EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Mito ou verdade: se eu não tiver o sobrenome do antepassado, perco o direito à cidadania italiana?

Muitas pessoas acreditam que, para reivindicar o direito à cidadania italiana por meio da ligação genética, é necessário ter o mesmo sobrenome que o antepassado. Será que isso é realmente verdade? Vamos descobrir juntos!

Ouvimos muito essa dúvida, mas é importante deixar claro que a cidadania é transmitida pelo sangue e não pelo nome de família. O que importa é o vínculo de descendência entre você e seu antepassado italiano, independentemente do sobrenome que carregam.

Exatamente! Se você tem ascendência italiana, mesmo que o sobrenome tenha mudado ao longo das gerações, isso não interfere no seu direito à cidadania. O que importa são os registros de nascimento e casamento que comprovem a linha de descendência.

Portanto, se você é descendente de um italiano, não deixe de buscar seus direitos à cidadania. Muitas vezes, mitos e informações equivocadas podem desencorajar as pessoas, mas a lei é clara, e você tem o direito de reivindicar sua cidadania por descendência.

 

E qual a importância do sobrenome no direito à cidadania italiana

Sem sombra de dúvidas, os italianos estão entre os povos responsáveis pela maior população do mundo, por isso é muito provável que você também tenha ascendência italiana. Mas como saber isso? Uma das maneiras mais comuns é pelo sobrenome na Itália.

O sobrenome na Itália, assim como em muitos outros países, tem uma grande importância tanto para a cultura, quanto na vida das pessoas. Acontece que ele é uma forma não apenas de identificação, mas também pode revelar informações sobre a origem e a história da família. Além de formar laços familiares, muitas vezes os sobrenomes são utilizados para criar uma sensação de pertencimento a uma determinada comunidade.

 

direito à cidadania italiana almoço

 

Leia também:
Conheça os 15 sobrenomes mais populares na Itália

 

Existem algumas curiosidades acerca do sobrenome na Itália que você vai gostar de saber!

Uma estimativa realizada pelo site focus.it. aponta que na Itália há mais de 300.000 sobrenomes distintos.

A importância do sobrenome na Itália é tamanha que existe até mesmo um Museu do Sobrenome, que fica localizado em Padula, um vilarejo ao sul da província de Salerno. Por fornecer serviços didáticos lá é possível visualizar documentos, fazer pesquisas genealógicas, análise grafológica e descobrir a história da família.

Talvez você não saiba, mas em um passado muito distante, os italianos não possuíam o costume de utilizar sobrenomes. Tudo mudou quando a população do país da bota aumentou e assim eles perceberam a necessidade de diferenciar uma família da outra.

Aí então, entre os anos de 1545 e 1563, adotar um sobrenome na Itália virou algo corriqueiro, mas a prática ganhou ainda mais força quando houve o Concílio de Trento, pois eles reforçaram a urgência dessa medida entre aqueles que estavam sendo batizados, casando-se ou sendo sepultados.

Foi assim que surgiram os notáveis sobrenomes na Itália e que agora podem ser prontamente diferenciados, pois neles geralmente existem consoantes duplas e terminam em vogais.

Ainda nesse sentido, existem algumas tradições e rituais associados ao sobrenome na Itália. O principal destaque sem dúvidas é para a transmissão do sobrenome paterno para os filhos, mas também da inclusão do sobrenome da mãe, no final do sobrenome já existente, após o casamento.

 

direito à cidadania italiana

 

Algumas características da família passaram a definir os sobrenomes

De forma geral o sobrenome na Itália pode ser dividido em diversas categorias como, por exemplo:

– A localidade exata onde esses parentes moravam;

– A atividade profissional exercida pelo chefe de família;

– De quem a pessoa era filha, ou seja, filiação (patronímico);

– Homenagem ao primeiro nome do principal antepassado;

– Identificar se a família deixou crianças desabrigadas ou se os pequenos eram órfãos;

– Relacionado a principal característica da linhagem.

 

Esperamos que esse post tenha esclarecido essa dúvida tão comum referente ao direito à cidadania italiana. Compartilhe com seus amigos e familiares para que eles saibam disso também – muitos brasileiros têm direito à cidadania italiana e não sabem disso.

Quer saber mais sobre cidadania e outros temas interessantes? Entre em contato com a nossa equipe de especialistas  através do nosso WhatsApp e saiba mais sobre o seu direito à cidadania italiana. Será um prazer auxiliar no resgate da história e origem da sua família.    

 

Leia nosso blog