EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Como funciona o visto de estudante para Portugal

Para os estudantes que não possuem a cidadania europeia, o visto de estudante para Portugal é a melhor maneira para ter acesso às inúmeras instituições de qualidade.

O visto de estudante para Portugal (D4) se trata de uma autorização do governo português para que os alunos possam residir de maneira legal no país. Nesse sentido, com ele é possível garantir tanto o ensino em básico, quanto o ensino médio ou ainda o ensino superior.

Assim sendo, o documento é obrigatório, permitindo que alunos internacionais estudem em instituições de ensino portuguesas por um período determinado, sendo o mínimo de 4 meses e podendo ser renovada de acordo com a grade da instituição. 

As duas modalidades nas quais ele pode ser dividido são:

– Visto temporário: permanência máxima de um ano. Sendo recomendado para cursos de curta duração, bolsas de pesquisa e inovação, estágio profissional não remunerado e voluntariado.

– Visto de residência: permanência superior a um ano, ideal para quem vai se matricular em colégios ou universidades (graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado, pós-doutorado) e investigação científica.

Outro ponto importante é o fato de que essa é uma modalidade paga e que esse pagamento para obter o visto de estudante para Portugal deverá ser feito via boleto. O valor será em torno de R$ 661,97.

 

visto de estudante para Portugal

 

Conheça algumas informações muito úteis a quem deseja conquistar o visto de estudante para Portugal

Primeiramente trazemos uma boa notícia, a de que alguns membros da família do estudante também contam com o direito de residir no país. São eles:

– Cônjuges ou pessoas em união estável;

– Pais que estejam sob os cuidados do estudante;

– Irmãos menores, caso o estudante seja o responsável legal;

– Filhos menores, adotados ou que possuam alguma incapacidade;

– Filhos maiores desde que sejam solteiros e também estejam estudando em Portugal.

Ademais, outra informação que você certamente vai gostar de saber é que agora a Lei dos Estrangeiros em Portugal permite que aqueles que aplicaram para o visto de estudante para Portugal possam trabalhar no Velho Continente, porém é necessário conseguir uma autorização do Serviços de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

Entretanto, antes de nos aprofundarmos sobre o passo a passo para a retirada dessa modalidade de visto, precisamos frisar que tanto os requisitos, quanto os procedimentos exatos para obter o visto de estudante podem variar com base na sua nacionalidade, instituição de ensino e outros fatores.

 

visto de estudante para Portugal bandeira

Leia também:
População de Portugal rejuvenesce com imigração em massa de jovens brasileiros

 

Saiba mais sobre o funcionamento dos processos do visto de estudante para Portugal 

É preciso ser admitido em uma instituição de ensino lusitana: antes mesmo de fazer a solicitação do visto de estudante para Portugal, você precisa escolher entre as inúmeras instituições de ensino portuguesas, se candidatar para uma vaga e ser admitido. Isso pode incluir universidades, institutos politécnicos, cursos de curta duração, escolas de idiomas ou qualquer outra instituição que tenha seu ensino reconhecido pelo órgão local.

Fazer o levantamento da documentação necessária: Para solicitar essa modalidade de visto há uma série de documentos que precisam ser enviados ao consulado. Entre eles estão:

– Passaporte (a data de validade deve ser superior a 3 meses do regresso);

– Cópia do passaporte;

– Cópia da carteira de identidade;

– Seguro viagem;

– Autorização do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF);

– Atestado de antecedentes criminais;

– Duas fotografias 3×4 coloridas e recentes;

– Declaração de visto;

– Declaração de recebimento pelos Correios;

– Envelope para devolução de documentos;

– Cópia do boleto bancário pago;

– Formulário de pedido de visto;

– Requerimento de visto;

– Carta de admissão da instituição de ensino;

– Autodeclaração (com informações do curso, faculdade, período letivo e hospedagem);

– Comprovante de alojamento nas terras lusitanas.

Agendar a entrevista: após reunir os inúmeros documentos necessários, você precisará agendar uma entrevista em um consulado ou embaixada de Portugal que estão localizadas aqui mesmo no Brasil. É nessa entrevista que você responderá ao questionamento sobre suas intenções de estudo no país, que fornecerá os documentos e que pagará as taxas aplicáveis ao visto de estudante para Portugal.

Processamento do visto: O tempo de processamento do visto pode variar, mas geralmente leva em torno de 60 a 90 dias. O deferimento pode ser recebido na residência ou retirado no consulado. Porém, é recomendável iniciar o processo com antecedência para evitar atrasos.

Chegada em Portugal: Depois de obter o visto de estudante para Portugal, você finalmente poderá viajar. Então na sequência, já no momento da chegada, é provável que você precise apresentar seu visto de estudante para Portugal ao oficial de imigração e fornecer informações adicionais, como seu endereço de residência no novo país.

 

Fotos Jovens Estudando, 85.000+ fotos de arquivo grátis de alta qualidade

 

Agora que você chegou ao fim do post, certamente já conhece as principais informações sobre o visto de estudante para Portugal. Porém, caso precise obter informações atualizadas e precisas sobre o processo de visto de estudante é recomendável entrar em contato com o consulado ou embaixada de Portugal, aqui no Brasil. E se ainda assim existirem dúvidas, você sempre pode entrar em contato via  WhatsApp  com a equipe de especialistas da Aquila Global Group. 

 

Com informações de: vfsglobal.com; vidadeturista.com; eurodicas.com.br; nacionalidadeportuguesa.com.br; eduportugal.eu; vidanauniversidade.com.br.

 

Leia nosso blog