Trabalhar na Itália é, sem dúvidas, o sonho de muitos brasileiros que estão em busca da dupla cidadania. Então, nesse sentido, quais seriam as cidades na Itália que mais oferecem trabalho? É o que você descobre a seguir!
Se você está aplicando para obter a cidadania italiana certamente tem como sonho conseguir um emprego na terra da bota. Porém, o que talvez você não saiba é que existem algumas localidades conhecidas por serem as cidades na Itália que mais oferecem trabalho. Importantíssimo levar isso em consideração antes da mudança, não é mesmo?!
Mas, antes de mais nada, a gente te atualiza um pouquinho sobre o mercado de trabalho na Itália de forma geral:
Antes de mais nada saiba que apesar da economia italiana ser uma das maiores do mundo, o país foi muito afetado pela pandemia da Covid, então o mercado de trabalho por lá passa por uma rápida recuperação, especialmente nas áreas de turismo, hotelaria, gastronomia e outros serviços.
Certamente, esse é um país onde as condições do mercado de trabalho podem variar de acordo com suas diferentes regiões. Dessa forma, generalizando, o Norte do país apresenta uma economia mais forte sendo mais industrializado e desenvolvido em comparação com o Sul, que tem uma economia baseada na agricultura e em setores tradicionais, mas, da mesma forma, a taxa de desemprego também é mais alta nessa localidade.
Aliás, se tem um requisito exigido por quase todos os empregadores, e que sempre mencionamos por aqui, é o domínio da língua italiana.
Ademais, no momento em que conquistar uma qualificação profissional é importante estar atento aos diferentes tipos de contratos de trabalho oferecidos por lá.
Contudo, um dos pontos positivos é a legislação trabalhista desse país, pois além de abrangente, ela estabelece uma série de proteções para seus colaboradores, tais como: licença-maternidade, férias remuneradas e outros benefícios sociais. Além disso, a remuneração média líquida é de cerca de 1.200 a 2.000 euros por mês.
Assim, a Itália vem oferecendo muitos incentivos relacionados à imigração, o que significa que muitos estrangeiros conseguem encontrar oportunidades principalmente em setores como agricultura, TI, marketing, comércio, indústria, cozinha, construção, trabalhos manuais, turismo, marcenaria, mecânica, esteticista, eletricistas e encanadores.
Por fim, o Observatório da Associação Nacional das Agências de Emprego da Itália fez um levantamento, em 2023, e apontou que 30,24% das novas contratações deverão acontecer no Noroeste, 24,4% no Nordeste, 20,2% no Centro e os restantes 25,2% no Sul e Ilhas do país europeu.
Porém, sabemos que se você chegou até aqui o que deseja mesmo saber é sobre quais são as cidades na Itália que mais oferecem trabalho. Então, esteja ciente de que existem muitas, mas optamos por eleger 5 delas com mais oportunidades. Confira!
Conheça abaixo as cidades na Itália que mais oferecem trabalho
1- Bolonha
Bolonha, na Emília-Romanha, tem uma atmosfera internacional e diversificada. É lá também que estão os salários mais altos, com uma média de 1.424 euros por mês.
Um ponto pelo qual a cidade também é conhecida é por oferecer uma infinidade de espaços para quem trabalha remotamente, ou como são chamados na Itália “trabalhos inteligentes”.
Sua localização geográfica estratégica é devida a proximidade com outras grandes cidades, como Milão e Florença, fato que faz com que a cidade também possa oferecer oportunidades de emprego além das fronteiras.
Seu destaque para estar entre as cidades na Itália que mais oferecem trabalho é seu importante centro educacional, por contar com uma das universidades mais antigas do mundo, fato que faz com que o local atraia uma grande comunidade estudantil internacional e de todo o país. Portanto, aqueles que trabalham em segmentos relacionados à educação e de pesquisa se darão muito bem por aqui.
Ao considerar as cidades italianas que oferecem mais oportunidades de emprego, não se pode ignorar a próspera indústria criativa. Estes centros urbanos acolhem numerosos eventos culturais e festivais concebidos especialmente para os jovens, criando vagas em áreas como design, moda, cinema, música e artes visuais.
Além do setor criativo, outras indústrias também estão em ascensão. A indústria alimentar, o setor automóvel, a engenharia (eletrônica), a indústria transformadora (bancos, marroquinaria e vestuário), a tecnologia (Parque Tecnológico com startups e empresas inovadoras), bem como os serviços (turismo, hotelaria, comércio, saúde e serviços profissionais) estão florescendo nessas cidades da Itália.
Esteja você procurando emprego nas artes, tecnologia ou comércio tradicional, essa cidade oferece uma ampla gama de oportunidades de emprego.
2- Bergamo
Conhecida por ser a Capital da Cultura Italiana, Bergamo é uma cidade localizada na região da Lombardia. E por ser uma cidade relativamente pequena muito próxima a Milão, a economia das redondezas influência no local, além de haver a oportunidade de trabalhar nessas outras regiões.
