EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Quais as vantagens de viver nos Estados Unidos?

As vantagens de viver nos Estados Unidos são tantas que precisamos elaborar um artigo apenas sobre esse tema. A seguir você confere nossa lista com as 12 principais razões para se mudar agora mesmo para lá!

As vantagens de viver nos Estados Unidos são inúmeras e é por isso que grande parte das pessoas que desejam estudar, trabalhar, fugir de crises econômicas, ter mais renda, uma melhor qualidade de vida, ser quem sempre desejaram ou simplesmente buscar o sonho americano se mudam para o país.

Atualmente, os EUA contam com uma população de 332.183 milhões de habitantes, sendo que destes, 44,4 milhões são provenientes de outras nacionalidades, de acordo com pesquisa divulgada pelo Pew Research Center. Então, nesse sentido, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) aponta que o Brasil está na lista dos países que mais emigram no mundo, ocupando a 17ª posição do ranking em 2019. Além disso, o estudo mostra que nos Estados Unidos, em 2017, foram mais de 15 mil entradas anuais somente de brasileiros.

Dessa forma, você já pode perceber que os EUA é um dos destinos mais procurados para aqueles que desejam fixar residência em um novo país. Acredite, são vários os motivos para que essas pessoas escolham viver nas terras do Tio Sam. A seguir, vamos listar as principais vantagens de viver nos Estados Unidos. Vem conferir!!!

 

vantagens de viver nos Estados Unidos

 

Quais são as vantagens de viver nos Estados Unidos?

 

Terra das oportunidades

De forma geral, se você perguntar a uma pessoa como ela enxerga os EUA, ela te dirá que vê oportunidades, que ali qualquer um pode alcançar seus sonhos ou ter êxito em qualquer coisa que se proponha. 

Além disso, existe o índice de desemprego e a falta de oportunidades, então ao compararmos um mesmo trabalho no Brasil e nos EUA poderemos perceber que é grande a diferença entre os salários, além é claro das melhores condições trabalhistas. 

 

Uma terra cheia de contrastes

Apesar da população ainda ser considerada muito mais fria do que nós brasileiros, de forma geral eles são amigáveis, acolhedores e contam com um forte senso de comunidade. Basicamente, a América é conhecida pela tradição em acolher culturas e origens. Devido ao fluxo migratório, nos EUA as diferenças culturais são evidentes e muitos tentam compreendê-las e respeitá-las. Por isso, uma das vantagens de viver nos Estados Unidos certamente é a diversidade que você poderá encontrar até mesmo ao dar uma volta em uma única quadra. São valores, crenças e costumes muito diferentes e específicos. Pronto para conquistar essa experiência internacional de amadurecimento?

 

vantagens de viver nos Estados Unidos wall street

 

EUA: um país surpreendentemente barato

O que você está precisando comprar? Os EUA são um verdadeiro paraíso de compras!

Entre as vantagens de viver nos Estados Unidos estão os preços acessíveis, a variedade e a qualidade de todos os produtos de modo geral. Um bom exemplo são os itens de vestuário, os alimentos encontrados nos supermercados, artigos esportivos, os eletrônicos, itens de beleza e até mesmo a gasolina.

E isso porque ainda não mencionamos a facilidade que é trocar um produto por lá, ou seja, o direito do consumidor é um assunto levado a sério!

 

Você não ficará entediado

Se você é daqueles que precisa se ocupar com certa regularidade então, sem dúvidas, aqui está uma das vantagens de viver nos Estados Unidos perfeita para você!

Tanto nos dias úteis quanto nos fins de semana você consegue encontrar uma infinidade de coisas para fazer, afinal o país nunca dorme! Já imaginou encontrar o que você precisa como, por exemplo, farmácias, lojas e supermercados 24 horas por dia? Além disso, as possibilidades que vão desde o entretenimento a atrações culturais, são inúmeras.  

Somado a isso também precisamos falar sobre a cultura dos fast foods com suas enormes porções de frangos fritos, waffles, burritos, tortas, hambúrgueres, macarrão com queijo e outras delícias diversificadas culturalmente que você precisa experimentar.

Contudo, se você for um amante da natureza também terá muito o que fazer, seja nas montanhas de esqui, nas praias ou ainda nos vários parques regionais.

 

vantagens de viver nos Estados Unidos prédios

 

Falar inglês perfeitamente

Aprender inglês, além de ser uma ótima maneira de enriquecer suas habilidades, sem dúvidas, será muito útil em toda a sua vida, afinal esse é o idioma mais exigido no mundo.

Imagine então poder contar com a experiência de treinar inglês no exterior, as novas línguas são muito mais fáceis de serem assimiladas quando você mora no país, até mesmo de maneira autodidata. Assim, você poderá entender e viver a cultura, assistir filmes e jornais sem legendas, além de ler livros, fazer palavras cruzadas e escutar músicas no novo idioma. Incrível né?! E tudo isso somado ao fato de que essa será uma experiência para a vida toda! 

