EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Quais foram as cidades do Sul colonizadas por imigrantes?

As cidades do Sul colonizadas por imigrantes têm o poder de fazer com que você sinta que está na Europa sem nem mesmo ter saído do Brasil. Quer saber quais são elas? Confira!

A menor região do país é conhecida, ao longo da história, por ter sido povoada por muitos imigrantes de diferentes localidades da Europa. É por esse motivo que muitas cidades do Sul colonizadas por imigrantes possuem diversos aspectos do Velho Mundo na sua cultura, arquitetura e gastronomia.

Conheça abaixo como foram divididas as comunidades de europeus no Brasil que, dessa maneira, foram os grandes responsáveis por fundarem as principais cidades do Sul colonizadas por imigrantes.

 

Quais são as cidades do Sul colonizadas por imigrantes?

Paraná

Carambeí – PR

Situada nos Campos Gerais, aqui está o maior museu holandês a céu aberto do Brasil: O Parque Histórico de Carambeí. São mais de 100 mil metros destinados a réplicas de construções típicas.

 

Parque histórico de Carambeí

 

Irati – PR

A cidade foi colonizada pelos mais diversos imigrantes: poloneses, ucranianos e alemães. O local é conhecido por sua arquitetura típica europeia, sua culinária e pela Festa do Divino, uma celebração religiosa e cultural.

 

* Prudentópolis – PR

Os imigrantes ucranianos estão concentrados principalmente nesta região. Lá, eles mantêm suas tradições culturais e religiosas, incluindo a grande participação da comunidade na Igreja Ortodoxa Ucraniana.

Porém, os poloneses também dividem um espaço na cidade, pois têm uma presença significativa em Prudentópolis. Esses imigrantes deixaram sua forte tradição religiosa e cultural, que hoje conta com festivais de Pierogi e outras comidas típicas.

 

Turismo e viagem para Prudentópolis 2023 - Férias em Prudentópolis - Tripadvisor

 

* Toledo – PR

A comunidade alemã no Paraná está concentrada principalmente na cidade. Eles têm uma forte presença cultural, com festivais de Oktoberfest e danças tradicionais.

 

Santa Catarina

* Blumenau – SC

Foram os alemães que fixaram residência na região desde 2 de setembro de 1850, e facilmente você irá reparar nisso ao olhar a arquitetura local e degustar alguns pratos da gastronomia.

Mas, talvez, uma das principais referências esteja no fato de que aqui existem inúmeras cervejarias e nesse sentido é realizada durante 17 dias a maior Oktoberfest (festa que celebra a cultura desse povo) em terras não alemãs.

 

 

* Brusque – SC 

Aqui está outra cidade sulista que foi fundada pelos alemães. O grande destaque da cidade é, certamente, sua maior festa: a Fenarreco. No evento, você irá apreciar a música alemã, tomar muita cerveja e degustar uma iguaria alemã que vem acompanhada de repolho roxo e purê de batata, o marreco!

 

* Joinville – SC 

A região onde hoje fica a cidade foi o presente de casamento da princesa Francisca de Bragança, filha do Imperador Dom Pedro I e da Imperatriz Leopoldina, ao casar-se com o Príncipe de Joinville.

Em 9 de março de 1851, a cidade foi colonizada por imigrantes alemães vindos de Hamburgo, no Norte da Alemanha, e fundaram a Colônia Dona Francisca. Agora, a cidade é conhecida por sua cultura germânica, sua arquitetura típica e sua forte indústria. Entre os locais para conhecer destacam-se o Museu Nacional de Imigração, a Casa da Memória, o Pórtico, o Bierville e o Biergarten.

Outros povos que também tiveram sua participação na cidade foram os suíços. 

 

cidades do Sul colonizadas por imigrantes Joinvile

 

Leia também:
365 razões para você mudar a sua vida em 2023 através da cidadania europeia ou vistos para os EUA (PARTE I)

365 razões para você mudar a sua vida em 2023 através da cidadania europeia ou vistos para os EUA (PARTE II)

 

* Nova Veneza – SC

O território foi fundado por imigrantes italianos vindos de Veneza em 1891. 

A presença das famílias com descendência da terra da bota é tão grande que corresponde a 95% da população local. E para continuar a tradição, os alunos aprendem o idioma de seus antepassados nas escolas.

Sua gastronomia é outro destaque, uma vez que o local já conquistou o título de “Capital Nacional da Gastronomia Típica Italiana” e realiza sempre no mês de julho a Festa da Gastronomia Típica Italiana.

