EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Dicas para montar a árvore genealógica da sua família

Você já tentou montar a árvore genealógica da sua família? Se andou meio desanimado com a tarefa, saiba que ela é o ponto de partida para conhecer a história da sua família, seja para fins genéticos ou até mesmo para conquistar a dupla cidadania, portanto sua construção é muito importante. Vem saber mais e conferir dicas de como você pode montar a sua! 

Você sabe quais foram as pessoas que contribuíram para a construção da sua família? Já tentou pesquisar os dados dos seus ancestrais? Acontece que esses dados são muito mais que uma simples curiosidade, pois com ele você consegue descobrir doenças genéticas, conhecer histórias importantes da imigração e até mesmo solicitar a dupla cidadania para o país de onde seus antepassados vieram. É por isso que no post de hoje, nós vamos te explicar tudo sobre a importância e como montar a árvore genealógica da sua família

O que é árvore genealógica?

A árvore genealógica é uma representação das pessoas que tiveram participação na existência de uma determinada pessoa ou de toda a família. 

Apostamos que você já deve ter feito esse trabalho na escola, uma vez que ela nada mais é do que uma representação gráfica e simbólica daquela linha do tempo onde, normalmente, colocamos primeiramente o nome e o sobrenome do ancestral mais antigo que temos dados e, a partir dele, todos os seus descendentes em ordem cronológica, até chegar ao membro mais novo da família.

Assim sendo, sua função é ser uma espécie de histórico responsável por fazer o levantamento de dados sobre os ancestrais, de forma que fiquem conhecidas as conexões estabelecidas entre todos da família. A maioria das árvores começa com os tataravós, mas também inclui pai, mãe, avô paterno, avô materno, avó paterna, avó materna, tios, tias, primos, primas, irmãos e sobrinhos. 

Sendo assim, uma boa forma para começar a montar a árvore genealógica da sua família é conversar com seus familiares sobre os antepassados mais distantes. Verifique se eles possuem as certidões de nascimento ou óbito dos parentes. A internet também pode trazer um auxílio bem bacana, uma vez que existem diversos sites prontos para te auxiliar. 

Acontece que ideia de montar a árvore genealógica da sua família pode servir para diferentes motivos: saber como foi formada a história dos seus familiares, descobrir se não há uma personalidade famosa que fez parte da sua família, deixar um legado para as próximas gerações, trabalho de escola, descobrir doenças genéticas e até mesmo para pedir dupla cidadania. Então é importante saber para que a pesquisa vai servir. 

Leia também:
Mas, afinal, quem tem direito à cidadania italiana? Confira!
Mas, afinal, o que é e como fazer a árvore genealógica?

Montar a árvore genealógica da sua família é o primeiro passo para o pedido de dupla cidadania

A nacionalidade pode ser adquirida de nascença ou durante a vida. Assim, tem direito ao pedido de dupla cidadania quem tem um cidadão de um determinado país nascido nesse mesmo lugar em sua linhagem como, por exemplo, os bisavós.

Logo, uma das funções mais comuns da árvore genealógica é iniciar o processo de pedido de dupla cidadania. Acontece que com essa pesquisa, você consegue estabelecer a ligação com membros familiares nascidos em outro país. Assim sendo, você estará provando que possui conexões com antepassados. Na sequência, basta conseguir os documentos para dar entrada no processo.

Então se o seu objetivo é montar a árvore genealógica da sua família para tirar a cidadania será preciso levantar algumas informações ainda mais específicas. Mas, será que é complicado fazer essa montagem? O que é preciso para deixá-la completa?

Como montar a árvore genealógica da sua família

Antes de mais nada uma curiosidade: sabia que se você for a pessoa que está construindo a árvore genealógica da própria família será chamado de probandus ou cujus? Isso porque em genealogia é utilizado para designar o sujeito (homem ou mulher) a partir de quem se estabelece uma genealogia (ascendente ou descendente).

Bom, vamos ao que interessa! Para montar a árvore genealógica completa é preciso, primeiramente, descobrir de onde vieram os ancestrais de uma família. Portanto, o mais importante é realizar uma busca sobre a origem dos sobrenomes do pai e da mãe de um indivíduo. 

Lembre-se que é importante fazer a pesquisa e o cadastro de cada membro separadamente, assim você terá a certeza de que as informações são reais. Uma boa ideia pode ser dividir o processo em dois, fazendo antes a linhagem materna e depois a paterna, por exemplo.

Assim sendo, a genealogia é constituída através de documentos escritos, como certidões, contratos, arquivos cívicos e religiosos, correspondência, lápides e recortes de imprensa.

Mas, o que pesquisar? Para montar a árvore genealógica da sua família de forma completa você vai precisar conseguir os seguintes dados:
– Nome completo;
– Data e local de nascimento;
– Certidão de casamento (com informações sobre a data e local);
– Certidão de óbito (com informações sobre a data e local);
– Outras documentações importantes do indivíduo;
– Fotos do indivíduo;
– Informações gerais do indivíduo (profissão, escolaridade, títulos especiais);
– Se conseguir descobrir também é supervalido colocar a história da família no Brasil, a origem do nome e do sobrenome e muito mais.

Alguns sites podem te ajudar a montar a árvore genealógica da sua família

Plataformas especializadas on-line podem te ajudar a poupar tempo nessa tarefa de montar a árvore genealógica da sua família, pois possuem bancos de dados que podem ser preenchidos de acordo com o sobrenome, além disso tentam fazer com não exista erros e alguns até permitem descobrir parentes distantes por genealogias conhecidas. Em outros casos, o serviço pode servir para facilitar a formatação do layout e o compartilhamento com outras pessoas para colaborar à distância. Abaixo, elencamos alguns sites que podem te dar uma mãozinha!

– Ancestry
– FamilySearch
– MyHeritage
– Geneanet
– Arquivo Nacional
– Lucidchart

E agora que você já sabe como montar a árvore genealógica da sua família está pronto para descobrir quais são as suas origens? Conta para gente nos comentários, queremos saber!

Com informações de: raizesportuguesas.pt; mundoeducacao.uol.com.br; techtudo.com.br; raizesportuguesas.pt

Leia nosso blog