EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Como os americanos celebram o Natal?

Os americanos celebram o Natal de forma muito diferente da cultura brasileira? Quais são suas particularidades, adaptações e tradições? Pronto para descobrir como é a chegada do Papai Noel por lá? Confira!

Sim, nós finalmente chegamos na época em que acontecesse uma das melhores festas do ano, o Natal. Então, se você tem uma viagem programada para passar a data nos Estados Unidos, ou até mesmo sonhos maiores, como morar lá, e quer entrar no clima, certamente vai gostar de saber como os americanos celebram o Natal.

Para começar já te contamos que nos EUA, essa data religiosa que celebra o aniversário do nascimento de Jesus é um fenômeno cultural e comercial, e virou um feriado federal desde 1870. Ou seja, essa é uma época pela qual eles esperam ansiosamente, pois levam realmente a sério o espírito natalino.

Pronto para descobrir mais curiosidades sobre como os americanos celebram o Natal?

 

Como os americanos celebram o Natal?

Nem todos os estados ficam cobertos de neve

Primeiramente, se o seu sonho é vivenciar a experiência completa dessa época, ou seja, conhecer o famoso “white Christmas”, e ficar encantado com a ideia de um feriado cheinho de neve, então precisamos te dizer que pode ser uma boa ideia optar por passar a data em um estado ao Norte do País. 

Acontece que nem todos os americanos celebram o Natal com esse clima tão característico que estamos acostumados a ver em filmes. 

De maneira geral, a data é sim gelada, porém, de forma geral não tem tanta neve. É que nos Estados Unidos começa a nevar forte, por no máximo uns 5 dias, do final de novembro para o começo de dezembro. Assim, as próximas nevascas acontecerão só em janeiro. Dessa forma é possível que tenha neve sim, mas só alguma coisinha no chão. 

Mas isso não quer dizer que aconteça em todas as regiões. Aqueles cidadãos que moram no Sul, como na Flórida, Texas, Oklahoma, Arizona, Havaí e Novo México, por exemplo, não irão ver a neve. Esse é um privilégio de quem celebra em Nova York, Colorado e Illinois.

 

americanos celebram o Natal

 

SUGESTÃO DE IMAGEM: ASPEN NO NATAL

 

Assim como os brasileiros, os americanos celebram o Natal com especiais de fim de ano

Assim que desembarca no país, você liga a TV ou a rádio para relaxar um pouco e… se depara com uma infinidade de programações natalinas.

Talvez o mais reprisado entre os filmes, mesmo sem ter uma temática natalina, seja “A Felicidade não se Compra”, dirigido por Frank Capra e com participação de James Stewart, Donna Reed, exibido em 1946.

Mas não para por aí, pois até as estações de rádios entram no clima e há, inclusive, aqueles que se dedicam apenas a tocar canções de Natal. 

 

americanos celebram o Natal Mariah

 

As famílias do interior, geralmente, fazem uma lista para os eventos 

Talvez com exceção das grandes cidades, justamente por terem uma vida mais corrida, as famílias maiores e mais tradicionais dos americanos celebram o Natal com o costume de receber parentes, gostam de elaborar listas com atividades para serem realizadas em família.

Nelas podem estar desde a participação em corais, uma voltinha pela vizinhança para ver as luzes de Natal, patinação no gelo, outras atividades disponíveis pela prefeitura da cidade, compras de presentes, fazer a decoração da casa e, lógico, a compra da árvore de Natal.

 

americanos celebram o Natal patins

 

A maioria dos americanos celebram o Natal com pinheiros naturais 

Ao contrário de nós brasileiros que gostamos de contar com a praticidade de enfeitar árvores artificiais, os americanos costumam ir até lojas especializadas que possuem inúmeras árvores à mostra que ficam apoiadas em cantinhos ou há ainda em algumas fazendas que cortam os pinheiros na hora. Entretanto, não há nada que se compare a uma linda árvore natural e com o bônus de que ela tem um cheirinho característico que é bem forte e delicioso.

Talvez, um ponto negativo seja o valor, pois elas costumam custar caro! o maior trabalho é na verdade levá-la para casa, uma vez que é preciso amarrar em cima do carro. Além disso, elas são muito pesadas e é preciso colocá-las em casa com cuidado para não estragar. Outra necessidade é uma base onde você coloca água para manter a árvore viva e centralizada. Mas, como o pinheiro acaba morrendo, depois das festas ainda é preciso ir até a estação de tratamento de lixo para que ele possa ser descartado corretamente.

 

americanos celebram o Natal pinheiros

 

Nos EUA existe um dia específico para montar a árvore de Natal 

Agora que você já escolheu o pinheiro mais bonito, precisa saber que os americanos celebram o Natal só depois de um dos feriados preferidos deles, o Thanksgiving. 

Acontece que, nesse sentido, como o Dia de Ação de Graças é uma ocasião para ficar em família e ocorre só na última quinta-feira de novembro, a data é emendada até o domingo. Então, ao contrário dos brasileiros mais ansiosos que já começam a fazer os preparativos no começo de novembro, por lá eles deixam para o Advento. 

Segundo a tradição cristã, o primeiro domingo do Advento é a data correta para enfeitar a árvore, ou seja, o período que compreende as quatro semanas anteriores ao Natal. De forma geral é uma representação para os preparativos do nascimento do menino Jesus. 