Assim como outras das cidades na Itália que mais oferecem trabalho, Bergamo é forte no turismo, portanto é ideal para quem deseja uma colocação em restaurantes e bares, hotéis e lojas.
Por fim, outros dos impulsionadores da economia local são os setores manufatureiro (têxtil, vestuário, produtos químicos, mecânica e eletrônica), de engenharia e serviços.
3- Turim
Se você perguntar a qualquer italiano, ele, provavelmente, te dirá que a cidade localizada na região do Piemonte é conhecida por ser um importante centro industrial, especialmente no setor automobilístico. Também pudera, entre os nomes de peso destacam-se Fiat, Alfa Romeo e a Carrozzeria Pininfarina. Isso é uma grande oportunidade para quem deseja atuar com engenharia automotiva, montador, design, produção e áreas relacionadas.
E, embora seja menor que outras cidades italianas, o local tornou-se um centro de tecnologia e inovação com vagas para tecnologia da informação, software, inteligência artificial e IoT.
Além disso, nela que está entre as cidades na Itália que mais oferecem trabalho, a indústria manufatureira também tem forte presença, com um parque industrial significativo relacionado a setores como engenharia mecânica, metalurgia, eletrodomésticos, têxteis, produtos químicos, logística e vendas.
Leia também:
Como trabalhar como engenheiro na Itália?
4- Roma
A capital da Itália, no Lácio, sem sombra de dúvidas é uma cidade rica em história, arquitetura e cultura. Mas não para por aí uma vez que a “Cidade Eterna”, como é conhecida Roma, tem uma economia vibrante.
Com toda a certeza, uma das suas principais fontes de empregos é o turismo, afinal esse é um dos destinos turísticos mais procurados do mundo! As oportunidades de emprego estão em hotéis, restaurantes, agências de viagens, como guias turísticos e em outros serviços relacionados.
Mas ela também está na lista de cidades na Itália que mais oferecem trabalho, pois muitas empresas de renome têm suas matrizes lá, pois aqui está um dos principais centros de comércio mundiais. O setor de serviços, por exemplo, conta com comércio, varejo, hospitalidade, cuidados de saúde, atendimento ao cliente, marketing, vendas, finanças, contabilidade, bancários, consultoria empresarial, advocacia, serviços jurídicos e serviços pessoais.
Porém, uma das principais vantagens a se destacar é que a metrópole tem um forte movimento no setor público abrigando órgãos governamentais, administração pública, instituições, diplomacia, serviços sociais, organizações governamentais internacionais e não governamentais. Ou seja, muito importante para quem deseja realizar um concurso público assim que se tornar um cidadão italiano.
Roma também possui setores como educação (setor educacional, pesquisa científica, desenvolvimento acadêmico e projetos de pesquisa) e entretenimento (atuação, produção, direção, roteiro, fotografia e design).
5- Milão
Milão, na região da Lombardia, é certamente uma cidade fascinante com alta qualidade de vida, áreas verdes e muitos espaços públicos.
Inegavelmente, ela está entre as cidades na Itália que mais oferecem trabalho, pois é próspera, dinâmica e tem uma economia diversificada, ademais é considerada o centro financeiro e comercial da Itália.
Nesse sentido, a Bolsa de Valores, as grandes multinacionais e instituições financeiras estão alojadas nesta região e em seus arredores. São bancos, seguradoras, empresas de consultoria empresarial e contabilidade.
Posteriormente, Milão também é conhecida por ser o centro da moda italiana, abrigando uma das mais famosas semanas de moda internacionais e as principais marcas, estúdios e indústrias do setor. Em sua área estão empregos voltados especialmente para designers, marketing, produção, eventos e comunicação.
Na sequência podemos destacar outros segmentos que estão emergindo: indústria manufatureira (maquinário, automotiva, têxtil e de produtos químicos), tecnologia e startups (empresas de software, centros de pesquisa e incubadoras), mídia e comunicação (empresas de mídia, emissoras de TV, rádios, agências de publicidade e produtoras de conteúdo), turismo e hospitalidade (hotéis, restaurantes, agências de turismo, eventos e gestão de destinos turísticos) e educação e pesquisa (instituições de ensino superior e centros de pesquisa).
Chegamos ao fim do post de hoje e agora você já conhece as cidades na Itália que mais oferecem trabalho. Entretanto, tenha em mente que essas são apenas algumas das localidades italianas onde é possível conquistar uma oportunidade, uma vez que a economia da terra da bota está aquecendo. E se você sonha em conquistar a sua cidadania italiana e o seu lugar no mercado de trabalho italiano, mas precisa de ajuda para saber por onde começar, entre em contato via WhatsApp com a nossa equipe de especialistas e saiba como!
Com imagens e informações de: freepik; br.indeed.com; expresso-italia.com.br; vagaspelomundo.com.br; conexaoeuropa.com.br; adecco.it; trend-online.com; jobiri.com; initalia.virgilio.it; esquire.com; italianismo.com.br; eurodicas.com.br; queroviajarmais.com; cenciturismo.com.br; cnnbrasil.com.br.