Confira 5 tradições e costumes italianos para te deixar por dentro de tudo e matar a sua curiosidade, espia só!
Para quem já conseguiu a tão sonhada cidadania italiana e planeja ir morar na Itália sabe que o sucesso deste novo projeto de vida depende de vários fatores. Dentre ele está o domínio da língua, ter uma rotina de estudo ou trabalho e também estar por dentro sobre como é a cultura do país, quais as tradições e costumes italianos, além da vida cotidiana.
E como um dos objetivos do nosso blog de cidadania é sempre facilitar a sua vida, no post de hoje nós vamos falar sobre 5 tradições e costumes italianos para te deixar por dentro de tudo e matar a sua curiosidade, espia só!
Confira 5 tradições e costumes italianos
Com certeza a Itália é referência em diversos assuntos, como moda, arte, arquitetura, cinema, música e culinária. Mas espia só quantas tradições e curiosidades este país tem e que o torna ainda mais especial e encantador!
1- Festas religiosas e celebrações
O catolicismo é a religião predominante na Itália, e por isso, o país conta com diversas festas religiosas e celebrações. Algumas das mais importantes são a Festa de San Gennaro, em Nápoles, que acontece duas vezes ao ano para homenagear o santo padroeiro da cidade, e a Festa della Madonna della Salute, em Veneza, celebrada em novembro para agradecer pela cura da cidade da peste.
Sagras e batalhas
As Sagras e batalhas são eventos que comemoram a mudança de estação e a colheita de determinados produtos. Na região da Apúlia, é realizada a Sagra do cogumelo Cardoncello, com vários pratos típicos que levam cogumelos. Já no Piemonte, acontece a famosa batalha de laranjas de Ivrea, e na Toscana, o Palio de Siena, uma corrida de cavalos realizada desde o século XVII.
Procissão das Serpentes
A Procissão das Serpentes é uma tradição que acontece na primeira semana de maio, em Concollo, na região de Abruzzo. Durante a caminhada, a imagem do padroeiro São Domenico é carregada com dezenas de serpentes vivas, que ficam nas mãos dos participantes. É uma tradição que pode causar arrepios em quem assiste.
Fitas nos nascimentos e casamentos
Uma tradição fofa dos italianos é anunciar os nascimentos e casamentos com adornos de fitas. Quando nasce um bebê, o adorno é colocado na porta da casa com o nome da criança. Assim, os vizinhos ficam sabendo e visitam a família para levar presentes e comida. Já nos casamentos, os italianos enfeitam o carro dos noivos e do cortejo com fitas brancas.
Bruxa Befana
A Bruxa Befana é uma tradição que acontece na noite do dia 5 para o dia 6 de janeiro. Na ocasião, a bruxa visita as crianças e deixa caramelos e doces em meiões pendurados em algum lugar da casa para aqueles que se comportaram bem. Já para os que não se comportaram tão bem assim, a bruxa deixa um pedaço de carvão. É uma tradição divertida e lúdica para as crianças italianas.
2 – Italiano x Dialeto nas tradições e costumes italianos
Para quem estuda italiano e acha que vai chegar na Itália entendendo tudo, vamos com calma. A língua oficial do país é o italiano, porém, há diversos dialetos que são falados por cerca de 7% da população. Entre eles estão: Sardenha; Friuliano; Napolitano; Siciliano; Liguriano; Piemontês; Veneziano e o Calábrio. Além disso, outras línguas também são faladas pelos italianos, como albanês, o bávaro, o catalão, o cimbriano, o corso, o croata, o francês, o alemão, o grego, o esloveno e o walser. Ufa! Mas não desanime, saber o italiano já em um ótimo primeiro passo!
Leia também:
5 filmes italianos para assistir na Netflix
[TOP 10] Os melhores doces italianos para você experimentar
3 – Moda com marcas de luxo
Para quem é mais antenado com o mundo da moda sabe que volta e meia é realizado um desfile das grifes italianas famosas. Ou então também é só assistir a um red carpet do Oscar para escutar as atrizes famosas de Hollywood respondendo às perguntas sobre o seu vestido com nomes como Valentino, Armani e Versace. Sim, isso porque essas marcas, assim como outras, como Prada, Gucci, Dolce & Gabbana há décadas ditam várias tendências na moda. A cidade de Milão tem o mercado financeiro bem aquecido em parte pelos negócios provindos do mercado da moda.
4 – Patrimônio cultural nas tradições e costumes italianos
A Itália é um país com uma rica história arquitetônica e de design, sendo o lar de pelo menos 50 patrimônios da humanidade. Entre eles, alguns dos mais famosos incluem a Torre de Pisa, as cidades de Veneza e Verona, o Coliseu em Roma, o centro histórico de Florença, o Duomo de Milão e o sítio arqueológico em Pompeia. Esses locais históricos são uma parte importante da cultura italiana e atraem milhões de visitantes todos os anos.
Além da arquitetura, a ópera é outro elemento cultural significativo na Itália. O país é o lar de alguns dos maiores compositores de ópera de todos os tempos, incluindo Giuseppe Verdi, Giacomo Puccini, Gioacchino Rossini e Antonio Vivaldi. A ópera continua a ser uma forma de arte popular na Itália, com artistas como Luciano Pavarotti, Andrea Bocelli, Laura Pausini e Eros Ramazzotti conquistando o coração de milhares de fãs em todo o mundo.
Além da arquitetura, outro assunto que merece destaque é um estilo musical, a ópera. Destaque para as obras-primas de Giuseppe Verdi, Giacomo Puccini, Gioacchino Rossini e Antonio Vivaldi.
E a ópera continua conquistando milhares de corações com os famosos tenores como Luciano Pavarotti e Andrea Bocelli, além dos mais atuais, como Laura Pausini e Eros Ramazzotti.
5 – Família
Impossível falar sobre a cultura e tradições italianas sem falar sobre um dos grandes valores dos italianos, a família. Quem nunca viu um filme ou cena de uma novela em que uma típica (e grande) família italiana se reunia em torno de uma mesa repleta de comida, em que todos falavam ao mesmo tempo, dando pitacos na vida dos outros e no final sempre alguém discutia, mas depois acabava se abraçando e fazendo as pazes?
Pois é, assim normalmente são as famílias italianas. E quando falamos em família grande, isso não se refere apenas ao fato de ter muitos filhos, não. É porque quando nos referimos à família italiana isso não significa apenas pai, mãe e filhos, como normalmente é no ocidente.
Lá, a família ganha uma extensão bem maior, naquele esquema de tio, tia, primos, cachorro, gato e papagaio. Além disso, as famílias reúnem-se com certa frequência em encontros regados a muita comida e claro, um bom vinho.
Ah, todas essas tradições e curiosidades aguçam ainda mais a vontade de conhecer este país que tem uma cultura tão rica e diversificada, não é mesmo?
E já sabe, se tiver dúvidas ou precisar de algum tipo de orientação com relação à vistos ou cidadania italiana, entre em contato com a nossa central de atendimento através do WhatsApp.
E você, conhece mais alguma curiosidade sobre a cultura e tradições italianas que não pode ficar de fora da nossa lista? Conte para gente nos comentários!
Com imagens e informações: Pinterest; ilpalio.org; brasilescola.uol.com.br almadeviajante.com.