DATA DE PUBLICAÇÃO
25 de abril de 2020

COMPARTILHE:

Conheça as 5 principais rotas do vinho na Toscana

Se você é apaixonado por vinho, já se imaginou percorrendo as rotas do vinho na Toscana? Além de degustar os melhores vinhos do mundo, este percurso conta com paisagens encantadoras. Vem saber mais, vem! 

Aqui no Brasil, o inverno ainda não começou, mas os dias mais frescos de outono, principalmente na região Sul, já pedem uma tacinha de vinho para dar aquela aquecida no corpo e no coração!     

Tanto que nós já até demos algumas dicas em um post, na semana retrasada, sobre como servir vinhos de uma forma diferente. Ainda não viu? Então corre lá dar uma espiada que tá demais. 

Enfim, quem é apaixonado pela bebida dos deuses com certeza um dia já se imaginou passeando pelos campos da Toscana, na Itália, percorrendo uma das rotas de vinho mais famosas do mundo todo, degustando e apreciando sabores incríveis e paisagens inesquecíveis. Sonho, não é mesmo?

E para dar um gostinho de quero mais e aguçar ainda mais a sua vontade de conhecer este paraíso aqui na Terra, no post de hoje vamos falar sobre algumas das rotas do vinho na Toscana. Seja a passeio ou para quando você conquistar a sua cidadania italiana e estiver morando lá, vale a pena conferir o que você pode apreciar por lá. Vem com a gente!

5 principais rotas do vinho em Toscana

Famosa por ser considerada uma região que produz alguns dos melhores vinhos do mundo, Toscana, assim como outras regiões, possui uma rota do vinho, ou a Le Strade del Vino

Esse cenário é composto por diversas estradas que cruzam as maravilhosas colinas florentinas e seus municípios e todas as cidades deste percurso são encantadoras, além de haver diversas vinícolas em muitas delas. Dá só uma olhada nas principais rotas do vinho em Toscana e tente não se apaixonar por tanta beleza!

1. Strada del vino del Chianti

Primeiro, a rota dos vinhos mais conhecidos na Toscana: Strada del vino Chianti. Nesta trilha, melhor do que visitar as vinícolas é visitar as pequenas cidades medievais, onde é possível degustar vinhos e também saborear a comida de produtores locais. Mas, é preciso ficar atento já que as melhores vinícolas da região não aceitam visitas de turismo sem marcar com antecedência, ou com um guia de turismo. 

rotas do vinho na toscana

2. Rota do Vinho Nobile de Montepulciano

Nesta rota, além de ter o prazer de degustar vinhos excelentes, também é possível conhecer pontos turísticos de enorme beleza e história. E o bacana também é que esta região não só produz um bom vinho, mas também alguns dos melhores queijos e azeites da Itália. Tudo para ficar ainda mais perfeito, não é mesmo?

rotas do vinho na toscana montepulciano

E outra dica maravilhosa também, como se não bastasse ter queijos, vinhos e azeites maravilhosos, nesta região há uma série de spas e hotéis que oferecem tratamentos com água termal. Simplesmente uma combinação perfeita! 

3. Rota do Vino Costa degli Etruschi

Para quem ama um vinho, mas não dispensa um visual maravilhoso com belas praias, de preferência, esta é a rota perfeita! Com praias paradisíacas e desertas, além de muita paisagem verde, a Costa degli Etruschi tem ainda uma vida noturna bem agitada. Quanto aos vinhos que são produzidos lá, um lugar de destaque é La California, que é conhecida como a Califórnia italiana, e ainda, o Bordeaux italiano. 

rotas do vinho na toscana 3

4. Rota do Vinho de Vernaccia de San Gimignano

Pensa em um lugar maravilhoso, patrimônio da Unesco, com colinas cobertas por oliveiras, vinhas e campos cultivados que enchem os olhos com tamanha beleza? Sim, é este lugar! E não bastasse tamanha beleza, San Gimignano é também onde se produz quase todo o açafrão para exportação e consumo da Itália. 

vinicolas

O destaque dos vinhos fica por conta da vernaccia, que é um tipo de vinho feito na região que pode ser tanto tinto quanto branco; de sabor suave, e é ideal para acompanhar antepastos.

5. Rota do Vinho Terre di Arezzo

No coração da Toscana é uma das mais longas rotas de vinho com seus quase 200 quilômetros que apresentam diversas zonas de produção da bebida! Nesta rota também é possível ver plantações de azeitonas, castanhas, tabaco, além de bosques belíssimos. Ah, que vontade de conhecer todas essas lindezas, não é mesmo? 

Atezzo

6. Rota do Vinho de Montecucco

E claro que uma das mais famosas rotas de vinho da Toscana não poderia ficar de fora da nossa lista, não é mesmo? Na rota de Montecucco, sete cidades encantadoras produzem o vinho DOC Montecucco e ficam todas na província de Grosseto. 

Montecucco

Para quem não sabe, DOC significa Denominação de Origem Controlada, uma certificação que garante que aquela produção está tradicionalmente ligada geograficamente a uma região delimitada e sujeita a uma série de regras acordadas em sua própria legislação, como a composição do solo e as uvas permitidas.

Para quem conhece a região, fica impossível não se apaixonar pelos vinhos, azeites e pela gastronomia do local.

Ah, que demais saber um pouco mais sobre as rotas do vinho da Toscana, não é mesmo? Em tempos difíceis de quarentena e coronavírus, nada melhor do ver e apreciar belas paisagens e planejar sonhos e viagens! Mas conta, e você, já conheceu alguma dessas rotas ou tem o sonho de conhecer uma? Conte para gente nos comentários, queremos saber!

Com imagens e informações: viagemeturismo.abril.com.br; terra.com.br; uol.com.br/viagem; wine.com.br; roteirosincriveis.com.br

LEIA TAMBÉM