Mas, sem dúvidas, o maior símbolo está localizado na praça Humberto Bortoluzzi: uma típica gôndola que foi doada pelo governo de Veneza, na Itália.

E não para por aí, pois a cidade também é famosa por sua arquitetura típica italiana e pelo Festival Nacional de Teatro. Outro grande evento imperdível, o Carnevale di Venezia, a maior festa típica fora da Itália! 

 

* Pomerode – SC

Justamente por receber, em 1863, os alemães que vieram do Norte, mais especificamente da Pomerânia, o local ganhou esse nome. 

Hoje ela recebe o título de “a mais germânica do país”, uma vez que dos seus 30 mil habitantes, 70% deles são descendentes diretos desse povo e até hoje contam com um dialeto particular. 

Outra curiosidade é que a forte influência da sua arquitetura do século 20 faz com que somente construções no estilo enxaimel sejam autorizadas pela lei municipal.

Uma das festividades mais legais é a Osterfest, que acontece na Páscoa e apresenta a maior árvore e o maior ovo do mundo.

 

cidades do Sul colonizadas por imigrantes Pomerode

 

* Treze Tílias – SC 

Ela é considerada a cidade mais austríaca do Brasil pelo fato dos seus imigrantes terem vindo da região do Tirol. Lá, os costumes dos antepassados são tão fortes que o governo municipal permite que as crianças locais aprendam o dialeto tirolês em seu currículo escolar.

 

Rio Grande do Sul 

* Antônio Prado – RS

A cidade com forte influência dos imigrantes italianos que chegaram em 1886, tem como um dos principais destaques a arquitetura. Também pudera, uma vez que são mais de 48 imóveis tombados como patrimônios históricos! Os lambrequins são um verdadeiro charme a parte. 

 

cidades do Sul colonizadas por imigrantes Antonio Prado

 

* Bento Gonçalves – RS

Bem no Vale dos Vinhedos, em 1875, os italianos puderam trazer a gastronomia, a dança, os trajes, o idioma e permanecer com o sotaque… Tudo isso fez com que, em 2016, o talian (uma variação do dialeto da região do Vêneto) fosse considerado a língua co-oficial da cidade.

E, assim como na terra da bota, eles contam com uma economia baseada nas vinícolas. Por isso, um passeio muito legal são as visitas a vinícolas com direito a andar pelos parreirais e degustar vinhos.

 

* Caxias do Sul – RS

O local foi colonizado principalmente por imigrantes italianos, que foram importantes para o desenvolvimento da vitivinicultura na região (cultivo das vinhas e fabricação de vinho). Além disso, um dos principais atrativos da cidade são sua culinária tipicamente italiana e seus vinhos.

 

cidades do Sul colonizadas por imigrantes RS

 

* Flores da Cunha – RS

A arquitetura, comida típica e museus com arquivos históricos é o que você mais irá encontrar nessa cidade fundada por italianos vindos do Norte. Porém, o que mais chama a atenção é o fato de que esse é o um dos maiores municípios produtores de vinho e uva do país, contando com centenas de indústrias do ramo.

 

* Gramado – RS

É na arquitetura que você perceberá que o povo germânico esteve presente no local. Por ser uma cidade totalmente turística, o que não faltam são passeios, especialmente pelas fábricas de chocolate. Outra dica é ir até o destino na época de Natal, pois o local fica simplesmente deslumbrante!

Além disso, o local realiza um evento que merece grande destaque, o Festival de Gramado. A festa já existe há mais de 40 anos e é responsável por reunir grandes nomes importantes do cinema.

Também precisamos enfatizar que a cidade recebeu fortes influências dos imigrantes italianos.

 

* São Leopoldo – RS

Esse foi um dos primeiros locais onde os alemães se estabeleceram, surgiu em 1824. Hoje, o local é considerado o início da colonização alemã! E mais, por lá houve um polo industrial muito grande pelo fato de muitos colonos serem artesãos.

 

E aí, gostou de saber mais sobre quais foram as cidades do sul que foram colonizadas por imigrantes? E se você mora em algum desses locais e quer saber sobre a sua descendência e se tem direito à cidadania europeia, entre em contato com a nossa equipe de especialistas via WhatsApp!  Será um prazer responder às suas dúvidas e te ajudar a ser um cidadão do mundo!

 

Com informações e imagens de: viagensecaminhos.com; educamaisbrasil.com.br; educasc.com.br; infoescola.com; blog.portoseguro.com.br; vilaencantada.com.br; passeios.org; quantocustaviajar.com; viagemeturismo.abril.com.br; magazine.trivago.com.br.

 

Leia nosso blog