EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Como as mães solo celebram o Natal no exterior

A imigração em busca de uma vida melhor para os filhos é uma realidade de muitas mulheres, por isso ser uma das mães solo que celebram o Natal no exterior é muito mais comum do que você pode imaginar.

Certamente a vida de uma mãe solo (quando a mulher que é a única responsável pela criação, educação e, por vezes, pelo sustento dos filhos) conta com muitos desafios, mas nem por isso se deixa abater, ela faz tudo para os seus filhos! 

E é por isso que muitas mães solo decidem migrar com seus filhos em busca de uma vida melhor para ambos. Para elas, essa pode ser a oportunidade de estudar, trabalhar, conhecer o mundo, voltar a sonhar, recuperarem a vida, se tornarem mais maduras, mais conscientes do seu lugar no mundo e da realidade a sua volta.

Já para os filhos, o desejo comum das mães é que eles tenham no exterior a qualidade de vida que não tiveram em seu país como, por exemplo, a chance de boas oportunidades, segurança e os bons serviços públicos, tais como creches, escolas e saúde.

 

 

Dados apontam a realidade de mães solo no Brasil

Conforme dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em nosso país há mais de 11 milhões de mulheres que são mães e únicas responsáveis pela criação dos filhos.

Segundo a ARPEN Brasil (Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais), em 2022 os primeiros sete meses foram marcados pelo nascimento de 100.717 crianças registradas nos cartórios apenas por mães solo. Ou seja, dos pouco mais de 1,5 milhões de recém-nascidos, 6.5% possuem um pai ausente. 

Já em 2020, a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) alerta que o gênero feminino foi o mais afetado pelo impacto econômico da Covid-19, com 8,5 milhões de mulheres sem trabalho no Brasil.

 

Dados sobre as mulheres no exterior

Desde os anos 2000, a quantidade de mulheres que deixam seus países só aumenta. Por isso, entre os 272 milhões de cidadãos que deixaram seus países de nascimento, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), em seu Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas (UN DESA), na Divisão de População que publicou um levantamento chamado “International migrant stock 2019”, 47, 9% eram mulheres. 

Além disso, ainda de acordo com o estudo, elas são a porcentagem mais alta na América do Norte sendo 51,8%, na Europa, com 51,4% e também na Oceania, 50,4%.

Conforme uma pesquisa da Organização Internacional para as Migrações (OIM) é crescente o número de mulheres que se migram por razões de trabalho, uma vez que geralmente são as principais responsáveis pela renda familiar. Sendo que nas últimas décadas muitas se deslocam sozinhas ou na companhia de outras mulheres.

 

As mães solo precisam ter ainda mais cuidados ao detalhes antes de migrar, uma vez que são especialmente vulneráveis à discriminação e ao abuso

Segundo a OIM, as mulheres são as que mais enfrentam preconceitos no exterior seja pelo sexo, como também pelo estado civil e ainda o status de imigrante.  

Por isso, para aquelas que desejam migrar há alguns cuidados necessários durante o processo. São eles:

1 – Se organize muito. Procure uma acomodação adequada, ensino para as crianças e esteja atenta a documentação (passaporte, visto e passagens);

2- Busque informações sobre algumas políticas públicas ou direitos do país no qual pretende morar e que são garantidos às crianças e às mães;

3 – Contrate uma consultoria especializada;

3 – Verifique a idoneidade da empresa escolhida para lhe ajudar com a burocracia;

4 – Certifique-se de que a consultoria escolhida acompanhe todo o processo;

5 – Não confie de imediato em pessoas locais ou em aplicativos.

 

Mas, como as mães solo podem encontrar apoio no exterior?

Entretanto, é bem verdade que todas as dificuldades não vão sumir apenas porque elas deixaram o país. Assim sendo, uma das maiores dificuldades enfrentadas por elas é o fato de o medo de saírem da sua zona de conforto e de só poderem contar consigo mesmas logo no começo, pois não há família, nem amigos por perto, ou seja, nenhuma rede de apoio. Junto a isso surge a culpa de criar uma criança longe de todos.

E quem pode compreender mais esse momento de vida do que outra mulher que passa pela mesma situação? É por isso que atualmente, no exterior, existem redes de apoio cada vez maiores se formando para acolher essas mulheres e assim dividir o cotidiano e o cuidado com as crianças, sejam elas vindas pessoas, de entidades não-governamentais ou até mesmo do próprio governo com suas políticas públicas mais amplas.

Se você está de mudança ou se acabou de chegar a um novo país lembre-se que um filho sociável pode te ajudar a fazer amizades! Já pensou que na escola do seu filho podem existir outras mulheres em uma situação semelhante à sua? Tente aproveitar os amigos do seu filho para fazer amigas também. 

Da mesma forma, tenha em mente que você pode sim aceitar ajuda. Se uma mãe de um coleguinha ou até mesmo a vizinha se oferecer para ajudar com a faxina, dar uma carona, levar para lanchar, você pode dizer sim e não há nada de errado com isso.  

 

mães solo

 

Leia também:
5 motivos para viver nos Estados Unidos

 

Como as mães solo celebram o Natal no exterior?

Portanto, se você é uma “single parente” (como são chamadas lá fora) e está se sentindo um pouco para baixo com o fim de ano e as festas, mas principalmente por estar longe da tradição brasileira de se reunir com amigos e parentes, nós vamos te dar algumas dicas sobre como outras mães solo celebram o Natal no exterior.

– Decore a casa, certamente ela ficará com o jeitinho de lar com o qual estamos acostumados no fim de ano;

– Crie novas tradições para você e seu filho. Vale tudo, desde comprar um enfeite de árvore a cada ano, tirar uma foto por ano com o Papai Noel, fazer presentes com criações artesanais, fazer o menu da ceia juntos, criar um prato, encontrar um restaurante diferente…

– Façam uma chamada de vídeo com os parentes e amigos;

– Faça um passeio pelas ruas enfeitadas e se divirta vendo as casas iluminadas e chamativas;

– Procure por festas, shows e qualquer diversão que possa ser feita ao ar livre;

– Visite os mercados natalinos;

– Faça uma maratona de filmes natalinos;

– No exterior, a cultura de ser voluntário no Natal é muito forte. Aproveite para ajudar quem precisa em abrigos, igrejas e centros comunitários.

 

mães solo natal

 

Para finalizar lembrem-se que a maternidade, apesar de ser um imenso desafio muito romantizado, é mesmo poderosa e as mães solo, mesmo vivendo realidades diferentes, devem sim se orgulhar de sua história e coragem!

Bom, agora que você conferiu como as mães solo celebram o Natal no exterior, além das dicas e diversas informações, se também sonha em morar fora e proporcionar oportunidades incríveis para o seu filho, entre em contato com nossos experientes profissionais de imigração através do nosso WhatsApp. Será um prazer ajudar você a realizar esse sonho e mudar de vida!

 

Com informações de: transparencia.registrocivil.org.br; folha.uol.com.br; revistacrescer.globo.com; youtube.com; museudaimigracao.org.br; portaldeimigracao.mj.gov.br; azmina.com.br; ibge.gov.br; correiobraziliense.com.br; estudarfora.org.br; elle.com.br.

Leia nosso blog