EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Conquiste a cidadania italiana e trabalhe legalmente na Itália

Mindy, uma das personagens da série Emily in Paris vive como cantora em ruas e bares, de maneira ilegal, na capital francesa. Será que esse roteiro poderia ser um pouco diferente se ela tivesse a cidadania europeia? Vem saber tudo para que você trabalhe legalmente na Itália.

Por diversas vezes falamos sobre as vantagens que uma cidadania italiana pode trazer, mas hoje vamos focar em um assunto mais específico e que talvez seja a principal necessidade para quem está em busca da legalização. Acontece que para que a pessoa trabalhe legalmente na Itália, uma das maneiras mais fáceis é justamente obter a dupla nacionalidade. 

 

A vida real inspira a ficção 

Mindy, uma das personagens da série mais queridinha do momento, Emily in Paris – uma produção original da Netflix, vive como cantora em ruas e bares, de maneira ilegal, na capital francesa. 

A personagem interpretada por Ashley Park, é a melhor amiga da protagonista Emily (Lily Collins) e chama a atenção por ser alto astral e engraçada. 

Porém, para retratar um pouco dos dilemas da vida de um imigrante, a história da chinesa-coreana é baseada em uma mulher que saiu praticamente fugida de seu país e decidiu mudar-se para Paris após passar por uma vergonha em um reality show de talentos. Inicialmente, ela trabalhou como babá, mas sua paixão pela música falou mais alto.

Portanto, nosso questionamento é: será que esse roteiro poderia ser um pouco diferente se ela tivesse a cidadania europeia? O que poderá acontecer no futuro caso as autoridades locais descubram que ela está na cidade de maneira irregular? A cidadania italiana, por exemplo, permite que você trabalhe legalmente na Itália ou em qualquer lugar do território europeu.

trabalhe legalmente na Itália

 

Quais as vantagens que a cidadania italiana pode trazer para que você trabalhe legalmente na Itália ou em qualquer lugar do território europeu?

Certamente, com a cidadania europeia ficará muito mais simples conquistar uma colocação profissional, isso porque o Estado italiano confere ao cidadão italiano os direitos e deveres civis e políticos. É por isso que a seguir nós listamos algumas vantagens!


– Não precisa de visto

Agora você é um cidadão europeu, portanto não precisará de visto de trabalho para entrar tanto nos países da Europa, quanto nos Estados Unidos, Canadá e Japão. 

 

Trabalhe legalmente na Itália ou em qualquer outro país europeu

Como mencionamos acima, com a cidadania italiana você também está se tornando um cidadão europeu. Dessa forma, se você desejar atuar em outra localidade, também não há a necessidade de um visto específico de trabalho para nenhum outro país integrante da União Europeia ou do Espaço Schengen.

 

Leia também:
Especialista em mobilidade global dá dicas para quem quer morar fora do Brasil

 

– Conseguir um cargo qualificado

É fato que os países europeus disputam profissionais especializados, uma vez que eles enfrentam sérias questões relacionadas à mão-de-obra devido à imigração dos seus cidadãos jovens, além de natalidade e também de envelhecimento populacional.

 

– Receber em Euro

Trabalhe legalmente na Itália, receba na moeda local, que vale muito mais que o Real, e ainda conte com o benefício de não precisar taxar esse montante para o Brasil, uma vez que agora a sua obrigação é com o governo italiano.

 

– Prestar concurso público

Quando você está na posição de ser um cidadão italiano, o Estado reconhece que você tem direito de ocupar trabalho público, ou seja, a participar em concursos públicos.

 

– Especializar-se na sua profissão fazendo um mestrado ou doutorado

Trabalhe legalmente na Itália por meio da sua cidadania e tenha a vantagem de requerer uma vaga nas melhores universidades europeias pagando o mesmo valor da mensalidade que os estudantes europeus. Isso é, com valores muito menores do que os pagos pelos estudantes brasileiros que contam apenas com o visto.

 

Você poderá se aposentar na Itália

Ambos os países contam com um acordo bilateral relacionado às previdências. Assim sendo, se você é um cidadão brasileiro contribuinte pelo INSS, mas conquista a dupla nacionalidade e passa a contribuir na Itália, pode ficar tranquilo, pois ainda assim você poderá juntar o tempo de colaboração.

 

 

Agora você já sabe que existem oportunidades para que você trabalhe legalmente na Itália ou em qualquer lugar do território europeu, mas se ainda assim existirem dúvidas relacionadas à cidadania europeia e questões migratórias, conte com a nossa equipe de especialistas. Entre em contato através do nosso WhatsApp e saiba como ser um cidadão do mundo!

 

Com informações de: eonline.com; observatoriodocinema.uol.com.br; avvocatofrancescolombardini.it; dirittierisposte.it; italianismo.com.br.

 

Leia nosso blog