EnglishItalianPortugueseSpanish

share

EUA emitiu maior número de vistos a brasileiros desde 2018

EUA emitiu o maior número de vistos no mês de março deste ano para o Brasil. Esse fato faz com que o nosso país ocupe a terceira colocação entre os países que mais recebem as autorizações de acesso. Saiba mais!

Com tantas notícias que circulam por aí a respeito da imigração, talvez você não saiba, mas em março de 2023 os Estados Unidos alcançaram um número recorde, que não era visto desde 2018, pouco antes da pandemia da covid-19, quando o EUA emitiu maior número de vistos para cidadãos brasileiros.

Então, nesse sentido, essa é uma notícia importante visto que atualmente estamos entre os primeiros colocados, ocupando a terceira posição, no que se refere aos países para os quais o EUA emitiu maior número de vistos.

 Esses são números oficiais, uma vez que se trata de uma sondagem realizada pelo Departamento de Estado norte-americano, sendo relacionados aos meses de janeiro a dezembro de 2022.

 

EUA emitiu maior número de vistos

 

Sabemos que o EUA emitiu maior número de vistos, mas o que mostra a pesquisa com relação aos números?

Juntos, os vistos expedidos pelo país norte-americano somam 815.842 admissões. Ainda nesse sentido é possível perceber que entre os vistos foram disponibilizadas mais de 80 modalidades. 

Para começar, podemos examinar os meses anteriores de 2023, mesmo ano em que o EUA emitiu maior número de vistos. No primeiro mês de janeiro, as autorizações concedidas totalizaram 75.520. Enquanto isso, no mês seguinte, fevereiro, essa soma caiu e chegou a 71.916. Ou seja, março teve um crescimento de 41,4% sobre fevereiro.

Ao analisarmos o ano de 2022, esses números significam um aumento de 618,8%, sendo 113.505 emissões. Já com relação ao ano de 2018, período em que os números também eram elevados, esse é um acréscimo de 26,4%, com 640.998 permissões de entrada.  

 

EUA emitiu maior número de vistos vistos

 

Mas quais são os vistos mais expedidos pelo país norte-americano?

1º lugar – Negócios ou turismo (B1/B2)

Não se trata exatamente de uma novidade, uma vez que essa sempre é a modalidade mais buscada pelos cidadãos brasileiros devido ao fato de ser um dos mais acessíveis e oferece a possibilidade de permanecer por até seis meses em terras americanas.

 Em março de 2023, o número de vistos dessa modalidade concedidos pelo governo americano foi de 101.703. Desde que esses dados mensais começaram a ser fornecidos pelo Departamento de Estado, isso nos mostra que essa quantidade é o maior volume de licenças em único mês.

Em 2022, a permissão para as viagens de negócios e turismo nos EUA representavam 91,76% do total. Já em 2021, com os limites impostos pela pandemia, é possível notar que houve um aumento de 944% com relação ao ano presente. 

Até então, o recorde havia sido de 2015 quando o EUA emitiu maior número de vistos com mais de 873 mil permissões de acesso disponibilizadas pelos consulados. 

 

2º lugar – Estudo e intercâmbio (J-1)

A segunda posição ocupada na lista teve 13,1 mil concessões, um aumento de 96% sobre o ano de 2022.

Esse visto tem grande procura justamente por universitários que buscam o ensino superior de qualidade oferecido pelo país. Esse fato faz com que hoje os EUA tenham, em 8º lugar, mais alunos brasileiros matriculados em suas instituições. 

Outro motivo pelo qual o EUA emitiu maior número de vistos para esse grupo é a falta de mão de obra qualificada, especialmente nos setores de tecnologia, ciência, matemática e engenharia. Dessa forma, ao estudarem no país, eles acabam encontrando vagas de emprego nessas áreas e ficam residindo no país norte-americano e colaboram com a economia local.

 

3º lugar – Estudo e intercâmbio (F-1)

Pelos mesmos motivos citados acima, a quantidade de vistos dessa modalidade disponibilizada para os brasileiros foi 8,8 mil. Entretanto, aqui está uma baixa de 10%, sobre o mesmo período do ano anterior.

 

Em 2022 a primeira posição era dos Profissionais altamente qualificados (EB-2)

Com 1.499 entregas, o EUA emitiu o maior número de vistos desse modelo quando comparado a 2021, com suas 390 emissões. Ou seja, um aumento de 284%.

Esse formato é destinado a profissionais já altamente especializados em áreas de grande necessidade dos Estados Unidos, especialmente profissionais da saúde, TI, engenheiros, comunicadores e outros.

 O benefício dessa modalidade está no fato de que ela possibilita o acesso ao tão sonhado documento que permite viver e trabalhar no país norte-americano, o green card.

 

Brasil pode alcançar 1 milhão de vistos norte-americanos, recorde em quase 10 anos | Metrópoles

 

Leia também:
5 motivos para viver nos EUA

 

Qual a colocação dos países para os quais o EUA emitiu maior número de vistos?

1º México – 283.381

2º India – 156.854

3º Brasil – 106.485

4º Colômbia – 56.648

5º China – 46.906

6º Filipinas – 35.419

7º Ecuador – 26.935

8º Argentina – 26.420

9º República Dominicana – 20.865

10º Israel – 19.936

Em 2022, nosso país estava atrás apenas do México (1,9 milhão) e da China (1 milhão). Já a quarta posição era ocupada pela Argentina (259 mil).

 

Alguns dados relevantes sobre as embaixadas e os consulados cujos quais o EUA emitiu maior número de vistos

Apesar dos números recordes, toda essa demanda pelos vistos faz com que as filas nas embaixadas e consulados também aumentem significativamente. 

Como uma maneira de resolver esse problema, a embaixada já conta com novos funcionários, entretanto o tempo de espera ainda é grande:
– São Paulo – em torno de 575 dias de espera;

– Porto Alegre – em torno de 463 dias de espera;

– Rio de Janeiro – em torno de 430 dias de espera;

– Recife – em torno de 417 dias de espera;

 Brasília – em torno de 413 dias de espera.

 

Confira o ranking dos postos diplomáticos com mais emissões entre 1º de outubro de 2021 e 30 de setembro de 2022:

1º Monterrey;

2º Cidade do México;

3º São Paulo;

10º Rio de Janeiro. 

 

E se você sonha em viver nos EUA, mas tem dúvidas por onde começar, entre em contato com nossos experientes profissionais de imigração através do nosso WhatsApp. Será um prazer te ajudar a realizar o sonho americano!

 

Com informações de: veja.abril.com.br; exame.com; agenciabrasil.ebc.com.br; m.panrotas.com.br; band.uol.com.br.

 

Leia nosso blog