EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Conheça os 15 sobrenomes mais populares na Itália

Você já percebeu que cada país tem algum sobrenome que é mais comum do que os outros? Dessa forma, quais seriam os sobrenomes mais populares da Itália? Nós vamos te contar tudo. Vem ler!

Os sobrenomes mais populares da Itália são muito pesquisados, uma vez que grande parte do nosso povo possui descendência dos imigrantes da terra da bota. E saber suas origens pode ser importantíssimo para um pedido de cidadania, por exemplo.

Mas, você sabia que alguns sobrenomes são compartilhados por milhões de pessoas, mas que nem por isso elas precisam ter algum parentesco direto? Entretanto, é muito provável que ele tenha tido a mesma origem. E a boa notícia é que você pode aprender sobre ele. 

Mas, como? Há algum estudo falando dos sobrenomes?

Sim!!!! O nome dessa ciência é Onomastics. Na verdade, trata-se de um ramo da linguística que faz esse estudo. 

Com ele os estudiosos podem analisar cada país e elaborar uma espécie de guia que ajudará a alimentar a história da civilização humana, mais precisamente a identidade histórica mundial. Ou seja, os historiadores e genealogistas descobrirão padrões de cultura, assentamento e raízes ancestrais. 

Como os primeiros sobrenomes surgiram?

As origens dos sobrenomes remontam à Idade Média, quando começaram a ser herdados e transmitidos de geração em geração. Inicialmente, apenas a nobreza e o clero possuíam sobrenomes. Isso se deveu ao fato de que ao transferirem suas terras para os filhos, tornou-se necessário documentar a titularidade do território. Para identificar a família, passaram a usar o sobrenome. Com a Lei Sálica de Sucessões, muitos passaram a usar o nome do imóvel que administravam ou de algum ancestral famoso.

Por outro lado, as classes mais baixas residiam no sistema feudal, sendo portanto propriedade dos senhores. Só mais tarde adotaram essa prática, utilizando características físicas, localizações geográficas ou nomes de profissões, por exemplo.

sobrenomes mais populares na Itália
Como os sobrenomes são divididos?

Geralmente são usadas cinco categorias diferentes para as etimologias: ocupacional, descrição pessoal, nome de um local, nome de um ancestral e nomes que significam patrocínio. 

Ou seja, a diversas inspiração que nos mostram mais sobre a história e a cultura de diferentes sociedades. 

Sobrenomes na Europa

Segundo os historiadores, após a Peste Negra, a Europa passou por um aumento populacional muito significativo, então as pessoas precisavam destoar.

Portanto, os sobrenomes que são mais comuns em cada país nos fazem lembrar de onde viemos e de épocas em que o mundo era bem menor.

Leia também:
Mas, afinal, o que é e como fazer a árvore genealógica?
Quer saber como é morar em Verona? Vem conferir tudo

Sobrenomes mais populares da Itália

A empresa de crédito online NetCredit fez uma mapa-múndi com os sobrenomes preponderantes em todos os país do planeta. Para determinar o sobrenome mais comum em todos os países, eles analisaram dados de sobrenome no portal de genealogia Forebears.io, em vários censos de países e outras fontes. 

Informações etimológicas vieram do Dicionário Oxford de Nomes de Família Americanos, do Dicionário Oxford de Nomes de Família na Grã-Bretanha e na Irlanda e em várias outras fontes. Segundo eles, comparado com o resto do mundo, é muito mais provável que os europeus tenham um nome conectado ao trabalho de um ancestral

Semelhantemente, o site Cognomix mapeou os sobrenomes italianos. Ele mostra as áreas com maior concentração e ainda, em alguns casos, mostra o seu significado. Então, se o seu sobrenome aparecer na lista, existe uma grande chance de ele ser italiano. Mas, vale ressaltar que há sobrenomes com origens.

Abaixo, você vai saber quais são os sobrenomes mais populares na Itália e como alguns deles surgiram. Será que o seu está na lista? 

1-Rossi

2-Russo

Os sobrenomes Rossi e Russo derivam da palavra “rosso”. Ou seja, vermelho em italiano. Os primeiros italianos que assim foram chamados provavelmente eram ruivos.

3-Ferrari

Provavelmente tenha sua origem na palavra “fabbro”, que é ferreiro em italiano. Difundido particularmente no Norte.

4-Esposito

Esse sobrenome é associado às crianças que eram deixadas pelos pais biológicos para a adoção, na chamada roda do exposto (uma roda cilíndrica giratória onde se colocava o bebê abandonado). Significa “expostos” ou “expostos para a proteção da Madonna (Virgem Maria)”.

Imagem de uma roda dos expostos onde as crianças eram colocadas para adoção

5-Bianchi

Significa “branco”, “alvo”, “cândido”. Está relacionado à característica física (cabelo ou pele muito pálido) ou até mesmo a regiões com casas brancas (sendo toponímico).

6-Romano

Aquele que veio de Roma. Foi criado para titular os nativos de Roma. É bastante popular no Centro e Sul da Itália, alcançando aproximadamente 17.691 famílias.

7-Colombo

Surgiu a partir da palavra italiana colomba, que significa “pomba”. A ave simboliza paz, harmonia, pureza e esperança.

8-Ricci

Aquele que “apresenta cabelos encaracolados”. Outra teoria diz que ele pode ter derivado de nomes próprios medievais, como Ricciarellus.

9-Marino

10-Greco

Aquele que veio da Grécia. Outra possibilidade é referente a uma característica, pessoa inteligente.

sobrenomes mais populares na Itália grecia

11-Bruno

12-Gallo

Um sobrenome italiano que tem seu significado atrelado ao sul da Itália, onde há muitos locais com o nome “Gallo”, como exemplo: Gallo Matese.

13-Conti

Esse sobrenome tem origens incertas. É provável que tenha surgido a partir da palavra italiana conti, que significa “contas”, que pode também ter relação com pessoas que cuidam de contas, como, por exemplo, contadores.

14-De Luca

Um sobrenome que deriva do nome próprio Luca, que é uma variante italiana do nome latino Lucas, ele pode ter o significado de “filho de Luca”. Quer dizer “aquele que traz a luz”, “luminoso”, “brilhante”. Por isso o sobrenome pode também significar, “filho do que vem da Lucânia”, “filho daquele que traz luz”, “filho do luminoso”.

15-Mancini

E aí, o seu é um dos sobrenomes mais populares na Itália? Conta para gente aqui nos comentários, queremos saber! Ah, e fica de olho no nosso instagram @aquilacompany que toda a semana tem post sobre a origem dos sobrenomes italianos e o seu pode já até estar lá! 😉
       

Com informações de: thefools.com.br; charlezine.com.br; pesquisaitaliana.com.br;  institutocidadaniaitaliana.org.br

Leia nosso blog