem, a bruxa deixa caramelos e doces em meiões pendurados em algum lugar da casa. Já para os que não se comportaram tanto assim, a bruxa deixa um pedaço de carvão. É diversão na certa!

tradições e costumes italianos befana

2 – Italiano x Dialeto

Para quem estuda italiano e acha que vai chegar na Itália entendendo tudo, vamos com calma. A língua oficial do país é o italiano, porém, há diversos dialetos que são falados por cerca de 7% da população. Entre eles estão: Sardenha; Friuliano; Napolitano; Siciliano; Liguriano; Piemontês; Veneziano e o Calábrio. Além disso, outras línguas também são faladas pelos italianos, como albanês, o bávaro, o catalão, o cimbriano, o corso, o croata, o francês, o alemão, o grego, o esloveno e o walser. Ufa! Mas não desanime, saber o italiano já em um ótimo primeiro passo!

Leia também:
5 filmes italianos para assistir na Netflix
[TOP 10] Os melhores doces italianos para você experimentar

3 – Moda com marcas de luxo

Para quem é mais antenado com o mundo da moda sabe que volta e meia é realizado um desfile das grifes italianas famosas. Ou então também é só assistir a um red carpet do Oscar para escutar as atrizes famosas de Hollywood respondendo às perguntas sobre o seu vestido com nomes como Valentino, Armani e Versace. Sim, isso porque essas marcas, assim como outras, como Prada, Gucci, Dolce & Gabbana há décadas ditam várias tendências na moda. A cidade de Milão tem o mercado financeiro bem aquecido em parte pelos negócios provindos do mercado da moda. 

tradições e costumes italianos  moda

4 – Patrimônio cultural 

E claro que não poderíamos falar sobre as tradições e cultura italiana sem falar sobre a história riquíssima do ponto de vista da arquitetura e design italiano. Isso porque pelo menos 50 patrimônios da humanidade estão no território italiano. Entre todos eles, destacam-se a Torre de Pisa, as cidades de Veneza e Verona, o Coliseu em Roma, o centro histórico de Florença, o Duomo de Milão e o sítio arqueológico em Pompeia.

tradições e costumes italianos  arquitetura

Além da arquitetura, outro assunto que merece destaque é um estilo musical, a ópera. Destaque para as obras-primas de Giuseppe Verdi, Giacomo Puccini, Gioacchino Rossini e Antonio Vivaldi. 

E a ópera continua conquistando milhares de corações com os famosos tenores como Luciano Pavarotti e Andrea Bocelli, além dos mais atuais, como Laura Pausini e Eros Ramazzotti. 

5 – Família

Impossível falar sobre a cultura e tradições italianas sem falar sobre um dos grandes valores dos italianos, a família. Quem nunca viu um filme ou cena de uma novela em que uma típica (e grande) família italiana se reunia  em torno de uma mesa repleta de comida, em que todos falavam ao mesmo tempo, dando pitacos na vida dos outros e no final sempre alguém discutia, mas depois acabava se abraçando e fazendo as pazes?

Pois é, assim normalmente são as famílias italianas. E quando falamos em família grande, isso não se refere apenas ao fato de ter muitos filhos, não. É porque quando nos referimos à família italiana isso não significa apenas pai, mãe e filhos, como normalmente é no ocidente. 

Lá, a família ganha uma extensão bem maior, naquele esquema de tio, tia, primos, cachorro, gato e papagaio. Além disso, as famílias reúnem-se com certa frequência em encontros regados a muita comida e claro, um bom vinho. 

Ah, todas essas tradições e curiosidades aguçam ainda mais a vontade de conhecer este país que tem uma cultura tão rica e diversificada, não é mesmo? 

E já sabe, se tiver dúvidas ou precisar de algum tipo de orientação com relação à vistos ou cidadania italiana, entre em contato com a nossa central de atendimento através dos telefones: (41) 3024-8414,  ou pelo whatsapp: (41) 8815-8414.

E você, conhece mais alguma curiosidade sobre a cultura e tradições italianas que não pode ficar de fora da nossa lista? Conte para gente nos comentários!

Com imagens e informações: Pinterest; ilpalio.org; brasilescola.uol.com.br almadeviajante.com. 

 

Navegue pelas Categorias

Leia nosso blog