EnglishItalianPortugueseSpanish

share

10 coisas que todo brasileiro pensa ao chegar na Itália

É praticamente impossível encontrar alguém que tinha o sonho de conhecer o país da bota e ao realizá-lo não tenha se apaixonado pelo local. Entretanto, há algumas coisas que todo brasileiro pensa ao chegar na Itália. Quer saber quais são? Vem conferir!

O país da bota é um daqueles lugares únicos no mundo e sua importância é tamanha que o faz um dos países mais visitados de todo o mundo. Mas quais são as coisas que todo brasileiro pensa ao chegar na Itália?

 

Mesmo você acreditando que já ouviu tudo o que podia sobre os hábitos italianos e que está completamente preparado para o que vai encontrar por lá, a verdade é que somente ao chegar em outro país é que percebemos as diferenças entre a expectativa x realidade. 

 

Dessa forma existem algumas coisas que todo brasileiro pensa ao chegar na Itália e que é impossível ignorar durante a sua viagem. Abaixo nós vamos falar um pouco sobre elas!

 

10 coisas que todo brasileiro pensa ao chegar na Itália

 

1- O país é um verdadeiro museu a céu aberto

E não poderia ser diferente no país que já foi cenário de tantos episódios históricos. Nós te garantimos que essa viagem faz inveja a qualquer professor de história. O lar de grandes gênios da arte é também o berço do Renascimento. Além disso, são inúmeros os patrimônios culturais que você encontra por lá: prédios, monumentos, catedrais, fontes, arcos, colunas e muito mais. 

 

 

2- Comer não é mais uma necessidade, mas sim um ritual prazeroso

Talvez essa seja a principal atração do país, a comida! A verdade é que em cada cantinho da Itália, de norte a sul, você encontrará uma especialidade gastronômica: pecorino, pizza, cannoli, prosciutto di parma, bruschetta, azeitonas, grissini, risoto e tantas outras iguarias.

 

Nas refeições italianas podemos citar os acompanhamentos e aperitivos para quem sai apenas para um drink. E outra coisa que você perceberá é que há pão em toda refeição, ele é o queridinho dos italianos. Por lá, em uma refeição completa, há o antipasto, depois o primi piatto (risotto, massa ou sopa), aí então o secondo piatto (carne, ave ou peixe) acompanhado pelos contorni, que são os legumes e vegetais e, por último, a salada.


Aqui aproveitamos para deixar uma dica: por lá eles costumam cobrar o “coperto”, que varia de 2 a 3 euros por pessoa. Então, se não quiser pagar a taxa é recomendado que você se sente no balcão.

 

 

3- Que os lugares fecham na hora do almoço

Nós, brasileiros das grandes capitais, estamos acostumados a encontrar comércios abertos 24h por dia. Entretanto, na Itália muitos locais fecham na hora do almoço. Isso acontece muito em cidades pequenas, porém, não é difícil que você encontre lugares como bancos, lojas, mercadinhos e farmácias fechados das 13 até às 16h. É o chamado “riposo”, um momento de desfrute para o trabalhador que pode aproveitar para almoçar em casa com a família.

 

4- Os banheiros são unissex

Muitos estabelecimentos contam apenas com um banheiro para todos os clientes, independente de gênero.  

 

5- A gesticulação é ainda mais real

A fama dos italianos de falarem com as mãos os precede. Entretanto, quando você chega no país descobre que as conversas são ainda mais calorosas do que imaginava.

Leia também:
5 tradições e costumes italianos que você tem que conhecer

 

Coisas que todo brasileiro pensa ao chegar na Itália, mas que não são bem assim…

 

6- Você conseguirá se comunicar em inglês, então não precisará usar o italiano

Não é bem assim que funciona por lá… Os países europeus costumam ser bem nacionalistas e, por isso, eles preferem que você se adapte a eles, e não eles a você! Portanto, é bem importante que você aprenda algumas palavras básicas em italiano, apenas para que possa se virar melhor.

 

7- Que você vai passar horas e mais horas tomando cafés

Diferentemente do Brasil, os italianos não têm o costume de encontrar um amigo para um cafézinho. Então lembre-se que se quiser fazer um convite, o ideal é chamar para um chá ou um aperitivo (o nosso drink).

 

Antes de mais nada, esqueça tudo aquilo que você viu por aí de pessoas tomando cappuccino o dia inteiro. Na Itália, o cappuccino só é tomado no café da manhã. Portanto, para evitar o “mico” prefira um latte quando estiver fora desse horário.

 

Em segundo lugar, o café espresso – típico italiano preparado em cerca de 25 segundos – é tomado da mesma maneira que o nome, bem rapidinho em apenas um gole!

 

 

8- Por estar na Europa você estará 100% seguro

Nas altas temporadas é preciso sim estar muito atento aos golpes, especialmente nas cidades grandes e turísticas onde há muita muvuca e, portanto, pequenos furtos de mãos leves. 

 

9- Aproveitar a temporada de verão, pois tudo estará aberto 

O verão europeu, que tem seu auge em agosto, é praticamente um estado de espírito, portanto, tudo fica bem movimentado e os italianos ficam relaxados, ou seja, os serviços ficam mais lentos. Ainda nesse sentido, é comum que muitas pessoas aproveitem para ir até o litoral, o que significa cidades desertas e comércios fechados, inclusive hotéis, restaurantes e lojas.

 

 

10- Você sempre jantará uma pizza com os amigos

É claro que na Itália você vai comer muita pizza, entretanto será no almoço e individual! Acontece que por lá, almoçar pizza é superpermitido e uma prática bem popular. Além disso, em certos lugares eles vendem a pizza por fatia e por peso.

 

 

E aí, conta aqui para a gente, qual dessas coisas que todo brasileiro pensa ao chegar na Itália mais te surpreendeu? E, se você já foi para a Itália, comenta aqui embaixo se foi exatamente assim a sua experiência por lá!

 

Com informações de: apureguria.com; viagemeturismo.abril.com.br; viajandoparaitalia.com.br; youtube.com

 

Leia nosso blog