EnglishItalianPortugueseSpanish

share

Mas, afinal, o que é e como fazer a árvore genealógica?

Você já ouviu falar em árvore genealógica? Nunca? Ficou curioso e quer saber mais sobre o assunto? Então embarca com a gente e vem saber tudo sobre o que é e como fazer a árvore genealógica e como isso pode te ajudar a descobrir a sua origem e a da sua família. 

Como todo post que produzimos aqui no blog, antes de fazer qualquer conteúdo, normalmente vamos em busca de informações, estudamos sobre o assunto para então começar a produzir o texto. Pois bem, no post de hoje, sobre a árvore genealógica, por muita gente pensar que se trata de um assunto complicado, resolvemos fazer diferente. 

Antes de pesquisar em qualquer site ou livro a definição de árvore genealógica conversamos com quem um dia também não fazia ideia do que isso significava. Isso para – como ela mesmo disse, passar informações de pessoa para pessoa.

O que é a árvore genealógica?

O nosso bate papo para produzir este conteúdo sobre árvore genealógica foi com a Jeniffer Correa Mendes. Ela nos contou um pouquinho sobre como descobriu o significado e a importância da árvore genealógica tanto para quem tem interesse em obter a cidadania italiana quanto para saber a origem de sua família

Segundo Jeniffer, a árvore genealógica é uma forma de organizar a origem e gerações da família

“[…]A partir do momento que eu faço a minha árvore genealógica, eu consigo identificar as informações que eu preciso levantar. Então começo comigo, tenho que levantar os meus dados, nome completo, data de nascimento, onde está o meu documento de nascimento, casamento. Para os meu pais, a mesma coisa, organizar as datas deles, onde casaram, onde foram registrados os nascimentos e assim por diante”, explica ela. 

Para ela, a árvore genealógica é uma forma de colocar no papel a sua linhagem, a de sua família e uma maneira de organizar os dados que você precisa buscar, que precisa registrar.

 

Mas, por onde começar?

Jeniffer conta que há algum tempo começou a pensar na possibilidade de solicitar a sua cidadania italiana. Logo, um dos primeiros passos foi começar a levantar algumas informações com o seu avô e buscar por conta própria registros em cartórios. 

No entanto, acredita que se tivesse iniciado a busca pela árvore genealógica teria informações mais fáceis e precisas.

Mas, afinal, como montar uma árvore genealógica? Bem, hoje, existem diversos aplicativos e sites que oferecem bases de dados para cruzar sobrenomes e descobrir familiares distantes. Algumas dessas plataformas contam com recursos que vão desde o reconhecimento de documentos para extração de dados e digitalização online até o acesso a cópias de arquivos de outros países. 

Além, é claro, de também poder contar com o serviço de mapeamento da árvore genealógica realizado pela nossa consultoria especializada, que ajuda na estruturação dessas informações. 

Exemplo de uma árvore de família em uma plataforma online

Ao utilizar um desses recursos tecnológicos é possível desenhar de uma forma organizada a árvore genealógica e se por acaso um parente distante, mas que seja do mesmo antenato que o seu, já montou a árvore dele com os dados que você precisa, essas informações serão cruzadas.

Jeniffer relembra que começou a montar a sua árvore genealógica brincando, em uma conversa informal com o seu avô, onde perguntou informações sobre o seu bisavô, a cidade onde havia nascido e outros dados.

Neste bate-papo, ela descobriu que seu avô não havia conhecido o avô dele (o italiano, no caso o seu trisavô), que havia falecido antes dele nascer. E a avó do seu avô (a italiana, no caso sua trisavó) faleceu quando ele tinha apenas 8 anos. “[…] E essa informação já foi valiosa para que eu fizesse as contas e soubesse mais ou menos o ano de falecimento do meu trisavô e assim pude entrar em contato com o cartório e solicitar o documento. É possível passar um período em que deseja iniciar a busca para o cartório e assim conseguir as informações”, diz ela

Após conseguir as informações com o seu avô, Jeniffer imputou os dados na sua árvore genealógica, como o nome do seu trisavô, que é o seu antenato que veio da Itália para o Brasil (ela só tinha a certidão de óbito, mas não de casamento que é extremamente importante), e a plataforma mostrou que já havia uma pessoa com o mesmo nome do seu antenado cadastrado e viu que era a mesma pessoa que ela estava procurando. 

A partir do momento que ela aceitou aquele cruzamento, a sua árvore abriu. Ou seja, as informações que ela nem estava procurando, o banco de dados alimentou a árvore genealógica da sua família.

“[…] Porque alguma pessoa já tinha ido atrás dessas informações e já tinha alimentado essa plataforma. Por isso acredito que é extremamente importante iniciar qualquer busca que você for fazer pela árvore genealógica. Porque se alguém já foi atrás desses documentos e imputou na árvore em alguma plataforma, já vai te dando um direcionamento. Inclusive muitas vezes de onde está este documento. Eu sabia que o meu trisavô era o italiano, mas a partir do momento que achei as informações na árvore, descobri as datas, em qual comune estava, até a página do livro em que ele foi registrado na Itália”, explica ela.  

Leia também:
Fique por dentro: quais as vantagens de ser um cidadão europeu?
Cidadania italiana: custo ou um investimento? Descubra!

E o que é preciso para montar uma árvore genealógica?

