EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Como conseguir residência permanente nos EUA sendo investidor?

A residência permanente nos EUA pode ser adquirida por investidores que pretendem iniciar seus negócios no país. Pronto para entender como funciona essa ótima oportunidade?

Certamente podemos afirmar que os Estados Unidos é um país muito receptivo quando se trata de abrigar permanentemente pessoas que movimentam a economia local. Justamente por esse motivo, a residência permanente nos EUA é uma opção viável quando nos referimos ao grupo específico dos não-cidadãos de investidores, empresários, empreendedores e autônomos. 

Supreendentemente, a modalidade de visto EB-5 foi instituída pelo Congresso como parte da Lei de Imigração lá em 1990. Inevitavelmente, ao longo do tempo ele passou por algumas adaptações até chegar a sua versão final em 2019, onde até hoje tem termos frequentemente atualizados.

Ou seja, sobretudo é um Green Card por meio do emprego, nesse caso o investimento. Esse fato garante aos profissionais estrangeiros a residência permanente nos EUA, após cinco anos sendo titulares de um Green Card, mas desde que eles apliquem um valor considerável no país da América do Norte, justamente para impulsionar o crescimento econômico. 

 

residência permanente nos EUA

 

Mas quais as vantagens da residência permanente nos EUA, EB-5, em vista das demais aplicações voltadas aos trabalhos?

– O país também permite a entrada de familiares como acompanhantes, tais como cônjuges e os filhos menores de 21 anos;

– Não há a necessidade de o investidor possuir um diploma de ensino superior;

– Do mesmo modo não será preciso a comprovação de habilidades excepcionais;

– Ainda no mesmo sentido, o candidato que pretende aplicar para a residência permanente nos EUA nessa categoria não precisa apresentar uma Certificação do Trabalho;

– Essa modalidade isenta o requerente de permanecer em filas de espera;

– Por último, após cinco anos com o Green Card, existe a possibilidade do investidor ser elegível para a cidadania americana por naturalização.

 

 

Conheça as qualificações necessárias para o visto EB-5, de residência permanente nos EUA

– Primeiramente é necessário que a empresa em questão tenha sido criada após 29 de novembro de 1990;

– Outra opção que reserva vistos para investidores estrangeiros, o Regional Center Program, é a compra e reestruturação de uma companhia já existente no território americano, com criação em qualquer data;

– Com toda a certeza o investidor deve ter um papel ativo em seu estabelecimento;

– Ademais é preciso apresentar um plano de negócios onde fique claro como a economia dos Estados Unidos será beneficiada por esse investimento;

– A modalidade da empresa deve ser uma propriedade individual, corporação, parceria ou joint venture;

– Enfim, a residência permanente nos EUA exige o investimento de US$ 1,8 milhão;

– Porém, em áreas de emprego específicas (TEAs) e com regiões designadas, tais como áreas rurais ou com alta taxa de desemprego e com uma economia menos desenvolvida, que são definidas pelo Departamento de Segurança Interna (DHS), o valor será de US$ 900 mil;

– Preencher o Formulário I-526 (Petição de Imigração por Empreendedor Estrangeiro), junto aos Serviços de Cidadania e Imigração dos EUA (USCIS);

– Aí então, com o formulário em mãos o investidor deve ter provas de que seu capital não foi adquirido de maneira ilegal;

– Aliás, a atividade deve criar ou preservar ao menos 10 empregos de trabalhadores americanos, em tempo integral.

 

residência permanente nos EUA residente visa

 

Leia também:
5 características da cultura dos EUA que vão te fazer querer morar lá

 

Além disso, quais são as documentações adicionais?

– Formulário DS-260 (Visto de Imigrante e Pedido de Registro de Estrangeiro);

– Passaporte válido;

– Fotografias atualizadas;

– Documentos civis;

– Suporte financeiro;

– Exame Médico;

– Pagamento de taxas.

 

residência permanente nos EUA residente

 

Mas, para que o investidor consiga a residência permanente nos EUA, de onde deve vir o capital?

De forma geral, esse conjunto de bens pode ser originário de dinheiro, equipamentos, estoque, certificados de depósito, títulos do tesouro e até mesmo de empréstimos garantidos por ativos do investidor.

 

Em quanto tempo o investidor obtém a resposta sobre sua aplicação para essa categoria? 

Geralmente, o Serviços de Cidadania e Imigração dos EUA costuma responder sobre o processo de inscrição para a residência permanente nos EUA de quatro a seis meses.

 

Visto aprovado, o que ocorre na sequência?

Após a aprovação, o investidor terá em mãos um Green Card condicional, isto é, sua residência no país da América do Norte será temporária, de dois anos. 

Quando esse período estiver chegando ao fim, uns três meses antes mais ou menos, o investidor precisa preencher um novo formulário, o I-829 (Petition by Entrepreneur to Remove Conditions). 

Aí então, caso você tenha atendido todas as determinações do governo como um investidor dos EUA, você obterá o Green Card permanente.

 

residência permanente nos EUA

 

Para finalizar, devido aos inúmeros requisitos que envolvem essa modalidade, desde uma extensa lista de documentos e informações jurídicas muito complexas, o mais recomendado é que os interessados possam contar com o auxílio de uma consultoria especializada. E você já sabe que pode contar com a ajuda dos nossos especialistas em residência permanente nos EUA, através do nosso WhatsApp. Entre em contato e realize o sonho de morar e investir nos Estados Unidos!

 

Com imagens e informações de: Freepik; uscis.gov; travel.state.gov; forbes.com; the-american-dream.com.

 

Leia nosso blog