EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Thanksgiving nos EUA: um dia para exercer a gratidão

Você sabia que o Thanksgiving nos EUA é um dos feriados mais amados da população justamente por ser um momento para se reunir em família e agradecer as bênçãos? 

O Thanksgiving nos EUA é um feriado nacional popularmente conhecido como Dia de Ação de Graças. Essa data é uma forma das pessoas agradecerem tudo que bom que aconteceu em suas vidas no último ano.

Atualmente, o Thanksgiving nos EUA é festejado por todos os imigrantes, uma vez que agora não se trata apenas de um feriado religioso, mas representa também não só o lar e a união de parentes e amigos, mas a paz intercultural e o sonho americano de possibilidades.

 

Mas quando é celebrado o Thanksgiving nos EUA?

O dia da semana escolhido pelos americanos para comemorar a ocasião é sempre na quarta quinta-feira do mês de novembro. Ou seja, em 2022 ele será festejado no dia 24.

 

Como a população norte-americana festeja o feriado?

No dia do Thanksgiving nos EUA, os familiares aproveitam para se reunir em volta de uma mesa farta. No jantar é geralmente servido peru assado, molho de cranberry, purê de batatas, legumes cozidos (especialmente o milho) e de sobremesa a tradicional torta de abóbora.

Uma curiosidade sobre a refeição do Dia de Ação de Graças, segundo a Federação Nacional do Peru é que quase 90% dos americanos consomem o peru.

Assim sendo, justamente por reunir parentes que muitas vezes moram distantes, esse é o feriado mais movimentado do ano. 

Há ainda aquelas pessoas que costumam realizar atividades de voluntariado nesse dia e comunidades que se reúnem fazendo uma campanha de doação de alimentos ou ainda oferecendo jantares gratuitos para os mais necessitados.

Vale lembrar também que por se tratar de um feriado estadual, com abrangência nacional, as repartições públicas, empresas e instituições de ensino fecham nesta data.

 

Thanksgiving nos EUA Peru

 

Qual é a história do Thanksgiving nos EUA?

Nesse dia, a nação americana comemora a época em que os colonos (Pilgrims) se deslocaram da Inglaterra, de Plymouth, a bordo de um navio chamado Mayflower, para a América do Norte. Devido às condições da embarcação, apenas metade da tripulação desembarcou em 1620, em Massachusetts. 

Durante aquele ano, os peregrinos aprenderam a extrair seiva de bordos, pescar nos rios e evitar plantas venenosas, cultivar abóbora e grãos como, por exemplo, o milho e realizaram a caça de aves como os perus, patos e gansos. Um ano depois, quando finalmente chegou o período da colheita, eles selaram um tratado com os Wampanoag que viviam no local e que durou cerca de 50 anos.

Posteriormente, os nativos ofertaram veados, frutos do mar, ensopados, legumes e cerveja. A história conta que os povos se uniram e fizeram um banquete para comemorarem juntos, beberam licor, fizeram corridas e manifestaram o sentimento de gratidão a Deus por tudo aquilo que Ele os havia dado.

Semelhantemente a data continuou sendo comemorada pelos colonos, especialmente ao realizar jejuns, agradecendo especialmente a bênçãos como vitórias militares ou o cessar das secas. Os americanos, por exemplo, utilizaram a data para comemorar a vitória sobre os britânicos na Batalha de Saratoga. Já em 1789, George Washington aproveitou a ocasião para celebrar o fim da Guerra Revolucionária e a ratificação da Constituição.

Assim, após 1798, o Congresso dos EUA determinou que cada estado poderia adotar a Ação de Graças se fosse de sua vontade. Após muitas controvérsias, o presidente Abraham Lincoln, durante a Guerra Civil, mais especificamente em 3 de outubro de 1863, anunciou uma data nacional que seria celebrada naquele ano na quinta-feira, 26 de novembro. A proclamação de uma data semanal definitiva surgiu pelo então presidente Roosevelt, em 1942.

 

Thanksgiving nos EUA

Leia também:
Quais as vantagens de viver nos Estados Unidos?

 

Quer conhecer mais algumas curiosidades do Dia de Ação de Graças?

– O relato mais conhecido sobre a data se trata de uma carta do colono cronista inglês Edward Winslow, que descreve uma celebração de uma semana de colheita e três dias de festa junto ao rei Massasoit e 90 homens Wampanoag;

– Thomas Jefferson foi o único presidente que se recusou a reconhecer o Thanksgiving nos EUA;

Dizem que em 1705, Colchester, em Connecticut, adiou em uma semana a celebração por causa da escassez de melaço, uma vez que não conseguiriam fazer a famosa torta de abóbora;

 

Thanksgiving nos EUA torta

 

– A escritora e editora de revistas, Sarah Josepha Hale, é conhecida como a “Mãe do Dia de Ação de Graças”, ao lançar uma campanha para estabelecer o Dia de Ação de Graças como feriado nacional;

– Os campeonatos de futebol americano se tornaram uma tradição da data, desde 1876, com um jogo universitário entre Yale e Princeton;

– Desde 1957, sempre na segunda segunda-feira de outubro, a data também é festejada no Canadá;

 

 

– Todos os anos, desde 1924, a rede de lojas de departamentos novaiorquina Macy’s realiza um mega desfile, em uma rota de 4 km, de Dia de Ação de Graças. O evento é acompanhado por mais ou menos 2,5 milhões de pessoas e pode ser assistido pela NBC;

– Os presidentes americanos costumam perdoar um peru ao poupar-lhes a vida. O primeiro representante a fazer isso foi John F. Kennedy e, em 1989, isso virou uma tradição oficial com George H.W. Bush;

– Uma pessoa consome, em média, 4.500 calorias no Thanksgiving nos EUA.

 

 

E aí, gostou de saber mais sobre como o Thanksgiving é celebrado nos EUA? Se você sonha em morar na terra do Tio Sam sabe que um dos passos mais importantes para o sucesso dessa experiência é estar por dentro de como é a cultura e os costumes dos americanos, certo? Por isso é importante conhecer as principais tradições, como a celebração do  Thanksgiving nos EUA.

E já sabe, o que precisar para solicitar vistos, conte com a nossa equipe de especialistas em realizar o sonhos de quem quer viver nos Estados Unidos. 😉 

 

Com informações de: britannica.com; history.com; timeanddate.com; worldstrides.com; townandcountrymag.com; goodhousekeeping.com; census.gov; countryliving.com; bestlifeonline.com.

 

Leia nosso blog