EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

É possível trabalhar com educação infantil em Portugal?

Se a sua curiosidade é saber como é trabalhar com educação infantil em Portugal, nós viemos te contar que existem muitas ofertas de emprego nessa área, pois a população portuguesa tem muitas crianças. Vem saber mais!

Se a sua área é educação infantil e você ama ensinar, já pensou em trabalhar com educação infantil em Portugal exercendo uma das mais antigas e mais importantes profissões do mundo? 

Antes de mais nada tenha em mente que segundo o PORDATA,em 2022, dos 10.444.242 indivíduos lusitanos, 1.880.144 são crianças com idade entre 0 a 19 anos. 

Assim sendo, em terras lusitanas, essa é uma carreira bem valorizada, sendo a educação infantil muito promissora, a qual valoriza seus educadores de infância (como são chamados os professores infantis por lá). 

Apenas para que você possa ter uma ideia, esses profissionais devem ter o mesmo nível, bem como a mesma formação, além de contarem com o mesmo estatuto profissional, que os demais professores com outros graus de ensino.

 

Professor iniciante: como fazer uma boa gestão da sala de aula nos Anos  Finais do Fundamental | Nova Escola

 

O que é preciso para trabalhar com educação infantil em Portugal?

De forma geral, para trabalhar com educação infantil em Portugal, por exemplo, é necessário ter qualificação na área, ou seja, é exigido um diploma universitário de licenciatura reconhecido pelo Ministério da Educação de Portugal, sendo preciso ter uma formação em áreas da educação tais como pedagogia.

E não para por aí, pois o Ministério da Educação e Ciência português, mais especificamente o órgão da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), exige que os professores tenham o título de mestrado com base no nível escolar de sua atuação e na área específica das disciplinas. Isso é, para trabalhar com educação infantil em Portugal é necessário que você seja mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.

Entretanto, por se tratar de um profissional estrangeiro, antes de trabalhar no país lusitano é preciso validar o diploma, de maneira online pelo site da DGES, mostrando a equivalência das grades curriculares. 

Basicamente, a documentação exigida para ter o diploma reconhecido é:
– Diploma com Apostila de Haia;

– Grade curricular do curso;

– Histórico escolar;

– Cópia da dissertação ou tese.

 

rabalhar com educação infantil em Portugal profe

 

Leia também:
Como funciona o visto de estudante para Portugal

 

Mas como é o currículo disciplinar da graduação dos professores portugueses?

– Conhecimentos, capacidades, atitudes e competências no âmbito da educação e no desempenho na sala de aula, sistema de ensino, relação com a comunidade e participação crítica no desenvolvimento de políticas educativas e de metodologias de ensino; 

– Conhecimentos sobre didáticas específicas que envolvem os conhecimentos, capacidades, atitudes e competências do ensino nas áreas curriculares ou disciplinas e nos diferentes níveis e ciclos de ensino;

– Atividades de iniciação à prática profissional (observação e colaboração em situações de educação e ensino) a prática supervisionada na sala de aula e na escola, planejamento e avaliação do trabalho pedagógico;

– Formação cultural, social e ética e preparação para as áreas curriculares não disciplinares e a reflexão sobre as dimensões ética e cívica da atividade docente;

– Formação em metodologias de investigação educacional;

– Formação na área da docência pela formação académica adequada às exigências do nível de ensino.

 

Trabalhar em escolas públicas em Portugal

Apenas brasileiros com nacionalidade portuguesa, ou abrangidos pelo Instituto de Igualdade de Direitos, poderão lecionar nessas instituições, visto que o governo lusitano exige que esses profissionais sejam contratados após serem aprovados em concursos públicos.

 

Trabalhar em escolas privadas em Portugal

Assim como no Brasil, você deverá pesquisar vagas de emprego nessas instituições, contar com uma carta de apresentação, mandar o currículo e, caso passe na seletiva, fazer as entrevistas.

 

O que mais você deve saber sobre trabalhar com educação infantil em Portugal?

Por lá, a média salarial para um professor de ensino básico varia de 1.518 euros por mês até 2.137 euros. Isso acontece porque os valores são calculados com base no escalão, isso é, a experiência em docência que você possui, fato que leva em conta a categoria de ensino, estado civil e número de dependentes. Porém, as experiências brasileiras não são levadas em conta e você deverá fazer todo o processo desde a primeira etapa.

Há ainda aquelas que oferecem os benefícios aos funcionários tais como subsídio de refeição, cursos de formação e planos de carreira. Entretanto, tudo dependerá da efetivação e das formas de contrato feito pelas escolas pois, no caso das instituições particulares, elas podem ser um pouquinho diferentes, por isso fique atento.

Já as melhores cidades para encontrar um emprego são Lisboa e Porto, mas há boas oportunidades espalhadas por todo o país. Para quem deseja uma vaga, a dica é procurar os editais abertos no site da DGAE, ou para instituições privadas em sites como LikedIn, Sapo Emprego e JobAtus.

Ainda nesse sentido, geralmente ao trabalhar com educação infantil em Portugal, você terá uma carga horária de segunda a sexta-feira, totalizando 40 horas letivas de trabalho semanais, quando em período integral.

Por fim, certamente uma das maiores diferenças que você vai presenciar se dá no ano letivo, uma vez que ele começa no mês de setembro e só vai finalizar em junho do próximo ano. Ou seja, as férias de inverno acontecem em janeiro e as de verão entre os meses de junho a setembro.

 

trabalhar com educação infantil em Portugal

 

Saiba mais sobre o sistema de ensino português

As matrículas escolares acontecem entre os meses de abril a junho, e já no fim do mês de julho os pais conhecem a escola onde os seus filhos vão estudar.

As turmas portuguesas, geralmente, contam com 26 a 30 alunos por sala.

Enquanto isso, a carga horária dos cursos varia de acordo com o nível escolar, sendo 25 horas semanais para crianças dos 0 aos 10 anos e, aí então, sobe para 30 horas no quinto ano de escolar. Além disso, para aqueles que optam pelo sistema integral as aulas são ministradas das 9h às 17h30, com pausa de 1 hora para o almoço. Entretanto, os horários do 2º e 3º ciclo são reduzidos, acontecendo até às 16h30 ou então com as tardes livres.

Assim como no Brasil há escolas públicas e privadas, mas grande parte da população opta pelas públicas. As instituições públicas são gratuitas, mas os pais devem arcar com as despesas dos materiais escolares e da alimentação, entretanto, de acordo com a renda, algumas famílias podem conseguir subsídios do governo português.

Como é o sistema de ensino?

– Creches: 0 a 3 anos;

– Pré-escolas: 3 a 6 anos;

– Primeiro ciclo (1º ao 4º ano): 6 a 10 anos;

– Segundo ciclo (5º ao 6º ano): 10 a 12 anos;
– Terceiro ciclo (7º ao 9º): 12 a 15 anos;

– Ensino secundário: 15 a 17 anos;

– Ensino universitário: a partir dos 18 anos.

 

Você está pronto para essa experiência interessante de trabalhar com educação infantil em Portugal? Então se você ainda tiver alguma dúvida sobre como obter a nacionalidade portuguesa para poder realizar o seu sonho de trabalhar em Portugal, entre em contato com nossa equipe de especialistas através do nosso WhatsApp. Clique agora no banner abaixo, será um prazer responder às suas questões e ajudar na sua realização.

 

Com informações de: pordata.pt; redalyc.org; mundoafrente.com; br.indeed.com; sippeb.pt; snesup.pt; santander.pt; youtube.com; dges.gov.pt.

 

Leia nosso blog