Cresce a procura pela cidadania europeia entre a população que reside no Brasil e consultorias batem recordes de vendas em serviços especializados.
O sonho de viver na Europa nunca esteve tão forte. É o que comprova o fato da procura pela cidadania europeia que está super em alta entre os brasileiros que, mais do que nunca, buscam consultoria de empresas especialistas no assunto.
Justamente esse aumento nas buscas por ajuda profissional fez com que a Aquila Global Group, maior consultoria especializada em mobilidade global, batesse o recorde de vendas em serviços relacionados aos processos burocráticos de dupla cidadania já no primeiro trimestre de 2023.
Um dos principais motivos para que os brasileiros peçam ajuda no momento da procura pela cidadania europeia é que muitas famílias conhecem suas origens, porém desconhecem os métodos para realizar essa confirmação. Além disso, há o fato de que as pessoas levam um tempo altamente extenso para conseguir juntar toda a documentação necessária e ainda assim nem sempre conseguem obter a cidadania.
A procura por cidadania europeia tem aumentado nos últimos anos devido a uma série de fatores, incluindo a instabilidade política e econômica. No fim do ano de 2022, esse aumento já era esperado baseado no resultado das eleições. Agora, os levantamentos comprovam que até fevereiro de 2023 essa porcentagem já passou dos 50%.
E essa procura pela cidadania europeia parte das pessoas que buscam uma residência fixa no exterior ou ainda por aqueles que desejam se prevenir tendo uma opção de uma segunda nacionalidade para os casos de alguma necessidade específica.
Além disso, muitas pessoas estão buscando obter a cidadania europeia por meio de programas de investimento, onde investem em imóveis, negócios ou outros ativos no país em questão e, em troca, recebem o direito de residência ou cidadania.
Enquanto isso, entre as vantagens apontadas por quem procura pela cidadania europeia, são apontadas o custo de vida mais baixo, a segurança, o sistema de saúde, a educação de qualidade, as melhores condições de trabalho, os salários mais altos, a previdência social, a possibilidade de concorrer em concursos públicos e o fato de poder morar em qualquer país da União Europeia.
Em 2023, o aumento de imigrantes para os principais países europeus será maior
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2020, havia cerca de 3,4 milhões de brasileiros vivendo em outros países. Os principais destinos desses imigrantes dentro da Europa são Portugal, Itália, Reino Unido e Espanha.
Entretanto, segundo dados do Itamaraty de 2020, o número de brasileiros que vivem no exterior seria ainda maior, chegando ao total de 4,2 milhões. Assim sendo, ao analisarmos a última década, o aumento foi de 36%.
Já com relação ao primeiro semestre do ano de 2021, mais de 130 milhões de brasileiros teriam deixado seu país de origem, segundo dados da Polícia Federal.
De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, com um total de 3,2 milhões de deslocamentos apenas em janeiro de 2023, os movimentos fronteiriços ultrapassaram os níveis anteriores à pandemia de Covid-19, ficando apenas atrás dos meses de janeiro de 2019 e 2020. Sem grandes novidades, desde o primeiro trimestre, os brasileiros continuam movimentando-se com maior volume de saídas do país rumo ao exterior, do que de entradas.
Leia também:
Conquiste a cidadania italiana e trabalhe legalmente na Itália
Procura pela cidadania europeia é maior em alguns países específicos
No Brasil, mais de 30 milhões de brasileiros são descendentes de italianos, sendo que apenas em São Paulo vivem 13 milhões desses descendentes, enquanto no Paraná são 3,7 milhões e no Rio Grande do Sul 3 milhões. Ou seja, somos o país com a maior colônia fora da Itália.
Segundo o último levantamento realizado por um órgão português, o SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras), somente no último mês do ano passado, dezembro de 2022, o país lusitano cadastrou mais de 757 mil pessoas provenientes de outras nacionalidades. Ainda nesse sentido foi possível constatar que 29,2% de todos os estrangeiros em situação regular em Portugal são brasileiros, isto é, uma totalidade de 233.138 habitantes. E mais entre os perfis se destacam os investidores, aposentados e pessoas que buscam uma nova recolocação profissional.
Para finalizar é importante lembrar que apesar da procura pela cidadania europeia estar aumentando, os requisitos e processos para obter a cidadania europeia variam de país para país e continuam sendo bastante rigorosos. É necessário pesquisar cuidadosamente as opções disponíveis, garantir que sejam cumpridos todos os critérios necessários antes de iniciar o processo de candidatura e contar com o auxílio de consultorias especializadas.
Então já sabe, se você quer iniciar a sua caminhada rumo à realização de ser um cidadão europeu e transformar a sua vida, venha conversar com a nossa equipe de especialistas. Entre em contato através do nosso WhatsApp, será um prazer ajudar na conquista do seu sonho!
Com informações de: gov.br; portaldeimigracao.mj.gov.br; cnnbrasil.com.br