Cansado do tradicional queijos e vinhos? Confira outras formas deliciosas e divertidas de servir vinho e deixe a quarentena ainda + gostosa! Vem ver como!
Fim de semana está aí e a palavra de ordem é: fique em casa! Sim, com o Corona vírus solto por aí, a melhor prevenção é ficar quietinho em casa para evitar a propagação do vírus e o risco de contaminação.
E a gente sabe que depois de algumas semanas de confinamento começa a ficar pesado para todo mundo, afinal, não é fácil perder de uma hora para a outra a liberdade e o direito de ir e vir sem nenhuma preocupação, não é mesmo?
Mas, são nesses momentos mais difíceis que precisamos nos inspirar, ser criativos e transformar as adversidades em lembranças e recordações. E se tem algo que nos reconforta e acalma o coração é uma boa comidinha, não é mesmo? Se for italiana então, nem se fala!
Então, para dar uma mãozinha, que tal algumas dicas de como servir vinho e preparar uma noite regada a bebida dos deuses e algumas comidinhas para lá de italianas para deixar a casa com um aroma maravilhoso e a vida com um gostinho de quero mais, hein?
E vale compartilhar este momento com quem mora junto ou com um vizinho enquanto batem papo nas sacadas, que tal? O importante é encher o coração de alegria, esperança e boas energias. Vamos lá?
Como servir vinho e fazer uma noite especial
Há muitos sommeliers por aí que dizem: “não tem vinho certo ou errado, tem o que é bom pra você”. Se formos entrar no mérito de qual o melhor vinho, ah, esse debate vai longe! Para muitos, o vinho italiano, sempre. Para outros, o francês ou espanhol. Há ainda os que não dispensam um bom argentino ou chileno. Com a infinidade de aromas e sabores de cada marca fica difícil escolher um só.
O mesmo ocorre com a temperatura do vinho para servir, que pode variar e também depende do gosto de cada um. Uma dica pessoal, não importa a temperatura que faz lá fora, é “quebrar” a temperatura ambiente do vinho e para isso basta passar a garrafa na água corrente e deixar por dez minutos, no caso do vinho tinto, no congelador. No caso do vinho branco, rosé ou espumante, deixar até 40 minutos – assim fica no ponto! Mas isso também pode variar de congelador para congelador, certo? Sempre é bom checar.
Leia também:
Confira receita e saiba como fazer nhoque da fortuna
7 principais livros da literatura italiana que você precisa ler
Depois disso, uma bela taça para servir vinho. Se a ideia é provar mais de um tipo no dia, é importante trocar a taça, ou, ao menos, lavá-la. Assim, todos os aromas e sabores se mantêm preservados. Mas, se você for daqueles que ama vinho e toma sempre, vale investir em uma taça para cada tipo.
Abaixo, você confere um infográfico com os diversos tipos de taças e os tipos de vinhos para tomar em cada uma delas.
Ideias de comidinhas para servir vinho à mesa e fugir do tradicional
Bem, depois de algumas dicas básicas sobre os vinhos, vamos às delicinhas para saborear com a bebida dos deuses.
A primeira ideia é preparar uma mesa de bruschettas. Por que é legal? Bruschetta vai maravilhosamente bem com vinho, e ainda traz um ponto divertido, que é cada um montar a sua e experimentar novas combinações. Essa entrada típica italiana tem um sabor super familiar e acolhedor, e o seu nome vem das regiões do Lazio e de Abruzzo, da palavra brusciato que significa tostado ou torrado.
Para montar a mesa de bruschettas é preciso que os ingredientes estejam separados em tigelinhas, e o pão italiano, ingrediente principal, bem fresquinho, cortado em fatias. Se for para poucas pessoas é ainda melhor cortar o pão no momento, assim como a bruschetta, que deve ser montada na hora – desta forma, o pão se mantém crocante.
Ah, é válido ter um cardápio com algumas combinações mais clássicas à mão, no caso de alguém ficar um pouco perdido com a combinação de ingredientes na hora de servir vinho em meio à tantas opções. Bruschetta com tomate picado e manjericão, queijo de cabra cremoso, uva, rúcula, com tomates assados ou secos e mozzarella de búfala sempre fazem sucesso!
Uma outra ideia para servir vinho é acompanhar uma bela tábua de embutidos, no melhor estilo charcuterie. O termo vem da França, usado para designar embutidos mais finos e preparados de forma artesanal: podem ser curados, defumados, e em forma de terrine – ainda não provou? É uma delícia!
E claro, para quem não dispensa o tradicional queijos e vinhos, opções são o que não faltam! Porém, é preciso um pouco mais de cuidado ao escolher o tipo de queijo, já que os sabores podem interferir um no outro. Mas como gosto não se discute, escolha o que mais agrada ao seu paladar!
Ah, vamos combinar, esse post deu água na boca, não é mesmo? Então não fica só a vontade e aproveite as dicas de como servir vinho à mesa e fugir do tradicional para deixar o seu fim de semana mais feliz! Ah, e se tem mais alguma dica imperdível, conta para gente nos comentários, queremos saber!
Com imagens: Pinterest