Informações. Mesmo que a pessoa não tenha as datas corretas, Jennifer explica que o importante é ir em busca dessas informações com as pessoas mais antigas da família

“[…] Para quem ainda tem avós, vá visitá-los, as tias-avós também. Nossa, para pessoas de mais idade acredito que não há prazer maior do que ter alguém interessado e perguntando sobre a vida deles, histórias antigas, eles gostam muito”, opina ela.

como fazer a árvore genealógica avós

A importância da árvore genealógica

Como já falamos no início do post, a importância de fazer a árvore genealógica é de organizar e saber a origem de uma família, além de facilitar as buscas de documentos para quem tem interesse em conseguir a dupla cidadania. 

No caso de Jeniffer, ela conta que iniciou o processo da cidadania italiana com o foco de levantar todos os documentos para identificar o trisavô. No início, dizia que iria atrás porque se um dia tivesse filhos poderia transmitir esse benefício a eles, para morarem e estudarem fora. 

Hoje, a opinião dela já é outra. “[…] Hoje eu falo exatamente o contrário, quero a cidadania italiana para mim mesmo, para ter oportunidade de morar fora, seja em que momento for. Hoje, eu faço questão de ter a cidadania reconhecida e não apenas por benefício, mas porque isso se tornou um desafio para mim e também poder dar esse orgulho para o meu vô, que eu fui atrás da história da família dele, que ele super se orgulha, fala para os amigos que a neta dele descobriu coisas que nem ele mesmo sabia. Então com certeza isso vai trazer muita alegria para ele e eu vou usufruir muito”, conta ela. 

como fazer a árvore genealógica jeniffer

Jeniffer Correa Mendes com sua mãe e seu avô, com quem conversou muito para obter as informações para montar a sua árvore genealógica

 

Curiosidades ao montar a árvore genealógica

Questionada sobre um fato curioso que poderia ter acontecido durante a saga da montagem da árvore genealógica de sua família, Jeniffer relata uma história engraçada que o seu avô contou, de que a família de seu pai (no caso bisavô dela) era da Itália e a família da sua mãe da Áustria. Porém, o sobrenome da sua mãe, Hungria, na verdade não era esse. Ele contou que o sobrenome Hungria surgiu quando seus tataravós chegaram ao Brasil, mas acabaram mudando o sobrenome deles. 

E isso acabou despertando a curiosidade de Jeniffer, que depois de ouvir o que o seu avô contou, colocou na sua árvore genealógica para ramificar também o outro lado da família. Então, ela inseriu o nome da sua bisavó materna e dos pais dela, da família Hungria, e foi a partir desse momento que a árvore genealógica ramificou. 

Mas, o que ela descobriu é que as pessoas que já haviam pesquisado sobre a família Hungria haviam descoberto o sobrenome verdadeiro deles, inclusive a região que eles viviam, o antigo Austro-Húngaro, que hoje é a República Tcheca. Na verdade, o sobrenome verdadeiro deles era Lichnovsky, e ao chegarem aqui no Brasil, como o pessoal da imigração não sabia falar o sobrenome, viu que o casal recém-chegado vinha da região Austro-Húngaro e decidiu colocar o sobrenome Hungria. Pensa que bagunça?

Ela conta que ao imputar o sobrenome verdadeiro da sua trisavó na árvore genealógica teve uma surpresa! “[…] E nisso a árvore ramificou de uma forma que hoje eu tenho até um grupo de WhatsApp da família Lichnovsky, que inclusive tem um livro escrito sobre a imigração das pessoas dessa região para o Brasil e tem o nome do meu trisavô. Ou seja, em uma busca eu encontrei histórias e informações da família do meu avô que ele nem sabia e se eu não fosse atrás, ele nunca saberia”, diz ela. 

A descoberta de Jennifer que rendeu até um grupo de WhatsApp

Muito bacana, hein? Como chegamos à conclusão durante o post, os benefícios de fazer a árvore genealógica não são apenas para quem pretende obter a cidadania e com isso facilitar a busca pelos documentos. 

Podemos dizer que vai muito além disso, é uma reconstrução e o resgate de várias histórias de família que poderiam mesmo ficar esquecidas. E além de tomar conhecimento dessas informações é possível deixar tudo isso registrado para as futuras gerações e nunca mais perder esses dados.

Jeniffer ressalta o valor de construir a árvore genealógica e a importância que isso teve em sua vida e principalmente na da sua família. 

“[…] Eu já cheguei em um momento que claro, tem todos os benefícios de ter a cidadania, o passaporte europeu, eu vou ter um benefício físico, mas eu acho que é muito mais do que isso. Então, hoje eu indico para todas as pessoas e não é somente para buscar informações para cidadania, nada disso. É para buscar informações sobre a sua família, a sua história, poder colocar isso registrado para posteridade. Eu tenho certeza que as pessoas que virão no futuro para a minha família, eles vão saber essas histórias porque eu vou deixar registrado, com certeza, afirma.”

E agora que você já sabe mais sobre o que é a árvore genealógica, pretende fazer a sua também? Conta para a gente nos comentários, queremos saber! 

Ah, e se precisar de ajuda para montar a sua árvore genealógica, pode contar com a nossa ajuda, hein? Temos uma equipe especializada em genealogia e será um prazer auxiliar no resgate da história e origem da sua família.    

Com imagens: ShutterStock

Leia nosso blog