EnglishItalianPortugueseSpanish

share

02/10 – Dia dos avós na Itália- Como é a Festa Dei Nonni

Se você tem uns nonni italianos aqui vai uma dica importante: já anote na sua agenda que no dia 02 de outubro é comemorado o Dia dos Avós na Itália, mais conhecida como “Festa dei Nonni”.

Você sabia que, ao contrário do Brasil, onde a data é comemorada no dia 26 de julho, como homenagem aos avós de Jesus Cristo, pais de Maria, Santa Ana e São Joaquim, o Dia dos Avós na Itália, mais conhecido como Festa dei Nonni é celebrado no dia 02 de outubro, por ser o dia em que a igreja católica comemora os Anjos da Guarda? É isso mesmo! Apesar de que no país houve a preocupação de desconectar o dia da memória dos santos para enfatizar o caráter civil e não apenas religioso da celebração, surgiu assim o Dia dos Avós na Itália nesta data.

 

O Dia dos Avós na Itália é uma tradição tão importante que está inclusive previsto na lei 159 de 31 de julho de 2005, “Dia Nacional dos Avós”, sendo uma festa civil oficial que destaca a importância dessa figura, não apenas para as famílias, mas tão especial para toda a sociedade.

 

Se você estiver no país durante esse período verá uma quantidade imensa de festas dedicadas a eles. Além disso, a lei garante um “Prêmio Nacional do Avô e da Avó da Itália”, onde o chefe de Estado premia, anualmente, dez avós. 

 

Já nos lares, como uma forma de homenagem durante o Dia dos Avós na Itália, é comum que os netos façam frases ou poesia. Além disso, existem duas músicas oficiais dedicadas ao dia: “Tu sarai” e “Ninna Nonna“. Há, ainda nesse sentido, uma flor especial chamada Miosótis (na Itália com o nome de “non ti scordar di me” = não se esqueça de mim). 

 

Fofo, não é mesmo? Abaixo, você confere as duas músicas oficiais dedicadas a Festa Dei Nonni.

 

 

 

 

Flor de miosótis

 

Leia também:
Curta a nossa playlist no Spotify com as melhores músicas italianas

A genealogia de Maria que deu origem ao Dia dos Avós na Itália

 

Como mencionamos acima, a data escolhida para o Dia dos Avós faz referência a Santa Ana e São Joaquim. Em 1584, por decreto do papa Gregório VIII, o casal foi considerado santo pela vida casta e por serem avós de Cristo.

 

Os católicos contam que Ana e seu marido, Joaquim, viviam em Nazaré e não tinham filhos, o que era considerado uma maldição e dava o direito ao marido de ter filhos com outras mulheres. Entretanto, eles rezavam pedindo que Deus lhes enviasse uma criança. 

 

Apesar de já estarem com idade avançada, quando Joaquim foi ao deserto para orar e fazer penitências, um anjo desceu do céu e anunciou que Ana estava grávida de Maria. Por esse motivo, Santa Ana é considerada a padroeira das mulheres grávidas e dos que desejam ter filhos.

 

No século XX, o Papa Paulo VI associou em um único dia, 26 de julho, a celebração dos pais de Maria Santíssima. Antes, a festa era celebrada originalmente em 20 de março, junto a São José. Depois transferiram para 16 de agosto, por causa do triunfo da filha na Assunção, no dia precedente. Foi só em 1879, que o papa Leão 23, com nome de batismo Gioacchino, ou seja, em italiano Joaquim, oficializou a festa em toda a Igreja.

 

 

Como é celebrado o Dia dos Avós ao redor do mundo?

É que, apesar de celebrado no mundo inteiro, as datas para o Dia dos Avós variam bastante. Portugal também celebra 26 de julho. Enquanto isso, nos Estados Unidos eles comemoram no primeiro domingo de setembro. Já a Austrália elegeu o primeiro domingo de novembro. A França resolveu inovar e transformou em dois dias, sendo uma para as vovós (primeiro domingo de março) e outra para os vovôs (primeiro domingo de outubro). No entanto, vários outros países elegeram o mês de outubro, assim como Dia dos Avós na Itália, como, por exemplo, o Canadá no dia 25, o Reino Unido no primeiro domingo do mês e a Estônia no segundo domingo do mês. 

 

 

O fato é que eles merecem, né? Afinal, as gerações mais antigas têm a melhor experiência de vida, guardam muita sabedoria, têm muitas histórias para contar, são uma das principais garantias de afeto, são cúmplices de seus netos, além de uma rede de apoio importante nas famílias. Desejamos a todos um feliz Dia dos Avós na Itália e auguri a tutti i nonni! 

 

Com informações de: bbc.com; brasilnaitalia.net; memoria.ebc.com.br.

Leia nosso blog