EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Conheça os vinhos que custam menos de 3 euros na Itália

Já pensou em conquistar a cidadania italiana e poder desfrutar de vinhos que custam menos de 3 euros? Até parece um sonho, não é mesmo? Mas essa é uma realidade que a gente te conta a seguir para você já ir se preparando.

Conhecidos como “vinhos para o dia a dia”, você pode até duvidar, entretanto os vinhos que custam menos de 3 euros, como bons italianos que são, tem uma qualidade inquestionável. 

Então, se você está entrando com processo para obter a nacionalidade italiana, já deve saber que o país da bota é não só um dos maiores fabricantes de vinhos do mundo, como também se destaca nos rankings dos melhores do planeta. 

Ainda nesse sentido é inegável que eles são bons para a saúde e possuem importância cultural, dessa forma os italianos também são conhecidos como um dos povos que mais consomem a bebida. Todos esses motivos fazem com que os produtores alcancem preços baixos. Ou seja, como não poderia ser diferente, em algum momento teríamos que falar sobre vinhos, né?!

Contudo, se na Itália os vinhos mais baratos começam a custar um pouquinho mais de 1 euro, enquanto isso no Brasil os mesmos produtos podem valer 40 reais. Porém, os vinhos que custam menos de 3 euros ou isso, são capazes de serem encontrados a 150 reais em terras tupiniquins. Que diferença não é mesmo?! Um dos motivos para isso é o excesso de tributos.

 

Mas onde você consegue encontrar vinhos que custam menos de 3 euros?

Sem sombra de dúvidas, os supermercados é onde você vai achar garrafas com vinhos que custam menos de 3 euros de uma maneira superfácil, rápida e com boas variedades. Um ótimo custo-benefício!

 Porém, é certo que cada região acaba produzindo um vinho com características únicas, portanto uma das coisas mais legais que você pode fazer no país é ir até as vinícolas locais, conhecer os produtores, quem sabe até fazer deliciosas degustações e, com certeza, conseguirá encontrar produtos com preços acessíveis. 

Além disso, é possível encontrar inúmeros rótulos em diversas lojas especializadas e mercados gastronômicos que ficam localizadas em toda a Itália, porém é claro, desembolsando um pouquinho mais do que nos locais mencionados acima. 

E para deixar Baco – o Deus romano das vinhas e do vinho – muito feliz, abaixo você conhecerá os vinhos que custam menos de 3 euros.

 

Conheça os rótulos de vinhos 

Fontana dei Desideri – 1,49 euros

Produzido pela vinícola Gotto d’Oro, na comuna de Marino, eles são típicos da região central de Lácio, há quase um século.

Esse vinho tinto, ao analisarmos o preço, é considerado bom. Nossa dica é degustá-lo em uma noite quente de verão devido ao seu aroma suave e sabor frutado, fresco e ligeiramente ácido.

Sendo adequado para qualquer prato, ele harmoniza ainda melhor com carnes vermelhas – especialmente a bovina e a vitela, com carnes brancas de aves e ainda massas com o pesto.

 

 

Villa Viola Lambrusco dell’Emilia – 1,79 euros

San Prospero é uma comuna italiana, na Emília-Romanha, que está localizada na parte norte da Itália, e é aqui que está o lar do Lambrusco. 

A vinícola Cavicchioli é a produtora deste vinho tinto frisante, agradável e de bom custo-benefício. Ainda nesse sentido, ele conta com um aroma frutado e doce, tem um ótimo frescor e possui uma espuma leve. 

Se você gosta de cozinhar, uma excelente utilidade para o rótulo é marinar carnes vermelhas de caça como, por exemplo, veados e coelhos.  

 

Solopaca Sannio – 2,49 euros

No sul da Itália, na região da Campânia, na comuna de Faicchio está a La Vinicola del Titerno, que cultiva uvas Falanghina, Coda di Volpe Biancha, Malvasia di Candia Aromatica, Trebbiano Toscano e Sauvignon Blanc.

Nesse vinho branco, que apresenta boas classificações nas safras de 2015 e 2016, é possível encontrar taninos leves. Aqui está um rótulo bem estruturado, agradável, fácil de beber, com tom amarelo palha e frutado tanto no sabor quanto no aroma, com notas de limão e groselha.

Além de ótimo para cozinhar, se você deseja harmonizar seus pratos com esse que está entre os vinhos que custam menos de 3 euros, a sugestão é investir em menus vegetarianos, frutos do mar – especialmente peixes e mariscos, e ainda em aperitivos como queijos temperados e lanches.

 

 

Robanera – 2,84 euros

Aqui está mais um destaque da vinícola Cavicchioli.

Com uma tonalidade roxa profunda, esse Lambrusco é espumante na medida certa, encorpado, e tem um sabor leve e macio, sendo doce e frutado com morango, mirtilo, groselha, cereja e ameixa. 

Ideal para ser apreciado no verão, ele combina com entradas, frios, carnes curadas e alimentos mais gordurosos.

 

 

Montefalco – 2,94 euros

A vinícola Vignabaldo, em Montefalco, uma comuna na região central da Itália na Umbria, trabalha com o Montefalco DOC que é um dos vinhos tintos mais respeitados do país.

Utilizando as uvas Cabernet Sauvignon e Merlot, esse estilo desse vinho tinto é clássico. Podemos afirmar que menos frutado que os californianos, porém mais leve que o Cabernet Sauvignon.

Com notas terrosas, amadeiradas e de frutas vermelhas, a harmonização com carnes vermelhas, tais como a bovina e a vitela, as carnes brancas de aves e as massas, fica perfeita!

 

vinhos que custam menos de 3 euros montefalco

Leia também:
Conheça as 5 principais rotas do vinho na Toscana

 

Botte Buona – 2,95 euros

Um dos bons vinhos que custam menos de 3 euros é este branco, produzido com 85% de uma das uvas mais plantadas na Itália, a Trebbiano e com 15% de outras uvas brancas.

Produzido nas colinas e planícies da Emília-Romagha, sua fermentação ocorre em tanques de 1000hl a 16-18°C por 12 dias e conta com um teor alcoólico de 11%.

Com relação às notas de degustação, podemos afirmar que possui um tom amarelo palha com reflexos esverdeados. Já em contato com o paladar é fresco, mineral e sápido. Além disso, no olfato você perceberá aromas florais muito sutis. Na harmonização, a dica é acompanhar pratos de vegetais ou carnes brancas.

 

vinhos que custam menos de 3 euros bottebuona

 

Primocolle – 2,97 euros

Esse Lambrusco é produzido pela vinícola Ariola, no norte da Itália, na região da Emília-Romanha.

Com um tom vermelho arroxeado, ele não é muito adocicado, puxado um tanto para o seco e nem tão encorpado, já sua espuma é persistente. Suas notas contêm frutas vermelhas com a predominância da cereja, a amora e o pêssego. 

Uma boa combinação está nos embutidos e na pizza.

 

vinhos que custam menos de 3 euros

 

Agora que você conheceu a nossa lista com os vinhos que custam menos de 3 euros, conta aqui para a gente, já deu vontade de degustar uma deliciosa taça de vinho?

 

Com informações de: instagram.com; blogs.correiobraziliense.com.br; viajandoparaitalia.com.br; vivino.com; evino.com.br; post-italy.com; bottebuona.it.

Leia nosso blog