Uma das coisas mais interessantes é que muitos dos enfeites das famílias são personalizados, então esse se torna o momento perfeito para recordar momentos especiais.

Outra curiosidade é sobre a data em que eles desmontam os enfeites. Aqui, nós esperamos o Dia de Reis, 6 de janeiro, mas nos EUA muitas famílias já fazem esse processo no dia 26 de dezembro, logo após as celebrações. 

 

Leia também:
Fique por dentro e encante-se: como é o Natal na Itália

 

Os americanos celebram o Natal com outra decoração tão característica quanto as árvores

Apostamos que você já deve ter notado outra tradição muito característica no que diz respeito aos enfeites americanos, as famosas “stockings”.

Cada uma das pessoas da família conta com uma dessas meias coloridas que ficam em cima da lareira, mas o que você talvez não saiba é que elas simbolizam o lugar por onde o Papai Noel vai chegar, isso é, as crianças acreditam que é ali o primeiro local no qual ele deixará presentes, por isso os pais costumam enchê-las com presentinhos ou doces.

Além disso, há outras decorações muito características tais como os festões (aqueles enchimentos verdes) e as luzinhas pisca-pisca que são colocadas nos corrimãos das escadas das casas.

Para finalizar, outro elemento que não pode faltar são as fotos impressas das famílias com o bom velhinho. 

 

 

Em algumas vizinhanças parece haver uma “competição” pelas decorações

Já falamos por aqui que os americanos celebram o Natal com muita seriedade, né?! O espírito natalino é tão forte que há cidades onde a prefeitura realiza um concurso premiando a casa mais enfeitada.

Porém, mesmo nos lugares onde não há o evento, os vizinhos costumam colocar toda a criatividade para funcionar e deixam suas casas realmente incríveis. Portanto, um dos passeios de carro mais legais que há para fazer em família é dirigir sem rumo em busca desse show de luzes e decorações natalinas.

 

 

Os americanos celebram o Natal com dois doces muito característicos

Os tradicionais biscoitinhos de gengibre evoluíram tanto que se tornaram um doce decorativo colocado na mesa. Agora eles são “gingerbread house” (casas de biscoito de gengibre).

Enquanto isso, na véspera, para esperar a chegada do Papai Noel as crianças deixam um pratinho especialmente para ele cheinho de cookies e acompanhado de um copo de leite. Esse é um ritual que surgiu na década de 30, durante a Grande Depressão, como uma maneira dos pais educarem os filhos para serem gratos pelos presentes recebidos.

 

 

As músicas de Natal são uma coisa séria! 

Lá em cima já te falamos que há estações de rádio que se dispõe a tocar apenas melodias natalinas, mas é muito mais do que isso!

Logo cedo, no jardim de infância, as professoras ensinam para as crianças todas as músicas desse período. Ainda nesse sentido, muitos grupos de americanos celebram o Natal com o costume de formar corais de Natal que se deslocam até pontos turísticos, casas da vizinhança e casas de repousos e hospitais para encher o coração de todos com o espírito da época.

 

 

Os americanos celebram o Natal com suéteres que quanto mais “feio” melhor!

Para conseguirem se aquecer do frio que faz nessa época, nada melhor que os suéteres. Porém, aqueles tricôs com a temática natalina, passaram a fazer um grande sucesso e aí então surgiu uma nova tradição: o Ugly Christmas Sweater (Suéter Feio de Natal).  

Acredite se quiser, mas eles viraram uma febre tão grande que ganharam a sua própria data. Na terceira sexta-feira de dezembro é comemorado o National Ugly Sweater Day.

 

 

Acredite se quiser, mas eles não comemoram a véspera

Não adianta, nós brasileiros somos tão ansiosos que costumamos celebrar o Natal já véspera. Porém, nos EUA não é assim. Os americanos celebram o Natal apenas no dia 25, as crianças acordam de manhã e abrem os presentes, aí então as famílias se reúnem para um almoço especial. 

 

 

E já falamos que os americanos celebram o Natal com um almoço, você sabia que o peru não é o prato principal?

Como o peru é o prato principal do Thanksgiving, agora, para essa data eles preferem algo um pouco diferente, o presunto e o pernil. Além disso, os acompanhamentos que fazem sucesso são o molho de cranberries, purê de batatas e cenouras glaceadas.

Ainda nesse sentido, se você é um apaixonado por panetone, precisamos te contar que nos EUA eles não são comuns. De forma geral, apenas os descendentes de italianos que moram lá possuem esse costume. 

Já o espumante perde seu posto de bebida principal para algo muito parecido à nossa gemada, porém alcoólico, o eggnog. O tradicional “drink” costuma levar ovos, açúcar, creme de leite, leite morno, sal, canela em pó e rum. 

 

 

Não poderia faltar os presentes para toda a família

Os americanos celebram o Natal de maneira muito exagerada, até nos presentes. Ninguém da família é esquecido e acredite se quiser, mas eles gostam de ganhar até mesmo gift cards e comidas.

 

 

E aí, conta para a gente, você gostou de descobrir como os americanos celebram o Natal? Nós garantimos que se você tem muito espírito natalino esse é um dos melhores destinos para essa época, então amantes de Natal arrumem as malas, pois vocês não vão se arrepender!

 

Com informações de:  casasavendaorlando.com.br; worldstudy.com.br; wizard.com.br; intercultural.com.br; brasileiraspelomundo.com; revistacrescer.globo.com; whychristmas.com.

 

Leia nosso blog