share

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Mas, afinal, como funciona o transporte público na Itália?

Está planejando sua próxima viagem? Então se o seu destino for a Europa leia mais e saiba como utilizar o transporte público na Itália.

Aqui no Blog nós sempre falamos que a Itália é um dos destinos de viagens mais buscadas pelos brasileiros, além, claro, de ser um dos projetos de vida mais buscados para quem sonha em ter dupla cidadania e morar fora.  E na hora que você está planejando a programação, seja da viagem ou de projeto de vida mesmo, algumas dúvidas podem surgir, entre elas como você irá se locomover, como é o funcionamento do transporte público na Itália?

Para te tranquilizar, nós já adiantamos que o transporte público na Itália facilita, e muito, a vida de moradores e turistas. O sistema funciona bem e é mais seguro que o do Brasil. Com ele é possível ir para todos os lugares que desejar, seja de dia ou à noite e se prestar bem atenção não terá problema algum em se locomover.

transporte público na Itália trem

Acontece que a Itália é formada em grande parte por cidades pequenas e, mesmo as maiores, possuem a parte destinada aos turistas – os famosos centros históricos – pequenos também. Ou seja, este é um país feito para quem gosta de fazer caminhadas e procura conhecer suas ruazinhas sem pressa. Porém, mesmo que a sua hospedagem ou casa não seja no centro histórico, você não terá dificuldades em sair dele para conhecer outros bairros.

Quais são os transportes públicos na Itália?

 São várias as opções de transporte público: metrô, trem, ônibus e tram (praticamente um bonde/metrô elétrico que anda na superfície). Confira abaixo as particularidade de cada um.

Trens

Práticos e muito acessíveis, você consegue atravessar a Itália de ponta a ponta e ainda viajar para outros países como Alemanha, Áustria, Eslovênia, França, Hungria e Suíça somente com o auxílio dos trens. Afinal, esse é um dos países pioneiros em transportes ferroviários.

trem

Metrô

Andar de metrô é fácil e barato, isso sem contar que você vai possuir fácil acesso aos pontos turísticos, uma vez que as linhas se cruzam nas estações.

Tram

Possui diversas linhas que passam por todos os bairros e pelos pontos turísticos. Os pontos ou paradas, quase sempre, são bem sinalizados e possuem informativo com as rotas.

 transporte público na Itália tram

Ônibus

Todos eles, durante seu trajeto até os bairros, atravessam o Centro das cidades.

Leia também:
TOP 5: confira as melhores universidades da Itália
Fique por dentro: como tirar o passaporte italiano?

Onde comprar bilhete para utilizar o transporte público na Itália?

Saiba que os tickets de metrô, ônibus e tram quase sempre são os mesmos. Mas, é preciso ficar atento, pois apenas as principais estações possuem bilheteria. Porém, todas elas contam com máquinas de autoatendimento em vários diversos idiomas.

É importante saber que na Itália, os trens, assim como os ônibus e os trams não possuem cobrador. Então para que você possa se deslocar deve comprar os bilhetes nos seguintes pontos:

– Bares
– Tabacarias
– Bancas de jornal
– Máquinas nas estações de metrô
– Máquinas de vendas que ficam na rua

Uma boa adesão: bilhetes integrados

Em quase todas as cidades turísticas há a possibilidade de utilizar as tarifas integradas, ou seja, você poderá pegar o transporte público na Itália a vontade durante um determinado período. Geralmente, elas são válidas por 24, 48, 72 horas e até uma semana.

 transporte público na Itália validacao

Importantíssimo: jamais esqueça de validar o seu bilhete

Nós já comentamos acima, mas você sabia que dentro de cada um dos transportes públicos na Itália não há um cobrador como aqui no Brasil? Pois é!

E é por esse motivo que, como uma forma de controle, eles utilizam fiscais dentro dos veículos. Quando eles encontram passageiros que estão sem o ticket carimbado, eles aplicam uma multa no valor de €50 que deve ser paga na hora. Se você está pensando em se fazer de desavisado saiba que não adianta, pois essa é uma lei do país e são raros os turistas que não possuem esse conhecimento.

Nos ônibus, tram e bondes, por exemplo, há uma máquina dentro dos próprios veículos onde você pode validar o seu bilhete. Já se você estiver no metrô deve validar o ticket quando passar pela catraca, antes do portão de embarque, pois será ali o controlador irá pedir o seu bilhete.
No trem você valida seu bilhete em uma máquina na estação, agora, se a sua compra tiver sido feita pela internet é só imprimir.

Italo

Dica bônus do transporte público na Itália

Os aplicativos funcionam bem

– Há diversos apps que mostram qual o melhor transporte público na Itália para você pegar, além de indicar qual o trajeto que ele percorre e seus horários. Há muitos deles que são inclusive, interligados com os gps dos veículos.

– Já entre os aplicativos para trens o bacana é que muitos mostram, além das rotas e horários, o preço total que você deve gastar com a passagem.

– Para finalizar deixamos aqui uma atenção especial que você precisa ter, caso opte por instalar um desses apps: é supercomum que existam atrasos ou então que os veículos estejam adiantados em 2 ou 3 minutos.

E aí, o que você achou das nossas dicas? Sabemos que nada se compara ao deslocamento com carro, por exemplo, mas se você está apenas de passagem pela Itália saiba que é prático e confortável fazer os trajetos que precisa utilizando o transporte público na Itália.

Ah, e não esquece de contar pra gente, aqui nos comentários, como foi a sua experiência!

 Com imagens: Pinterest; dreamstime

Navegue pelas Categorias

Leia nosso blog