EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Deliciosa receita de Focaccia Genovese para deixar o fim de semana mais gostoso

Fim de semana tá aí e que tal fugir daquelas entradinhas tradicionais e inovar com uma deliciosa receita de Focaccia Genovese? Confira a receita que está de babar e bom apetite!

Fim de semana chegando e todo mundo já começa a pensar o que vai aprontar para deixar a vida mais leve, gostosa e divertida. E para quem combinou de preparar um jantar em casa para a família, que tal fugir daquela entradinha tradicional de queijo, salame e azeitonas e inovar com uma deliciosa receita de focaccia, hein?

Huuum, gostou, né? E aproveitando a onda do sucesso atual, os pães de fermentação longa e natural que estão a todo vapor nesta quarentena, uma opção que voltou a chamar a atenção dos amantes da gastronomia e massas é a focaccia. 

Para quem ainda não conhece e ficou curioso, focaccia é um pão rústico de origem italiana, um prato típico dos camponeses, da região de Ligúria, cuja capital é Gênova, preparado com farinha, fermento, água e temperado com azeite e sal. 

Normalmente, o alecrim é utilizado para decorar a massa e conferir um aroma único, mas a focaccia é bem versátil e as combinações de cobertura são infinitas. 

 

Um pouco da história da Focaccia

Segundo relatos históricos, a focaccia foi criada na idade média para ser servida em casa e na igreja, na comemoração de casamentos, acompanhada de um copo de vinho.

Durante os anos, ela foi sendo aprimorada e recriada com novas coberturas, e dependendo da região da Itália este prato é servido de diversas formas, como:

Recco: focaccia feita sem fermento, com queijo fresco e cozido em um forno de madeira.

Territórios do Norte e centro da Itália: conhecida como “Pinza Veneta” é preparada com salame ou bacon, ou com partes do porco que são chamados de “Crescenta”, como em Bologna.

Toscana: chamada de “esmagada”, antes era feita com o que restava da massa de pão. Uma versão bem conhecida é chamada de “Stiaccia”, que leva uvas pretas.  

Marche: conhecida como “Crescia marchigiana”, amassada sem óleo

 

 

Lazio: conhecida como “Tiella”, uma focaccia fechada e circular, recheada com produtos locais da terra ou mar, ou há a famosa “Pizza bianca” romana, muitas vezes consumida com a adição de um bom azeite.

Sul da Itália: em Salento há o “Sceblasti”, uma focaccia preparada com sêmola de trigo duro e coberta com muitos legumes. 

Puglia: focaccias coloridas com ingredientes locais.

Área de Bari: “Focaccia barese”, feita com azeitonas pretas e tomates cereja é o lanche favorito dos moradores.

Huuummm, a gente já fica com água na boca, não é mesmo? Mas então vamos aos ingredientes da receita de focaccia clássica para deixar o seu jantarzinho para lá de especial. 

Leia também:
Dia da pizza: conheça as melhores pizzarias da Itália

Receita de Focaccia Genovese

Ingredientes

1 Kg de farinha de trigo

50 g de banha de porco

20 gramas de sal

20 gramas de açúcar

30 gramas de fermento biológico

150 ml de azeite de oliva

500 ml de água morna (aproximadamente)

 

Cobertura

Alecrim fresco à gosto

Sal grosso

 

Preparo

Misture os secos. Em seguida, junte os demais ingredientes, usando apenas metade do azeite. Sove até ficar uma massa lisa e elástica. Deixe descansar por 30 minutos. Estique a massa com um rolo, besunte bem dos dois lados com o azeite restante, faça furos com a ponta dos dedos e arrume numa assadeira. Pincele água e salpique com sal grosso e alecrim. Deixe descansar por uma hora e asse em forno pré-aquecido a 200°C até ficar levemente dourada.

 

 

Olha só, com uma receita assim superfácil você não vai mais ter desculpa para continuar naquela entradinha básica! Experimente novos sabores, prepare a receita de focaccia e depois conte para a gente como ficou!

Com imagens e informações: vejario.abril.com.br; obagastronomia.com.br.

Leia nosso blog