Entretanto, nossa dica para quem está partindo em busca dessa vantagem de viver nos Estados Unidos é que para ter mais produtividade, bem como uma experiência mais intensa, a ideia é tentar buscar cidades onde ainda não há muitos brasileiros, assim você não cairá no comodismo! 

 

Abrir uma empresa é relativamente simples

Para os investidores, abrir uma empresa é uma das muitas vantagens de viver nos Estados Unidos. Os benefícios vão desde o Green Card, ao apoio de investidores e até mesmo o reconhecimento no mercado estrangeiro.

 

 

Leia também:

Como conseguir o Green Card para os EUA?

 

Educação de qualidade

Entre as vantagens de viver nos Estados Unidos está uma educação de ponta reconhecida mundialmente, com a possibilidade de matricular as crianças tanto em escolas públicas gerenciadas pelos distritos escolares, quanto em particulares. Entretanto, segundo dados do governo, quase 90% delas estão matriculadas em escolas públicas. 

Mas, nesse tópico, o fato que realmente chama a atenção é a educação universitária, uma vez que a pesquisa da QS World University Rankings 2023, analisou 1.500 instituições do todo mundo, com base em 8 indicadores, e apontou que além de metade delas estarem na América do Norte, entre as 100 primeiras posições 27 são faculdades dos EUA.

 

 

Economia mais forte que a brasileira

Com certeza, você já ouviu falar que eles são uma superpotência e não é para menos, pois desde 1890 os EUA são considerados a primeira maior economia do mundo, bem como a mais influente. Ainda nesse sentido, atualmente o dólar americano é a principal moeda, ou seja, nada confere mais segurança a um país do que esse fato não é mesmo?! 

Exemplo do que estamos falando é que na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), dos 37 países que a compõem, os Estados Unidos estão na 5ª posição entre as nações com maior riqueza por habitante. Na frente deles estão apenas Luxemburgo, Irlanda, Suíça e Noruega.

 

 

Assistência social à saúde

Certamente uma das principais vantagens de viver nos Estados Unidos é que os cuidados relacionados à saúde, apesar de serem caros e burocráticos, estão entre os melhores do mundo. 

Um ótimo exemplo do que o país tem a oferecer são os Programas de Assistência aos Empregados (EAPs), inclusive obrigatórios nos órgãos federais. Com ele, os trabalhadores e seus familiares contam com aconselhamento confidencial sobre problemas gerais relacionados à saúde e que poderiam prejudicar seu rendimento. Bacana, né?

 

Transporte público eficiente

Embora o transporte público nos EUA deixe a desejar em algumas regiões muito específicas, de maneira geral entre as vantagens de viver nos Estados Unidos podemos dizer que ele é prático e pontual, sendo possível ir para praticamente qualquer lugar. Dessa forma, aqueles que não possuem um automóvel também conseguem transitar tranquilamente.

 

 

Bom uso do dinheiro público

Esse é sempre um tema polêmico, mas podemos afirmar que uma das vantagens de viver nos Estados Unidos é saber onde está sendo gasto o dinheiro dos impostos. Se, por exemplo, você viajar será fácil perceber que as estradas são sinalizadas e que os buracos são raros. Somado a isso notará que os espaços públicos são muito limpos e iluminados. 

Outra informação muito importante é a de que as instituições de pesquisa recebem recursos públicos. No caso dos estudos relacionados à ciência, 60% dos recursos para a ciência provém do governo.

 

Tecnologia de qualidade

O investimento em tecnologia e a vontade de estar sempre à frente dos outros países é evidente. Tanto os serviços de internet, quanto de telefonia são eficientes.

Uma pesquisa da Internet World Stats mostrou que, em 2018, 89% da população, ou seja, mais de 290 milhões de americanos, estavam conectados. Enquanto isso, outra pesquisa, agora da agência We Are Social, apontou que o número de pessoas nas mídias sociais (YouTube, Facebook, Instagram e Twitter) nos Estados Unidos era de 230 milhões em 2019.

 

 

Com toda a certeza, agora você já conhece as principais vantagens de viver nos Estados Unidos e pode perceber o porquê o país ocupa o primeiro lugar entre os países de imigração mais populares do mundo. 

Dessa forma, com os mais de 140 tipos de vistos, divididos em várias categorias, certamente você encontrará aquele que mais se adequa às suas necessidades. Se essa for a sua vontade, conte com a maior consultoria de mobilidade global presente nos EUA, Brasil e Europa, para te ajudar a encontrar o seu lugar no mundo! Entre em contato com a nossa equipe de especialistas através do WhatsApp e mude de vida!

 

Com informações de: pt.countryeconomy.com; epocanegocios.globo.com; brasil.elpais.com; economia.uol.com.br; folha.uol.com.br; forbes.com.br; bbc.com

Leia nosso blog